Slider

Crítica social, polêmica, rebelião, torta de climão e uma puta produção em ‘Boa Esperança’, clipe novo do Emicida

A gente viu meio mundo caindo de amores pelo Kendrick Lamar e a ousadia e crítica social do seu clipe novo, “Alright”, mas quem também apareceu com um puta trabalho questionador e polêmico, também no meio do hip-hop, só que no Brasil, foi o rapper Emicida. Há muito utilizando sua música para dar destaque à assuntos muitas vezes deixados de lado, tanto pela imprensa quanto pelo público, o rapper é um dos nomes mais interessantes do rap nacional atualmente e, com seu clipe novo, toca na ferida do racismo e desigualdade social, dando belos tapas na cara tanto com sua letra quanto videoclipe.

“Boa Esperança” foi lançado em homenagem à sanfoneira piauiense Dona Gracinha, um dos maiores nomes da resistência e cultura negra no Brasil, e após uma exibição exclusiva no m-v-f- 2015, que aconteceu no começo do mês passado em São Paulo, ganhou também a internet, dando coro a um dos maiores e mais ignorados problemas da nossa sociedade, que segue perpetuando e repetindo discursos falidos, com a ideia de que o racismo aqui é coisa do passado, não existe.

Com direção de Katia Lund e João Wainer, o novo clipe de Emicida é centrado numa casa em que os empregados, em sua maioria negros, são vítimas de discriminação e violência por sua raça e até mesmo sexo, mas cansados dessa injustiça, decidem pagar a agressão com a mesma moeda, começando uma verdadeira rebelião. Todo o vídeo pode ser facilmente captado por um dos versos do rapper, em que ele avisa, “cês diz que nosso pau é grande, espera até ver nosso ódio”. Eita.

A produção está de encher os olhos e se torna mais uma para aquela lista que usamos para justificar nossos pontos de vista quando fãs de artistas nacionais aparecem dizendo que os clipes de fulana X ou Y não podem ser comparados com os americanos porque o padrão de qualidade daqui é inferior. Estamos super equiparados com as produções de lá e, aos interessados, essa qualidade sobrevive por aqui pelo underground mesmo, então a gente faz um esforço pra ajudar a disseminá-la e, desta forma, incentivar cada vez mais artistas brasileiros a investirem o máximo que puderem em seus trabalhos, com a certeza de que terão seus esforços reconhecidos.

Confira o clipe novo do rapper:

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo