Slider

TOP 5: Chegou a vez do Max Martin! Confiram as melhores produções do hitmaker sueco!


Antes de qualquer coisa, gostaria de explicar que devido ao nome abordado no post de hoje, não faremos um TOP 5 e sim um TOP 10. E já vou implorando para que ninguém pule da ponte, se enforque, dê um tiro no brioco ou se corte (Demi <3) porque seu artista ou música favorita não apareceu na lista. É muito difícil agradar todos vocês, e se nem Lady Gaga conseguiu, quem sou eu para tentar? Peço também que vocês comentem quais são os produtores que vocês gostariam de conhecer mais.

Então, hoje vamos selecionar para vocês as melhores produções do hitmaker Max Martin. Vamos àquela breve introdução sobre a vida do rapaz, assim vocês não podem dizer que não sabem pelo o que ele passou. 

Martin Sandberg cresceu nos subúrbios de Estocolmo, na Suécia. Ainda adolescente, participou de várias bandas antes de formar o grupo "It's Alive". Foi então que Max fez a linha rebelde, largou a escola e foi viver seu Teenage Dream, tentando seguir a carreira musical (nessas horas me pergunto quem bancou a ideia, digo, apoio moral e financeiro). Isso não dá certo sempre, viu gente. Então não é porque sua tia jura que você arrasa no karaokê, que você vai largar a escola e sair performando por aí. Faça uma audição para o The Voice Brasil ou Ídolos, por exemplo.

Voltando ao que interessa, a banda de Martin não vingou da maneira como ele esperava. Mas isso foi bom, pois durante todo o processo, o sueco percebeu seu talento para a produção e composição. Em 1993, Martin foi contratado pela Cheiron Studios e se dedicou a aprender o básico durante um tempo. Sua grande chance veio com a produção de "The Bridge", o segundo álbum do grupo Ace of Base.

Foi então que ele começou a estourar no mundo através de uma leva de sucessos do pop. Podemos falar que Max Martin foi um dos colaboradores do estouro do pop da década de 90 e começo dos anos 2000. O produtor foi responsável por hits de artistas como Ace of Base, Backstreet Boys, Britney Spears, 'N Sync e Robyn. Mas a carreira do sueco foi bem além do que qualquer um imaginaria. Ele é um dos nomes mais disputados e respeitados entre aqueles que buscam sucesso nas paradas. Martin é o queridinho de Britney Spears, Kelly Clarkson, Katy Perry e Pink.

Agora, apresentamos à vocês, o nosso TOP 10 com as melhores produções de Max Martin, além das menções honrosas. Afinal, com o repertório do produtor, é difícil elaborar uma lista assim. É pra chorar, dançar, não reclamar e depois comentar. Let's go!

10) Daylight - Maroon 5
Este foi o terceiro single do álbum "Overexposed", da banda Marron 5. A letra se encaixa perfeitamente com a melodia da canção, fazendo com que qualquer ser humano se sinta tocado de uma maneira sensível e pessoal. Adam, vocalista da banda, disse que esta é uma de suas músicas preferidas do álbum, e que a intenção da música é falar sobre as batalhas, inspirações e histórias de vida das pessoas, o que serviu de tema para o clipe de "Daylight". Classificada como um pop-soft rock, a canção alcançou o top 10 da Billboard Hot 100. Vem se apaixona também! Dá um play:


09) Everybody (Backstreet's Back) - Backstreet Boys
Por favor, o que esperam que eu fale dessa canção? É hit épico, fazia todas as loucas do mundo ensaiarem aqueles passinhos e performarem no quintal de casa. Foi a apresentação dos Backstreet Boys ao mundo. Um pop dance contagiante, com um monte de cara boa pinta sensualizando. Foi a fórmula perfeita para o sucesso de "Everybody", sem falar no clipe super cool. Se você é daquela geração bullying que eu sempre cito, por favor, você precisa ouvir essa:


08) I Knew You Were Trouble - Taylor Swift
Taylor Swift resolveu deixar o estilo country de lado e apostou no pop gritante mesclado ao dubstep, som que ganhou espaço no mercado sem fazer o menor esforço. A canção, que possui refrão grudento e um forte apelo comercial, tem uma história curiosa. Durante a produção de "I Knew You Were Trouble", Taylor desenvolveu a melodia da canção em um piano. Foi então que pediu para Martin e Shellback uma finalização "tão caótica como a emoção da música". E deu certo, virou hit e alcançou a vice liderança na principal parada da Billboard.


07) Your Body - Christina Aguilera
Ok, não tenho culpa se os EUA decidiram odiar a mulher. Essa música é SENSACIONAL, e não teve o sucesso que merecia. Mas não vamos ignorá-la aqui no nosso top. "Your Body" tem uma sonoridade singular, sexy e ainda permite que Aguilera abuse da sua maior arma: a voz. Um encontro perfeito entre pop, batidas eletrônicas e um leve R&B faz desta música uma das melhores produções de Max Martin. Vale lembrar que esta foi a primeira parceria entre Aguilera e o produtor, e alcançou o topo da parada dance/club americana. Com um clipe bapho, vem amar Xtina's Body com a gente:


06) Whataya Want from Me - Adam Lambert
Quem não é apaixonado por essa perfeição? O mais impressionante dessa música é o desabafo que ela traz. Desde o refrão impactante até a composição honesta e arrebatadora. É como se cantássemos nosso coração para fora. A música foi escrita pela Pink, Max Martin e Shellback, porém acabou sendo cortada na edição final do "Funhouse", quinto álbum de estúdio da cantora. Mas sem problemas, Adam canta cada verso de "Whataya Want from Me" com tanta paixão que faz com que todos se rendam ao seu talento e à beleza da canção. Confira abaixo:


05) Last Friday Night (T.G.I.F.) - Katy Perry
Sem maiores pretensões, esse é o hino das lindas que aprontam e depois acham que tá tudo beleza. É o "I Gotta Feeling" da carreira da Katy Perry. Um pop fresco e açucarado que gruda na sua cabeça e não sai mais. E tinha gente que esperava loucamente pela sexta-feira, ficava escondida nas redes sociais e, no dia seguinte, postava "Last Friday Night" como legenda de uma foto que tirou naquele churrasco que rolou na casa da tia meses atrás. Mas tudo bem, Max Martin, Dr. Luke e Katy Perry sabem como te deixar pra cima e levantar o seu astral, coisas que só a Xuxa sabia fazer. Vem conferir o motivo pelo qual amamos esse hit ozado:


04) Who Knew - Pink
"Who Knew" é uma música muito pessoal para Pink. Ela compôs pensando em um amigo que teve overdose e morreu - a letra da canção traz a honestidade de um sentimento estranho: em um instante você é tão próximo de uma pessoa e acha que estarão juntos para sempre. E no minuto seguinte, você se dá conta que isso não pode acontecer. Max Martin soube entender o significado disso tudo de uma forma brilhante, e transformou toda essa emoção em uma das melhores produções de sua carreira. "Who Knew" foi o segundo single do álbum "I'm Not Dead" e entrou no top 10 da principal parada da Billboard. Só ouvindo para entender a perfeição dessa música:


03) Teenage Dream - Katy Perry
Essa foi feita para os apaixonados. Com uma composição fofa e madura ao ponto certo, Max Martin (e Dr. Luke) deu um certo toque de nostalgia na mixagem da música. Faz você se lembrar da primeira vez que se apaixonou, como é viver uma aventura e se render à paixão. E até vai além, te deixa com a sensação de amor à primeira vista. É simples, pura e apaixonante, sem nenhum segredo. A canção permaneceu no topo do Hot 100 da Billbord durante duas semanas.


02) Since U Been Gone - Kelly Clarkson
"Since U Been Gone" é considerada por muitos críticos uma das melhores músicas do gênero pop da década passada. E nós entendemos o motivo. A canção é uma mistura de power pop moderno com fortes batidas de pop rock. Quantas loucas por aí já não terminaram o relacionamento e colocaram esse hit no repeat, heim? É delícia demais e nós amamos! A canção fez um enorme sucesso comercial e alcançou a segunda posição no principal chart da Billboard, além de vencer como Best Female Pop Vocal Performance no Grammy de 2006. Ah, e adoramos o clipe:


01) ...Baby One More Time - Britney Spears
E foi fazendo a linha boa moça, que Britney começou o seu samba. "…Baby One More Time" foi a canção que trouxe a cantora aos holofotes do mundo. É, indiscutivelmente, um clássico do pop, que marcou o auge do gênero nas paradas do mundo todo. E foi com essa produção teen pop que Max Martin começou a colecionar seus #1's. Vale lembrar que o produtor trabalhou com Britney durante toda sua carreira, sendo responsável também por hits recentes como "Till the World Ends" e "I Wanna Go".


MENÇÕES HONROSAS:
Galere, tem muita música boa que ficou de fora, mas não foram esquecidas. É difícil selecionar uma lista assim. Então, deixamos aqui algumas pérolas que todos nós amamos! Tem a Pink sendo sensacional e mostrando quem manda em "U + Ur Hand" e a nossa querida Neide desabafando no ritmo de "Overprotected". Já viram a fofura feat amor da Kelly Clarkson em "My Life Would Suck Without You"? E não esquecemos da Kesha, que sambou muito em "C'mon", mesmo não sendo o hit que todos esperavam (e tem "Blow" também!). É pura ozadia:

0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo