Precisamos falar sobre Hyunjun Hur e seu mágico recomeço com “Bagari”

Cantor fazia parte do grupo de k-pop The Boyz e precisou se afastar devido a problemas de saúde.
The Boyz é um daqueles grupos dessa geração nova de k-pop em que é preciso dar toda atenção possível devido ao talento inegável dos integrantes. O grupo estreou em dezembro de 2017 com a faixa-título "Boy" após um programa de variedades criado exclusivamente para apresentar os membros ao público, mas não demorou muito para que o início de um sonho desse tudo errado.

Foi em outubro de 2019 quando os fãs, chamados The B (deobi), receberam a triste notícia de que um dos membros, Hwall, estaria se afastando das atividades em grupo por questões de saúde em uma carta escrita a mão por ele. Quase um ano depois, Hwall ressurge como Hyunjun Hur em sua primeira faixa solo em inglês (!), "Bagari", que recebeu um videoclipe recheado de referências a obra "O Pequeno Príncipe", nessa sexta-feira (14).


Em "Bagari", Hyunjun fala sobre um amor aparentemente não correspondido, mas também canta sobre aceitar seus sentimos e se recuperar, traçando um possível paralelo com o que aconteceu com ele. Em sua carta de despedida do grupo, ele deixou claro que problemas de saúde o impediram de entregar a performance "perfeita" que tanto desejava.

"Eu fui muito feliz em receber amor de tantos fãs a cada performance, e mais que tudo, eu estava ansioso em poder realizar meu sonho (se tornar um artista completo que é amado em todo mundo), então decidi fazer reabilitação após minha cirurgia na perna. Entretanto, se tornou um fardo para mim performar nos palcos em um estado imperfeito devido a diversas questões de saúde. Expressei meu desejo de interromper minhas atividades por um bom tempo com minha família, membros e agência".

Artistas de k-pop trabalham muito além do necessário e com horas escassas de descanso.


A indústria do k-pop é cansativa ao extremo e o público espera apenas a perfeição de seus ídolos. Devido a essa expectativa e graças a glamourização de um esforço desenfreado, os artistas de k-pop trabalham muito além do necessário e com horas escassas de descanso. Então como deve ser para um cantor não poder dar seu melhor quando esperam unicamente isso de você?

São incontáveis os casos de artistas que se apresentaram em condições fora das ideais e muitos outros vão seguir se apresentando com a saúde em péssimo estado como se fosse a coisa mais normal do mundo. A saúde mental desses cantores é outra coisa que precisa urgentemente virar uma pauta dentro da indústria do k-pop, principalmente quando nos últimos dois anos há casos alarmantes de suicídios.

Hyunjun foi diagnosticado com tendinose posterior tibial, sendo necessário passar por uma cirurgia, em março de 2018. Devido a tendinose, o cantor ficou afastado de algumas atividades em grupo para poder se recuperar. No próprio "Come On! The Boyz Summer Vacation RPG", um reality do The Boyz, o cantor ficou de fora de algumas brincadeiras que envolviam esforço físico e também não pode promover algumas músicas do grupo.

O anúncio da saída de Hyunjun do The Boyz aconteceu mais de um ano depos, no finalzinho de outubro de 2019, mas o cantor seguiu com a Cre.ker - empresa responsável pelo grupo - até que seu contrato finalizasse "calmamente", como ele mesmo disse em uma carta aos fãs divulgada também nessa sexta-feira. Na carta, aliás, ele agradece aos membros do The Boyz e afirma que irá sempre apoiá-los.

"Bagari" abre os trabalhos de Hyunjun como artista solo de forma totalmente independente. A canção conta com o selo de Dia Note, empresa/gravadora do próprio cantor que irá gerir os seus próximos passos daqui para frente. Nós acreditamos na magia de recomeços e desejamos apenas amor e sucesso ao cantor.

Atualmente, os The Boyz seguem suas atividades com 11 membros após vencerem o reality show de sobrevivência "Road to Kingdom" e preparam um comeback previsto para acontecer até o final de 2020. Enquanto o retorno não acontece, o grupo está com um projeto de covers intitulado "A to Boyz" e visa mostrar o potencial de cada um dos integrantes.