Crítica: "Ingrid Vai Para o Oeste" e nossos esforços diários para mantermos a vida perfeita no Instagram

Se você está lendo a esse texto, as chances de você ter chegado até aqui através de uma rede social foram gigantescas - se você for daqueles que acompanha a coluna direto no site, um beijo para você. Sem nos darmos conta, os facebooks e twitters da vida são nossos novos deuses, ditando o que e como consumimos: quantas coisas você gosta porque conheceu através de um deles? O impacto dessa era é enorme e, ao mesmo tempo, quase imperceptível para nós que estamos tão imersos nela.

Se o consumo de cultura e produtos está quase simbiótico com as redes sociais, a ascensão de web-celebridades encontra o mesmo caminho. Blogueiros, influenciadores digitais, youtubers, enfim, as nomenclaturas contemporâneas das novas "profissões" são esses ícones da world wide web, os que antes eram os galãs e mocinhas da novela das oito. Para você ser alguém nesse mundo, você deve estar em pelo menos uma das diversas redes sociais disponíveis do bufê da internet, caso contrário, você não existe. E não existir no império do Mark Zuckerberg é quase inimaginável.


Ingrid (Aubrey Plaza) é uma garota viciada em Instagram - e quando digo "viciada", estou falando no mais puro sentido do termo. Mentalmente instável, ela sai de um hospício quando sua mãe morre, deixando uma poupuda herança. É aí que ela descobre Taylor Sloane (Elizabeth Olsen), uma dessas blogueiras e influencers que vivem de divulgações no Instagram e de postar sua vida glamourosa e ensolarada em Los Angeles - todos conhecemos inúmeros exemplos parecidos, só abrir o explorar da plataforma (isso se você não já seguir vários deles). Ingrid então vai para a costa oeste tentar encontrar uma saída de virar bff de Taylor, já que o contato pelo aplicativo foi apenas o começo.

A protagonista é uma stalker - indivíduo que obsessivamente persegue uma pessoa e invade a esfera de privacidade da vítima, empregando táticas de perseguição e meios diversos. O motivo que a levou para o hospício foi um ataque de ciúmes que ela teve com uma web-celebridade depois de a mesma não convidá-la para seu casamento - e o único contato que as duas tiveram foi uma troca de comentários pelo aplicativo. 


Ingrid então estuda milimetricamente a vida de Taylor, copiando seus cabelos, lendo os mesmos livros, frequentando os mesmos lugares e comendo as mesmas comidas, por mais horríveis que elas sejam. Ela quer, de uma forma bem torcida, ser aquela celebridade, e copiar seus passos a fazem se aproximar mais do alvo desejado antes de possuir um contato físico, que vem com um plano maluco: ela segue Taylor até sua casa e sequestra o cachorro da moça, para no dia seguinte voltar como heroína que resgatou o bichinho. É a oportunidade perfeita para entrar na casa - e na vida - de sua ídola #sucesso.

Enquanto vai rapidamente ganhando a simpatia de Taylor, Ingrid percebe que deve manter o mesmo padrão de vida da nova amiga para poder circular pelo mesmo ciclo social e comprar as banalidades caríssimas que a garota excessivamente chama de "the best". Ingrid cai de cabeça num turbilhão de mentiras, desde sua descolada vida imaginária ao namoro postiço com o dono do quarto alugado por ela, o maior fã do Batman que existe, Dan Pinto (O'Shea Jackson Jr). E com isso, Ingrid vai parar no seu Olimpo: o Instagram de Taylor. O print da publicação termina em um porta-retrato. Pé no chão, cabeça no céu *emoji de irmãs gêmeas*


Essa estrutura é bem batida: a protagonista que finge ter outra vida para se aproximar de alguém e verá tudo ruir eventualmente - no recente "Lady Bird: A Hora de Voar" há a mesma trama -, todavia, como comento no texto de "Lady Bird", o cinema não é apenas um meio de inventar diferentes rodas, e sim de renovar as já criadas. "Ingrid Vai Para o Oeste" deve entregar algo que consiga compensar a obviedade de sua premissa, e isso é feito, em primeiríssimo lugar, pelo seu corpo de atores.

Elizabeth Olsen - irmã das gêmeas Olsen - é a apoteose de todos os traços das blogueirinhas brancas e cools que infestam a blogosfera, e está impecável na pele de Taylor. Há constantemente uma áurea de encantamento ao redor da personagem, como se ela exalasse o perfil das princesas clássicas, só que a versão muóderna - seu príncipe encantado é um pintor hipster e seu reino está na tela do seu iPhone, a um clique de distância. No entanto, é Aubrey Plaza, claro, que não só rouba como realiza um assalto à mão armada na película.


Acostumada a interpretar papéis excêntricos e estranhos, sua Ingrid não foge do molde e é uma bizarrice histriônica que gera gargalhadas e pena concomitantemente. É evidente todas as suas deficiências sociais e mentais, e ela encontrou no Instagram uma válvula de escape que acaba preenchendo todos os seus vazios com pixels e curtidas. E é fácil nos espelharmos na personagem, ao nos pegarmos presos nesse universo de curtidas e corações no meio das fotos. E, mesmo nos fazendo rolar de rir - há momento genuinamente hilários -, o longa vai nos pondo para pensar, numa suave montanha-russa que sai do cômico para entrar em túneis mais complicados e sombrios.

Quanto tempo e esforços não cedemos para as redes sociais, a fim de destacarmos um lado do complexo prisma de nossas vidas? Como só existimos se habitarmos a internet, é lá que os espelhos de nossas vidas são moldados, portanto, a forma como alimentamos esses espelhos são a forma como as pessoas vão moldar quem somos. São selfies, filtros, marcações, screeshoots das nossas músicas favoritas e publicações sobre a série do momento, tudo em nome da construção dos nossos eus.


Mas isso não é algo prejudicial - quando realizado com moderação. O que Ingrid e muita gente acaba esquecendo é que esses espelhos são só um reflexo invertido, e é a realidade que conta. Sabemos disso, porém negligenciamos esse fato óbvio para mantermos diariamente a vida perfeita nos quadradinhos do aplicativo. Nossas vidas valem mais em .jpg numa tela de poucas polegadas do que no formato .carneosso. E piora quando usamos o celular para consertar tudo o que achamos de ruim em nós mesmos, ao invés de lidarmos no plano físico. No Instagram, Ingrid é saudável, bonita, cheia de amigos badaladeiros e com uma vida de fazer inveja, tudo o que é irreal. Mas quem vai querer viver no real quando os algorítimos nos fazem tão populares e amados?

"Ingrid Vai Para o Oeste" fala nada de novo, todavia é um alerta espirituoso e modelado de maneira lúdica sobre os perigos da fixação pelo virtual e o quanto nossas novas e forjadas celebridades são cada vez mais fundadas sobre o número de seguidores do que de fato suas qualidades e talentos. A obra, uma pérola da nossa geração com um final irônico e gritante, supera os modismos passageiros para se tornar um trabalho sólido, incisivo e divertido que até nos faz questionar se não seria melhor desativar o Instagram por alguns dias. #pensativo 🤔💔🚫👋

O 100º problema de Jay-Z: Tidal é acusado de fraudar streamings de Kanye West e Beyoncé

ATUALIZAÇÃO: Por meio de uma publicação na Billboard, a plataforma negou todas as acusações e reforçou já estar cuidando para interromper as difamações da matéria norueguesa.

A plataforma de streaming Tidal voltou a protagonizar polêmicas em torno dos seus números e, após uma investigação do jornal norueguês Dagens Næringsliv, tem sido acusada de fraudar sua quantidade de assinantes pagos e streamings, favorecendo discos como “The Life of Pablo”, do Kanye West, e “Lemonade”, da Beyoncé, lançados com exclusividade no serviço.

As pesquisas da publicação partiram dos mesmos indícios que geraram as primeiras dúvidas sobre os serviços: os números de assinantes e recordes batidos pelo Tidal não fazem sentido. 

Um exemplo foi o disco de Kanye West que, segundo a plataforma de Jay-Z, foi executado mais de 250 milhões de vezes em apenas 10 dias; contagem completamente equivocada se levarmos em consideração a sua dita base de 3 milhões de usuários, que precisariam ouvir ao álbum completo diariamente para atingirem essa meta.

Indo além, o jornal baseou sua nova teoria no recebimento de um disco rígido repleto de informações sobre os streamings da plataforma, com datas, horários e locais que sugerem a manipulação desses dados.



Uma das formas supostamente utilizadas pela empresa de Jay-Z para inflar esses números seria alterando os títulos de outros artistas, creditando suas execuções para outros nomes e álbuns específicos. Esse disco rígido, por exemplo, possuía em um de seus registros a quantidade exata de streamings informada pelo Tidal como alcançados pelo álbum de Kanye West (758,745,952 execuções em fevereiro), coincidindo com a mesma quantidade de faixas no relatório de pagamento dos royalties da companhia.

A plataforma de streaming não tardou em negar a veracidade do disco rígido e, consequentemente, as informações nele presentes, mas a publicação norueguesa não se deu por vencida e procurou por alguns dos usuários que teriam ouvido aos discos de Kanye e Beyoncé por vezes absurdas, de acordo com os registros do Tidal, e todos desmentiram as execuções.

Atualmente, a defesa do Tidal trabalha em esforços para impedir que o site norueguês prossiga com seus estudos, afirmando que eles utilizaram de dados roubados, incompletos e irrelevantes para basearem conclusões antecipadas sobre as supostas fraudes da companhia.

Às vésperas do Billboard Music Awards, a notícia que temos de Lady Gaga é sobre uma linha de maquiagem

Perdemos mais uma artista para o mundo dos cosméticos, gente.

Lady Gaga, que esteve em estúdio nos últimos meses, aparentemente produzindo o sucessor do disco “Joanne”, tá preparando uma novidade para os seus fãs e, infelizmente, não tem nada a ver com música.

Segundo o site The Blast, Gaga e a sua companhia, Ate My Heart Inc., estão lidando com algumas burocracias para registrarem nada menos que a primeira linha de maquiagens da cantora: Haus Beauty.

Ainda sem muitas informações, a Haus Beauty deve funcionar como um braço do time criativo da hitmaker de “Dancin’ In Circles”, a Haus of Gaga, e de acordo com o mesmo site, oferecerá produtos como batons, lápis de olho, sombras e “leites de beleza”, seja lá o que isso for.

Vai ser #1 na Quem Disse Berenice, certeza!

Basta! Chega, Brasil! A treta entre Katy Perry e Taylor Swift finalmente chegou ao fim

Acabou, gente! Já pode parar de fingir e ouvir ao “reputation” e “Witness” sem culpa, porque Taylor Swift e Katy Perry colocaram um ponto final na treta que já se arrastava há anos e, na noite da última terça-feira (08), trocaram afetos publicamente, demonstrando que toda aquela história de “Bad Blood” e “Swish Swish” ficou pra trás.

Quem tomou a iniciativa madura da vez foi a própria Katy, que mandou para Taylor um ramo de oliva, acompanhado de uma carta em que diz: 

“Olha, velha amiga. Andei refletindo sobre nossos problemas de comunicação e mágoas do passado. Gostaria de esclarecer as coisas.”


Em um trecho não divulgado, a carta segue: “Peço profundas desculpas por…”.


Ao divulgar o presente, horas antes de subir ao palco da sua turnê com o disco “reputation”, a hitmaker de “This Is Why We Can’t Have Nice Things” afirmou que isso significou muito pra ela.

Pra quem não lembra, a treta entre as cantoras começou quando Katy Perry contratou de volta alguns dançarinos de sua turnê, que na época estavam em show com a Taylor Swift. A loira achou o convite uma afronta, já que o pessoal estava na equipe dela, e daí em diante elas saíram trocando farpas publicamente e em forma de música. A briga ainda se arrastou com várias participações especiais, estrelando Nicki Minaj, Kanye West, Diplo e John Mayer.

Mas é isso: acabou, basta, chega, Brasil! E já queremos ver as duas juntas no palco, fazendo um mashup de “Bad Blood” com “Swish Swish” e “Look What You Made Me Do” pra selar essa amizade recuperada.

Christina Aguilera e Demi Lovato vão se apresentar juntas no BBMA

Anualmente, a Billboard celebra os artistas mais bem sucedidos em suas listas semanais na premiação Billboard Music Awards, e esse ano, o evento vai acontecer no dia 20 de maio nos Estados Unidos.
A apresentadora da noite será a lindíssima Kelly Clarkson – que também irá se apresentar e, além dela, teremos performances de Ariana Grande, Dua Lipa, John Legend, Shawn Mendes, Camila Cabello e BTS.

E agora, Christina Aguilera e Demi Lovato foram no twitter revelar que também irão performar na premiação e, o melhor de tudo, juntas (!). A música que elas vão cantar será “Fall In Line”, uma das faixas que estará no novo álbum da Xtina, “Liberation”, previsto para ser lançado em 15 de junho.

Se a gente já tá ansioso, imagina a Demi Lovato que sempre disse ser uma super fã da Aguilera? A cantora contou no stories do seu Instagram que ia conhecer Xtina pela primeira vez hoje (08), provavelmente pro ensaio da apresentação, e ainda tuitou dizendo que sonhos se tornam realidade.
Ninguém vai querer perder essa performance, né?

Penélope Nova voltará a dar conselhos sobre sexo em programa no Youtube, “P & Ponto”

Agora o Brasil vai pra frente, gente!

Dona de um dos programas mais marcantes da adolescência de toda uma geração formada pela MTV Brasil, a apresentadora Penélope Nova está pronta para reviver os dias de seu “Ponto Pê” no Youtube, com um programa que estreará com exclusividade pela internet na noite desta terça-feira (08).

Pra quem não se recorda, o “Ponto Pê” era um programa em que Penélope dava conselhos sobre sexo e relacionamentos, atendendo os telespectadores pelo telefone. A atração foi ao ar na MTV entre os anos de 2004 e 2007 e, posteriormente, também influenciou o programa “Podsex”, exibido em 2009, com apresentação de Titi Muller e Kika Martinez.

Pela internet, o novo programa da Penélope se chamará “P & Ponto” (provavelmente não rolou de usar o mesmo nome por questões de direitos autorais) e funcionará da mesma forma que o formato para tevê: a apresentadora estará ao vivo em seu canal do Youtube e os espectadores poderão entrar em contato por telefone, tirando suas dúvidas e pedindo conselhos.

O primeiro programa irá ao ar na noite desta terça-feira (08), às 22h, e o player já está disponível no canal da apresentadora, acompanhado do telefone que será usado neste novo formato: (11) 4950-1010.


É claro que não vamos perder, né? E quem sabe até arriscamos ligar e realizar o sonho de bater um papo com essa linda. Bom te ver de novo, Pê! <3

Nicki Minaj aproveita o Met Gala e anuncia nome e data de lançamento de seu novo disco

Agora é oficial! Nicki Minaj acabou com o mistério e aproveitou sua aparição no Met Gala, nesta segunda-feira (7), para jogar todas as informações sobre seu quarto disco: o "Queen" chega no dia 15 de junho.


Parece que a Nicki quer mesmo provar para todo mundo que ela é a rainha do rap, hein?

Chamado pela própria de o melhor disco de sua carreira, o álbum já estava pronto, tanto que Nicki considerou lançá-lo de surpresa, mas foi convencida a liberar primeiros seus atuais singles, "Barbie Tingz" e "Chun-Li".

Ambas a faixas ganharam clipe recentemente. "Barbie Tingz" traz Nicki em cenários simples, lidando com suas "clones", em referência aos boatos de que gravadoras pagam rappers para criarem rixa com ela.



"Chun-Li", single mais bem sucedido de sua nova era até aqui, tendo alcançado um top 10 na Billboard Hot 100, ganhou uma produção maior e mais imponente, com inspiração clara em animes.  

Carlos Nunez: “Não acredito que exista DJ ruim”

“Não acredito que exista DJ ruim”, conta Carlos Nunez, de 37 anos, numa conversa com o blog. DJ e produtor há mais de vinte anos, o músico atualmente integra a banda do cantor Jaloo e, em seu histórico, possui uma longa trajetória que foi do metal ao funk, passando ainda pelo disco de estreia da Linn da Quebrada, no qual produziu faixas como “Necomancia”.


Em São Paulo, ele pode ser encontrado pelas festas noturnas Augusta afora, e, em horário comercial, também sob o comando do Lab Factory, um projeto de formação de novos DJs.

Eu sempre tive essa vontade de passar adiante minha experiência, de poder fazer a diferença na vida das pessoas musicalmente, e nada melhor do que poder ter a chance de fazer isso da maneira como se deveria: em um ambiente mais real possível”, explica Nunez sobre o curso, que acontece no Lab Club. “Uma das casas mais tradicionais da rua Augusta.

O curso que começou neste ano, já formou a sua primeira turma e, atualmente, segue com a formação de novos profissionais para a noite, com inscrições abertas para as turmas seguintes.

É super gratificante sentir que eles realmente absorveram o que foi ensinado e estão colocando em prática, dia após dia”, ele conta sobre sua primeira turma. “A segunda já começou e estão empolgadíssimos também!

Entre os formandos de Carlos, estão tanto pessoas que já trabalhavam com a noite, mas ainda não eram profissionais, como outros que sempre sonharam com a profissão, mas não tiveram uma oportunidade anterior de torná-la realidade. 

Quando questionado sobre o que definiria um bom DJ, ele explica: “Respeito pela arte, acima de tudo. Não pode se esquecer que todo envolvimento –seja ele em qualquer ramo – com a arte, é uma responsabilidade. Ele representa a inovação diária, trazendo informações e ditando tendências, mas sem se esquecer das origens e da história. Nedu Lopes, que é meu amigo e um dos DJs mais completos que já vi tocar, disse uma frase que sintetiza bem o que penso sobre a profissão: ‘Ser DJ é ter o fascinante poder de conduzir o humor das pessoas usando a música’.”

E quanto aos DJs ruins? Carlos também responde:

“Não acredito que exista DJ ruim. Prefiro dizer que existe DJ profissional, que leva a profissão à sério, e o restante, que considero pessoas que simplesmente não são do ramo.”


Com uma longa carreira também como produtor musical, o brasileiro recentemente viralizou com uma versão funk do novo single de Christina Aguilera, “Accelerate”, e gostaria de vê-la chegando aos ouvidos da própria cantora. “Tomara que chegue nela sim! Seria um sonho!”, comentou no Soundcloud, onde seu remix já conta com mais de 14 mil audições e segue disponível pra download gratuito:



No Brasil, por sua vez, ele quer mesmo é trabalhar com o funkeiro MC WM e a drag queen Gloria Groove.

Eu gostaria de trabalhar com o MC WM, que considero um dos melhores artistas dessa nova geração, e também com a Gloria Groove, que sou fã de carteirinha!”, conta Carlos. “[O pop nacional] Está encontrando seu próprio caminho. Quando passou a reconhecer o quão rica a sonoridade brasileira é e deixou de querer soar como os artistas internacionais, a coisa começou a andar.

Pra saber mais sobre o curso da Lab Factory, acesse a sua página no Facebook. Aproveite pra seguir e conhecer mais sobre o Carlos Nunez na mesma rede social e também no Instagram.

Sente o poder! Tove Lo lançará remix de "bitches" com Charli XCX, Icona Pop, ALMA e Elliphant

A gente nem se recuperou do anuncio de "Girls", a superparceria feminina de Rita Ora, e já estamos surtando com uma outra colaboração cheia de mulheres do pop que vem por aí, dessa vez comandada por Tove Lo.

A faixa em questão é "bitches", uma das músicas do "Blue Lips", álbum lançado no ano passado e que funciona como a segunda parte do "Lady Wood", e o squad chamado para esse remix é composto por Charli XCX, Icona Pop, ALMA e Elliphant, todas cantoras que combinam bastante com a própria Tove.


Tudo começou quando, durante uma série de perguntas e respostas em seu Twitter, Tove Lo foi perguntada sobre quem estaria no remix da canção, e revelou apenas as iniciais das participantes.


Não demorou muito e o enigma das iniciais acabou. É que neste domingo (06), Tove gravou o clipe da música e nem ela, nem as convidadas fizeram nenhum tipo de mistério ao inundar seus Stories no Instagram com muitos vídeos dos bastidores da gravação, com direito a brincadeiras entre todas as amigas e muitos closes com o colar escrito "bitches" que todas estavam usando.

Em seu Instagram, Charli fez uma postagem contando um pouco sobre como gravar clipes é a parte que menos gosta de ser artista, por não ficar tão confortável em frente as câmeras, mas que o vídeo gravado nesta ocasião é um muito especial e que a presença de suas amigas fez tudo ficar mais fácil. 

i’m shooting a music video today with a bunch of very very special people! it’s a secret but I can’t wait for you to see it angels!!!!! I get like suuuuuper insecure in music videos, it’s actually my least favorite thing about being an artist, and I guess that’s why I enjoy being behind the camera way more. I just feel like I’m always doing the wrong thing at the wrong time or looking awkward or moving my arm in a weird way or the cameras always on the bad side of my face (uggghhh) or I just look dumb. But this video today is cute and fun coz it’s with my m8s and we’re all cheering each other on and having fun. So it always makes it better. I can’t wait for u to see it!!!!!! The treatment is so fun and I’m really feeling the pussy power on set today!!!! 💕💕💕💕💕💕💕
Uma publicação compartilhada por CHARLI XCX (@charli_xcx) em

Estou gravando um clipe hoje com um grupo de pessoas muito, muito especiais! É um segredo, mas mal posso esperar para vocês verem! (...) Esse clipe de hoje é fofo e divertido porque é com as minhas amigas e nós estamos todas animando umas as outras e se divertindo. (...) Estou realmente sentindo o poder feminino no set hoje!"

Que squad é esse! Pra completar, Tove mandou avisar que a gente nem vai ter que esperar muito para ouvir essa colaboração, deixando no ar que o lançamento está bem próximo.

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo