Kim Petras inventa o Halloween com o disco temático “TURN OF THE LIGHT”

Esqueça todas as músicas de Halloween que você conhece. O álbum temático “TURN OF THE LIGHT”, da Kim Petras, é tudo o que precisa pra começar bem o mês de Outubro.

O disco é uma junção do EP de Dia das Bruxas lançado pela Kim lá no ano passado, o aclamado “Turn Of The Light, Vol. 1”, com mais nove músicas, totalizando 17 faixas. Pode até parecer muita coisa, mas não é: as canções e interludes se complementam e funcionam perfeitamente entre batidas feitas pra te fazer fritar na balada e refrões memoráveis sobre sede de sangue, pesadelos e correr por sua vida. 

Se o destaque do Vol. 1 era a maravilhosa “Close Your Eyes”, Kim trouxe uma nova música a altura dessa: a viciante “There Will Be Blood”, uma pop perfection que nós queríamos ter visto muitas de nossas divas favoritas lançarem esse ano, mas apenas Petras foi capaz de fazer.

Tá mais do que na hora de você dar atenção para a Kim, que vem despontando como um dos nomes do pop mais interessantes do cenário atual, e o “TURN OF THE LIGHT” é a oportunidade perfeita pra isso. Taca stream nessa lenda! 

Arlequina se junta a várias mulheres fodas no trailer de "Aves de Rapina"

Ela tá chegando, galera! Após se destacar em "Esquadrão Suicida", a Arlequina de Margot Robbie irá ganhar um filme para chamar de seu em fevereiro de 2020 e trará um grupo de personagens fodas da quadrinista que também estão em busca de sua emancipação! O trailer desta nova revolução da sétima arte foi divulgado nesta terça-feira (1) e você precisa assisti-lo logo abaixo.


Importante ressaltar que logo nesse primeiro trailer temos a sensação de que o longa-metragem será realmente mais focado na Arlequina que, inclusive, está separada do Coringa - obrigado, senhor, eu sei que tu me sondas. É ela quem deve, aliás, unir o grupo que tem uma relação misteriosa com o Máscara Negra (Ewan McGregor).

Não somente seguindo os quadrinhos, o filme é uma resposta a recepção do público quanto a relação de Arlequina e o Coringa de Jared Leto em "Esquadrão". Nas HQs, a separação vai além, com a personagem se descobrindo bissexual e casando com a vilã Hera Venenosa. Ainda é cedo afirmar que isso pode acontecer nos cinemas, mas não fiquem surpresos caso acontecer um dia.

Além de Margot Robbie e Ewan McGregor, estão no elenco Jurnee Smollett-Bell (Canário Negro), Mary Elizabeth Winstead (Caçadora) e Rosie Perez (Renee Montoya). "Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fabulosa" estreia em 6 de fevereiro.

Crítica: “Predadores Assassinos” tem muitos crocodilos e pouca coerência

Atenção: a crítica contém spoilers.

Existem alguns subgêneros da Sétima Arte que possuem características tão específicas que o molde, com o tempo, fica cansado – comentei sobre na crítica de “Bohemian Rhapsody” (2018) e as cinebiografias. “Predadores Assassinos” (Crawl), uma das maiores apostas do calendário de estreias no terror em 2019, junta três subgêneros: o disaster, o survivor e o natural.

O último, o mote de terror com forças naturais (principalmente animais) se voltando contra os humanos, tem célebres nomes, como o cult “Os Pássaros” (1963), que tem um título autoexplicativo sobre o que declara guerra contra o homem. Mas a consolidação veio com “Tubarão”, clássico de 1975 de Steven Spielberg. O maior já produzido, o filme foi um marco e acabou disseminando vários animaizinhos fofos matando gente ao longo das próximas décadas: "Orca: A Baleia Assassina" (1977), "Piranha" (1978), "Cujo" (1983) e, o mais recente sucesso, "Águas Rasas" (2016), só para citar alguns.

O impacto de “Tubarão” foi tão grande que o número de turistas nas praias norte-americanas caiu depois do filme, que gerou pânico do oceano na plateia. Porém, estamos falando de mais de 40 anos atrás: o mote funcionava efetivamente. Hoje, a história é outra.

No caso de “Predadores Assassinos”, são crocodilos os psicopatas da vez. Com a chegada de um furacão devastador, Haley (Kaya Scodelario) vai até a casa do pai, Dave (Barry Pepper), quando ele desaparece. A menina, uma nadadora, encontra o pai no assoalho embaixo da casa com ferimentos gravíssimos - incluindo fratura exposta -; e o que ocasionou a quase morte do homem foi um enorme crocodilo, que entrou com o nível da água cada vez mais alto devido ao furacão.

Aqui temos o segundo molde do longa: o disaster, quando a obra explana um desastre natural como terremoto, tsunami, queda de meteoro e até o apocalipse. Há uma camada muito fina de discussão dentro de “Predadores Assassinos” que conversa com alguns disasters: o aquecimento global. É tão fina esta camada que mal dá para perceber, mas ela está lá, e é um desperdício não haver uma discussão relevante sobre, afinal, estamos em uma época de larga discussão sobre nosso impacto no meio ambiente e como este reage com alterações climáticas.


A maior parte de “Predadores Assassinos” se passa na parte debaixo da casa, onde os personagens devem rastejar para poder se locomover – um dos reflexos do título do filme, que, em tradução literal, significa “Rastejar”; é claro que o outro reflexo é o próprio andar dos crocodilos. Como o local é bastante limitado, a direção do filme teve um grande desafio na hora de filmar o que estava acontecendo ali – com uma dificuldade adicional com a água subindo gradualmente.

Em muitos momentos, “Predadores” possui eco de “Um Lugar Silencioso” (2018) – que possui sequências que unem esses dois elementos, lugar fechado e água –, o que ilustra a competência desse departamento. Não há nada realmente espetacular ou inédito, mas a fotografia dá conta de imprimir no ecrã o claustrofóbico ambiente, melhorado ainda mais pelo filtro pesado jogado na tela, acentuando o tom de aprisionamento.

Os protagonistas da fita, os crocodilos, são fermentados e enormes. Por serem o atrativo mor da película, esperava efeitos visuais mais verossímeis que não retirassem o impacto toda vez que eles apareciam – há momentos que ultrapassam o limite do aceitável e soam puramente artificiais. E quando os antagonistas não são tão eficientes, o clima vai por ralo abaixo – não dá para gerar apreensão no que é visualmente falso.

Aí retorno a um ponto que levantei no início: “Tubarão” causou frisson e pavor no espectador há décadas atrás, será que ainda estamos tão suscetíveis ao mesmo efeito? É bom lembrar que o medo é, também, subjetivo, e provavelmente muita gente saiu em pânico de “Predadores”, no entanto, não já passamos do tempo em que animais conseguiam ser efetivos propulsores do terror no Cinema?


Lembrava, então, de “Água Rasas”, que tem uma surfista lutando pela vida enquanto um tubarão a persegue. Os elementos são parecidíssimos com os de “Prepadores”: a protagonista está machucada, presa em uma ilhota minúscula e correndo contra o tempo pois a maré está subindo, o que dará acesso ao tubarão enfim a pegá-la. Mesmo não sendo um clássico ou um filme sensacional, “Águas Rasas” é uma sessão muito boa enquanto produto de entretenimento. 

“Predadores” também existe com o intuito puro e simples de entreter, divertir e, sim, ganhar o bastante para se pagar, o que nem de perto é um problema – é uma das funções elementares do Cinema a catarse –, porém, quando comparado com “Águas Rasas”, fica muito, mas muito para trás, porque este funciona como conjunto, ao contrário de “Predadores”.

Assim como Blake Lively está para lá de digna em “Águas”, Scodelario entrega uma atuação muito boa. A garota – descendente de brasileiros – faz todo o filme valer a pena e não deixa a atuação cair em nenhum segundo, mesmo com o roteiro se esforçando para soar patético.

Primeiramente, há diversas sequências em que os personagens poderiam se salvar dos crocodilos. No assoalho, as paredes possuem padrões de tijolos com vários buracos, que facilmente seriam derrubados com um ou dois chutes – e, mesmo possuindo grades do lado de fora, é burrice nem ao menos TENTAR sair por ali. Quando Haley encontra uma portinhola – convenientemente emperrada pelo lado de fora –, segundos depois um policial entra na casa; ela, ao invés de continuar na portinhola, que seria aberta pelo policial e salvando o dia, vai até o outro lado do assoalho. É claro que o policial morre em seguida.


E diversas baboseiras sem sentido são jogadas com o decorrer da duração, desde os crocodilos não gostando do barulho dos canos até a ridícula sequência, já fora da casa, quando Haley tenta pegar um barco. Todo ser vivo que caminhou pela rua alagada foi sumariamente assassinado pelos crocodilos, mas a menina e o pai caminham uma boa parte sem serem importunados pelos monstros – e Haley chega até o barco à nado, inspirada pelo pai e seu discurso motivacional e mais rápida do que três crocodilos. Claro que sim.

Não vamos esquecer que tudo isso acontece com o pai tendo uma perna fraturada e metade do ombro arrancado e Haley com duas enormes mordidas pelo corpo. Os personagens são quase decepados e continuam a fugir como se nada tivesse acontecido. Sei que pode soar um pedido exagerado pedir coerência em um filme com crocodilos gigantes, no entanto, o mínimo que deveria acontecer é nexo no roteiro. Quando tem personagem quase perdendo uma perna e logo depois ganhando a medalha olímpica de natação contra crocodilos, há algo de errado.

Há, para o requisito, um draminha familiar para tentar arrancar uma lágrima e fazer com que nos apeguemos aos personagens, há jump-scares super deslocados – porque óbvio que os crocodilos faziam suspense na hora de estraçalhar alguém –, até um cachorro é colocado no meio (e felizmente termina inteiro). Esse é um filme totalmente dentro de um molde já batido e que não faz nada além da média para ser ou tenso ou divertido. Só preenche uma cartilha e está satisfeito.

“Predadores Assassinos” pode agradar quem espera uma sessão inteiramente moldada para matar o tédio e nada mais – é um filme curto e direto ao ponto, o que é bom. Fora isso, é apenas outra e qualquer obra com bichos devoradores de gente que some com o rolar dos créditos – a atuação de Kaya Scodelario é o único ponto válido de apreço. É ironicamente raso esse filme que esconde seus monstros nas profundezas da água, tão cristalina que parece surgir de uma fonte termal e não pelas mãos de um furacão.

Finalmente: Tom Holland e seu Homem-Aranha estão de volta ao Universo Marvel

Após o sucesso bilionário de "Homem-Aranha: Longe de Casa", a permanência do personagem no Universo Cinematográfico Marvel (MCU) estava garantida, já que, aparentemente, só precisava arrecadar bastante para que a Sony mantivesse o acordo. Só que em agosto, a Disney e a Sony se desentenderam e o acordo foi desfeito. Agora, mais ou menos um mês depois, um novo acordo foi feito, então Tom Holland e seu Homem-Aranha voltam ao MCU.

O anúncio foi feito pela Variety, que trouxe também que Kevin Feige e Amy Pascal seguirão co-produzindo os filmes do amigão da vizinha, além de ter sua participação em outros longa-metragens. Ao site, o Feige ainda deixou claro a possibilidade do personagem transitar entre universos cinematográficos, o que pode tanto contribuir para uma saída futura do personagem do MCU como trazer o Venom para este universo.

"O Homem-Aranha é um ícone poderoso e um herói cuja história atravessa todas as gerações e públicos ao redor do mundo. Ele também é o único herói com o superpoder de cruzar universos cinematográficos, então, enquanto a Sony continua desenvolvendo seu universo do Homem-Aranha, você nunca sabe o que o futuro reserva", revela ao site (via Omelete).

O novo acordo firmado entre os estúdios ainda não divulgado. No anterior, a quadrinista tinha 5% de lucro com a bilheteria e todo o valor de merchandising. Insatisfeita, a Disney tentou um novo acordo em que os lucros ficariam divididos igualmente, mas a Sony não achou justo e pulou fora. Um dos fatores que pode ter levado o estúdio não aceitar o acordo anterior é "Venom", que lucrou mais de US$ 850 milhões.

Com o novo acordo, "Homem-Aranha: De Volta ao Lar (de novo)", ou "Homem-Aranha 3" chegará aos cinemas em 16 de julho de 2021.

🚨 EMERGÊNCIA POP! 🚨 Shakira e Jennifer Lopez vão performar juntas no intervalo do Super Bowl

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Por essa a gente não esperava!

Nas últimas semanas, a internet tem sido tomada por rumores de que Shakira estaria em negociações para fazer o show do intervalo do Super Bowl, assim como Jennifer Lopez. O que ninguém poderia imaginar é que a NFL, a liga de futebol norte-americano, escolheu não apenas uma delas, mas as duas!

É isso mesmo! Shakira e Jennifer performarão juntinhas no palco do evento. Nós não estamos preparados para ver um acontecimento pop desses!

A confirmação veio através do Twitter das duas latinas. Shak postou uma foto de JLO em suas redes sociais e mandou o recado: "estejam prontos". Ao mesmo tempo, nossa "Jenny From The Block" pegou todo mundo de surpresa com uma imagem da colombiana acompanhada dos dizeres "tá acontecendo" e a data 2 de fevereiro de 2020, o dia do SuperBowl. 



Por fim, a NFL compartilhou uma foto das duas juntas para confirmar: o Halftime Show é delas! 



O melhor de tudo é que o Super Bowl de 2020 acontecerá em Miami, uma das cidades mais latinas dos Estados Unidos. Trump, por que você está chorando?

Agora, conta pra gente: quais músicas não podem faltar nessa apresentação especial de Shakira e Jennifer Lopez?

Katy Perry diz que, se as pessoas quiserem muito, ela lançará um novo álbum

Olha só! Katy Perry parece ter ficado um pouco traumatizada com o lançamento de discos depois do não-tão-bem-sucedido-"Witness", de 2017, mas tudo isso pode mudar se seus fãs quiserem muito vê-la lançar um novo material. 

Katy tem se dedicado a lançar diversos singles avulsos quando sente vontade e sem muito compromisso, mas, e recente entrevista para a rádio norte-americana KISS FM, disse que pode considerar lançar seu quinto disco:

Se as pessoas começarem a pedir muito por um álbum, então vamos dar isso a elas. Se as pessoas exigirem, então, ótimo, vamos fazer! 


No Twitter, os fãs compraram a briga e começaram a pedir, ou melhor, exigir por um novo disco da cantora. E aí, será que rola?

Por enquanto, tudo que temos são pequenas amostras do que pode vir a ser o KP5. Katy lançou nesse ano a faixa "Never Really Over" e, mais recentemente, "Small Talk", enquanto se prepara para liberar a aguardada "Harley's In Hawaii", que já está com o clipe gravado.

De volta às farofas! Novo single da Kesha deve soar como "Mr. Saxobeat" e "New Rules"

Estamos a cada dia mais perto do retorno da Kesha. Segundo rumores, a cantora deve lançar o primeiro single de seu novo disco em outubro e o álbum completo ainda esse ano, e parece que alguns fãs já conseguiram escutar um pouquinho da primeira música de trabalho dessa nova era. 

Segundo informações dos sortudos que tiveram acesso à faixa, a canção se chama "Raising Hell" e soa como uma mistura de "New Rules" e "Mr. Saxobeat". A música deve chegar mesmo no próximo mês, já que a artista será headliner do Atlanta Pride no dia 12 de outubro. Solta o saxofone, Kesha!

Ao que tudo indica, o single já teve seu clipe gravado e contará com uma coreografia assinada por Richard Jackson, que trabalhou com a Lady Gaga nos vídeos de "Bad Romance", "Paparazzi" e "Poker Face". Nada mal, hein?

Segundo o The New York Times, o sucessor do "Rainbow" deve chegar em dezembro e contará com co-composições de Tayla Parx, mais conhecida por seus trabalhos com a Ariana Grande, Nate Rues, da banda fun., e Dan Reynols, do Imagine Dragons. Na produção teremos John Hill e Jeff Bhasker. Segundo a Billboard, Kesha chamou também o compositor Justin Tranter e Ryan Lewis, produtor de"Praying", para o projeto.

Treme, treme! Lia Clark e Gloria Groove vão lançar clipe para “Terremoto”

Nessa sexta-feira (30), Lia Clark pegou a gente de surpresa e anunciou em seu Twitter que o clipe de "Terremoto", sua parceria com a também drag Glória Groove e uma das melhores músicas do “É Da Pista”, está pronto. 

Muito pedido pelos fãs das duas, o vídeo de "Terremoto" está rodeado de mistério, mas estamos na espera de mais uma superprodução e, quem sabe, mais uma adição para o Universo Compartilhado do Pop BR, que já tem clipes como “Bumbum no Ar”, com a Wanessa Camargo, e "Coisa Boa", da Gloria.



A colaboração de Lia e Gloria será a quinta música do primeiro álbum de Clark a ganhar um clipe, sucedendo "Tipo de Garota""Q.M.T.", com o Heavy Baile, "Bumbum no Ar" "Taca Raba", com PANKADON.

O clipe ainda não tem data de estreia, mas fique atento, porque terremotos nunca avisam quando vão chegar e te sacudir.

Crítica: “Midsommar” e o hipnótico horror cultural em plena luz do dia

Atenção: a crítica contém spoilers.

Caso você ainda não tenha sido apresentado a Ari Aster, ele é proprietário do melhor filme de terror da década: "Hereditário" (2018). Conseguir um marco em um gênero tão difícil (e logo em sua estreia) fez com que o sucessor, "O Mal Não Espera A Noite" (Midsommar), fosse recebido com imensas expectativas. E isso é tanto benéfico quanto maléfico.

"Midsommar" segue os passos de Dani (Florence Pugh, maravilhosa desde seu estouro em 2016 com "Lady Macbeth"), uma estudante que vê sua vida ruir quando a irmã bipolar se suicida e, ao mesmo tempo, mata os pais. Em absoluto choque, Christian (Jack Reynor), seu namorado, é o único em quem ela pode se apegar no meio dessa tragédia; a questão é que Christian está há muito tempo tentando terminar com Dani, sem saber como cair fora da relação por puro medo e covardia.

Existem diversas similaridades entre "Hereditário" e "Midsommar", assim como várias diferenças, porém, a mais gritante é a que está presente em todo o filme: "Midsommar", com exceção do prólogo, se passa inteiramente na luz do dia, ao contrário de "Hereditário", um filme majoritariamente noturno. Essa quebra não só difere as obras como separa "Midsommar" de quase todos os filmes de terror já feitos.

Dos primórdios do terror na Sétima Arte, ainda com os filmes mudos, até os adventos tecnológicos dos efeitos visuais da modernidade, um elemento é quase intrínseco no gênero: a escuridão. Este é o medo básico do ser humano, o medo do escuro, do desconhecido, daquilo que está nas trevas esperando para atacar, e os nomes, desde clássicos como contemporâneos, a se passarem no escuro – ou, pelo menos, possuírem seus clímaces longe da luz do sol – são abundantes, desde “O Bebê de Rosemary” (1968) e “O Exorcista” (1973) até “Rec” (2007) e “A Bruxa” (2015). "Midsommar" bebe na fonte de "O Homem de Palha" (1973) e "A Montanha Sagrada" (1973) em suas composições, simbolismos e construções imagéticas - e ambos são predominantemente diurnos.

Para tentar fugir do luto que, mesmo meses depois, ainda é uma ferida aberta, Dani aceita o convite (forçado) de Christian para ir até a Suécia com os amigos do rapaz. Lá, eles vão participar de uma celebração de nove dias que acontece a cada 90 anos, em uma comunidade isolada que anualmente celebra a festa da Rainha de Maio, um dos vários ritos daquela cultura.

Ao chegarem no vilarejo, bastante afastado de qualquer contato com o mundo, o clima de toda a fita é instaurado quando temos um sol fortíssimo iluminando todas as dimensões da propriedade. Não há detalhes escondidos, bem ilustrados quando a entrada do local é um gigante sol feito de madeira. Na chegada, somos apresentados aos costumes locais de celebração do solstício de verão, período em que há mais horas de dia do que de noite.


E aqui há o primeiro sinal de que tem algo de errado: com exceção de poucos momentos menos ensolarados, o sol jamais vai embora. Por ser um grupo de universitários, os jovens aproveitam a viagem para curtir e aceitam de bom grado os alucinógenos oferecidos pelos habitantes do vilarejo, o que agrava ainda mais a sensação de deslocamento temporal. Um deles pergunta as horas e, mesmo com o sol a pino, eram 9h da noite segundo os relógios.

Confesso que aqui encontrei o primeiro descontentamento com “Midsommar”: quando ele abraça um molde tão cansado sem, de fato, elevá-lo a algo fora da caixa. O filme é como os milhares já feitos que possuem adolescentes/jovens adultos indo para o meio do nada e, atraídos por sexo e drogas, caem nas presas dos vilões. “Cabana do Inferno” (2002)? “O Albergue” (2005)? Os exemplos estão aí. A coisa vai ainda mais longe com o personagem de Will Poulter, o alívio cômico que atira piadinhas e está mais preocupado em pegar alguma das várias garotas do vilarejo. É um humor deslocado.

Isso pode dar a falsa impressão de que “Midsommar” pende para o lado comercial ou pipoca do terror, o que não é verdade, nem de longe. A película é lentíssima e dedica seus 147 minutos na imersão do espectador na cultura local, o que é uma faca de dois gumes. Aster não queria que seu filme soasse culturalmente gratuito, e fica evidente que houve extensa pesquisa ao redor dos rituais inseridos naquele contexto, porém, ao mesmo tempo, a obra muitas vezes soa como um “Globo Repórter”.

Vemos muito de perto o passo a passo de cada momento das celebrações, e muitas vezes tudo soa chato. Não imediatamente, há muito hipnotismo diante das imagens, todavia, ao passarmos pela sequência, cai um pensamento de “isso não acrescentou muita coisa” ou “isso poderia ter sido sem tantos detalhes”. E olha que estou falando da versão cortada da A24, distribuidora do filme, para os cinemas; a versão original do diretor tem 3h.

Outro grande aspecto diferenciador entre "Hereditário” e “Midsommar” é que o primeiro é um terror, com o objetivo de causar medo. O novo, no entanto, não assusta - ele, um horror, quer te causar incômodo. Há cenas chocantes, claro, no entanto, as construções climáticas não seguem os mesmos caminhos que um filme de terror seguiria – até pelo fato de tudo ser tão expositivo pela questão da luz. Confesso que foi um pouco árduo superar a decepção que senti quando vi que "Midsommar" não tinha aspectos macabros ou assustadores como esperava pelo combro "sucessor de 'Hereditário' + cultos pagãos".


O primeiro momento que escancara o horror é no primeiro ápice dos rituais, quando dois idosos se suicidam ao se atirarem de um penhasco. A fotografia (espetacular) de Pawel Pogorzelski, sob os olhos sádicos de Aster, segue sem medo as quedas e foca nos corpos sendo destroçados com o impacto. Dani e seu grupo, claro, fica horrorizado, principalmente porque toda a comunidade não parece se abalar com a cena. A matriarca explica: aquilo é um costume corriqueiro, já que a comunidade enxerga a morte como uma parte natural do nosso ciclo. “Ao invés de morrermos com medo ou vergonha, nós entregamos nossas vidas. Não faz sentido lutarmos contra o inevitável, isso corrompe o espírito”. A última parte é dita estrategicamente para Dani, um prelúdio do que está por vir.

Aliás, “Midsommar” está soterrado em foreshadowings – há diversos fragmentos do roteiro dados logo no início - e é divertido ficar atento às paredes à procura de pistas. A imagem que abre o filme já mostra os idosos se atirando do penhasco; o galpão que possui as camas é um enorme mural com várias pinturas do que está prestes a acontecer; o quadro na casa de Dani, com uma garota coroada beijando um urso, que reflete o final; e a brincadeira das crianças da vila, chamada “esfola o tolo”, o destino de um dos personagens; além de outros exemplos.

Após o suicídio dos idosos, parece que o horror de “Midsommar” finalmente chegou para ficar, mas ainda temos um longo trajeto a percorrer. O roteiro introduz uma discussão muito boa sobre estudos culturais: Dani quer ir embora após presenciar tão horripilante cena, porém, como diz Christian, aquilo para o vilarejo é normal, e que nossa cultura, que coloca idosos em asilos, deve ser assustador para eles. Há muitos estudos que questionam a validade do ato de não se discutir culturas, mesmo quando estas são problemáticas ou abertamente ruins. Qual o limite de proteção de uma tradição?

Outro fator latente para Dani é que o namorado não parece muito interessado no que está acontecendo ou nos sentimentos da garota. Sempre é outra pessoa a acalmar os nervos da protagonista, enquanto Christian permanece inerte e até egoísta em relação a todos a sua volta. No final do segundo ato, no auge do desaparecimento premeditado dos personagens, Christian joga o corpo fora e diz não ter associação alguma com um dos seus (até então) melhores amigos, para o assombro de Dani, que o vê vomitando aquelas palavras naturalmente.


Outro problema da fita é a maneira como ela expõe o sumiço gradual dos personagens: ela não expõe. Tirando um deles, não vemos na tela o ataque contra os personagens, que desaparecem quase passivamente. O que poderia ser um forte elemento climático, não é construído para embarcar demasiadamente no misterioso, do que fica fora do quadro. É tanto que, quando os corpos começam a aparecer, o impacto não é tão forte como poderia exatamente por não haver a tal construção ao redor dos sequestros.

O último ato, ponto alto da celebração, começa com o concurso para decidir quem será a Rainha de Maio. Depois de muita droga e alucinações, Dani vence, e é coroada em uma enorme comemoração, enquanto Christian é induzido a entrar em um ritual próprio: ele é escolhido pelos anciões a engravidar uma das garotas do local, prática realizada com frequência – por ser uma comunidade pequena, apenas primos podem copular, sendo preferido forasteiros, levados até lá com o intuito de procriação.

A cena em questão é uma cópula bizarra: filmada com uma beleza incongruente, Christian transa com a garota enquanto várias mulheres nuas assistem. É tudo tão constrangedor que chega a ser engraçado, e esse é o tipo de humor retirado de maneira inteligente, ao contrário do pastelão que vinha pontualmente aparecendo. Mesmo entre risos, não dá para não perceber o horror da sequência.

E é claro que Dani vai saber do ocorrido, o que desencadeia no ataque máximo: ela percebe que perdeu absolutamente tudo. Sua família está morta, os colegas desapareceram e seu imprestável namorado finalmente deu um motivo definitivo para acabar a relação. Enquanto surta, várias mulheres da vila a acolhem e, em um ritmo assustador, choram e gritam na mesma frequência de Dani.

Esse momento é fundamental para entendermos os rumos do final do filme: Dani finalmente é emocionalmente compreendida. Ela, agora a Rainha de Maio, é acolhida com imenso prazer pela comunidade, sendo chamada de “irmã” pelas garotas do local, que, quase literalmente, compartilham dos sentimentos daquela que é a realeza. E isso explica as várias cenas com os moradores da vila imitando os sentimentos dos outros – quando o idoso se atira do penhasco e não morre, os habitantes gritam em sincronia com a dor do personagem; durante a cópula, as mulheres ao redor gemem junto com a garota perdendo a virgindade. Eles são um corpo só.


A última etapa da celebração, após a coroação da Rainha de Maio, é o sacrifício para a manutenção da paz do local: nove pessoas devem morrer para expulsar o mal da vila. Oito delas já estavam previamente escolhidas: os amigos de Dani; outros visitantes; dois membros do culto, voluntários para a dádiva do sacrifício; e o último deve ser decidido pela Rainha de Maio. As opções são: um dos moradores do local, escolhido através de um sorteio; e Christian. Não é lá grande surpresa quando Dani escolhe sacrificar Christian.

“Midsommar” é uma gigante alegoria sobre a posse do controle. Dani perde o controle absoluto de sua vida: ela vê sua família inteira morrer de uma só vez e o namorado, aquele que deveria lhe dar suporte emocional, está cada vez mais distante e prestes a cair fora. Ela busca desesperadamente algo que lhe dê a paz que é a sensação de controlar as rédeas da própria vida, e ela encontra na vila. Ela é capaz de decidir entre a vida e a morte de pessoas, o controle absoluto, e ela escolhe matar aquilo que a prendia na vida passada, na escuridão. Até mesmo a transição do filme é uma metáfora perfeita para isso: quando sua família morre, é noite; ela só encontra a luz do dia quando está na vila, e essa luz é infinita.

É claro, o filme não está glorificando tudo isso; há uma forte crítica ao fanatismo religioso. Dani está na ruína absoluta, extremamente suscetível a qualquer coisa que lhe garanta conforto, e aquela religião pagã é a receita exemplar para isso, ainda mais tão regada a alucinógenos que, como bem diz os moradores, ajudam quem toma a desapegar do passado e se abrir às novas sensações. É por isso que, vendo o namorado em chamas, ela sorri. O que antes era vulnerabilidade agora é ocupada pelo poder. Ela finalmente se vê parte de um todo – ilustradas pelas visões que Dani tem do seu próprio corpo fundido com a natureza. Sob o efeito de drogas e fundamentalismo, a redoma sacra que envolve docemente a protagonista em seus braços é tudo o que ela precisava. É bom demais para se revoltar contra os absurdos que estavam diante dos seus olhos.

"Midsommar" não é um fácil filme: sua robusta duração, desconcertantes sequências e inundação de simbolismos tornam a sessão uma trabalhosa digestão para a plateia. Tão diferente, mas ao mesmo tempo tão parecido com "Hereditário" ao usar o luto como pontapé de seu clima, é injusto comparar as duas obras quando seus objetivos (e luzes!) são tão discrepantes - e, convenhamos, superar "Hereditário" seria utópico. "Midsommar" é narcotizante e hipnótico ao reforçar o terror antropológico e cultural, além de mais uma comprovação (dessa vez colorida e vibrante) de que Ari Aster é um mestre no que faz e um dos mais bizarros términos de relacionamento que o Cinema já fez. Teria sido mais fácil terminar por mensagem.

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