Slider

Review: o que achamos do "The One", disco de estreia da banda Volk!

Em 2010, apresentamos pra vocês uma banda que havíamos conhecido durante um pequeno festival em São Bernardo do Campo. Neste tempo, tanto a banda apresentada quanto a gente éramos totalmente desconhecidos e se 20 pessoas chegaram a ler a tal dica, foram muitas, mas por sorte tanto a gente quanto eles sobrevivemos por mais alguns anos e cá estamos nós outra vez, com a missão de mostrar pra vocês um novo lançamento dos mesmos. Só para nos situarmos, a banda em questão é a Volk, um trio pop formado por Rafael Sanchez, Bruno Bombarda (aka Xin) e Henrique Barsalobre (aka Mamão).

Desde a primeira vez que falamos deles aqui no blog, muitas coisas aconteceram e entre elas devemos citar um contrato com uma famosa gravadora, indicação à premiações da Multishow e Nickelodeon, parcerias com a Banda Cine e lançamento do seu primeiro videoclipe. Dessas que citei, a maioria aconteceu no ano passado e não podemos negar que 2012 foi um ano agitado para a Volk, talvez tenha sido por isso que eles aproveitaram o fim deste ano pra lançar seu álbum de estreia, "The One", disponibilizado na íntegra para download e audição na internet. 

Com participações da cantora Wanessa e do MC Catra, sob a produção do Mister Jam, o álbum apresenta um pouco mais do que a banda já havia mostrado nos EPs "Sex!" e "The 1/2", buscando ainda se adaptar as novidades do mercado pop e manter vivo aquele espírito que fez da banda o que ela é hoje. Será que conseguiram cumprir com tudo isso e satisfazer nossas expectativas? É um CD válido para o pop nacional? E depois da nossa resenha, será que eles terão um espaço no iPod de vocês? Hum, veremos... Confira abaixo nossa crítica faixa-à-faixa para o "The One", primeiro CD da banda Volk!

1) "Eu Tenho Você Nas Mãos"
Pra abrir o material, a faixa escolhida possui uma das intros mais legais do CD. Nesta, uma voz robótica diz que pode fazer você se apaixonar e ela não mente. Sob batidas em ascenção, a música fala sobre o cara estar com a mulher nas mãos, após ceder demais e se arrepender disso. O instrumental é bem agitado, sem alcançar o nível farofa, e perto do fim temos ainda um break à la Daft Punk. Posso dizer que achei incrível? Porque é.

Melhor trecho: "Esquecer já não faz parte do meu refrão."

2) "All Nite"
Não sei se sabem, mas essa foi utilizada como carro-chefe do CD. A faixa fala sobre dançar a noite toda, sem se importar com o que vem depois e vem acompanhada de um instrumental agitadérrimo, aka farofa. Vi muita gente reclamando sobre a música não ter muito a dizer por ser, basicamente, sobre festejar. Mas vamos lá, Ke$ha, Pitbull, David Guetta, LMFAO e derivados também vivem cantando sobre isso, o problema é em ser cantado em português?

Melhor trecho: "Essa noite você pode se entregar. Viva o sonho e não deixe nada atrapalhar."

3) "Party In This Club (feat. Wanessa)"
Se sua resposta para a pergunta que fiz agora pouco foi "sim", saiba que também tem uma música pra você neste CD! Com participação da cantora Wanessa, "Party In This Club" é uma das farofas mais típicas do gênero no álbum. Carregada de influências do dance europeu, a música reforça o que já vimos em "All Nite" e é a única totalmente em inglês no material. Pra ser sincero, a produção aqui é bem preguiçosa e dá pra viver fácil sem ela, mas é melhor que "Scream and Shout".

Melhor trecho: "This is Volk."

4) "Bem Mais"
Depois de tanto dançar, essa é a hora em que você senta pra respirar e pensar na pessoa amada. Desde a primeira vez que escutei essa música, sempre apreciei tanto sua letra quanto instrumental e isso não é só pelo bom uso do dubstep, como também pelo fato de falar de amor sem aquela coisinha teen que outras bandas nacionais não conseguem largar. Também acho válido citar o "coro" após os três minutos e o bem-sucedido flerte com o R&B. 

Melhor trecho: "O querer já é poder, mas custa acreditar."

5) "Hi, Tech"
Um dos grandes fatores que contribuíram para o sucesso da Volk foi a internet e eles também escreveram uma música sobre ela. Na faixa, qual eu confesso que achei bem chata, eles falam sobre relacionamentos virtuais e a forma com que se pode amar "sem se tocar". O início dela foi uma das coisas que menos curti, tanto pela letra quanto instrumental, mas saibam que melhora após o refrão.

Melhor trecho: "Não há saída. Ninguém te avisou ao entrar? Não há saída. Quem vai te salvar?"


6) "Mais do Mesmo"
Quem acompanha a banda desde 2010, já deve conhecer muito bem essa música, mas caso você seja um dos que estão conhecendo-os só agora, fica porque ela é boa! De volta ao lado dance da coisa, "Mais do Mesmo" é sobre você ~usar~ a outra pessoa, porém, consciente de que isso é apenas um caso passageiro. A faixa é bem agitada e fica entre os sintetizadores do 3OH!3 e as tradicionais palmas do Calvin Harris. É bem "geração do MySpace", o que deverá variar como uma coisa boa ou ruim dependendo do ponto de vista de quem lê.

Melhor trecho: "Se você pensa que eu vou te dar amor, não perca seu tempo! Eu sou quem eu sou."

7) "Hoje Não Tem Perdão (feat. Mr. Catra)"
É-PI-CA! Uma coisa notável no pop da Volk é que, mesmo sendo cantado em português, ele tem muita influência vinda da gringa, mas no CD temos uma inusitada mistura com o funk carioca e não é que funcionou muito bem?! Nos versos que sucedem e antecedem o refrão, a parceria com Mr. Catra brinca entre o funk e os synths, até alcançar um ápice de animação com as palavras "desce e relaxa, mexe que encaixa". Tá safado, escrachado, brasileiro e viciante demais, de uma forma positiva, claro.

Melhor trecho: "É a terra da garoa, mas a chuva é só de mulher."

8) "O Resto É Conversa"
Após toda a safadeza ao lado do Catra, "O Resto É Conversa" traz uma Volk mais apresentável para os pais e redondinha para as rádios. Indo num caminho contrário do resto do CD, vem com um pop mais soft em todos os sentidos e não sei se foi de forma proposital, mas também lembra a vertente mais animada do Jota Quest.

Melhor trecho: "E eu vim pra te lembrar que, depois de mim, o resto é conversa."

9) "Falei de Amor"
De volta as baladinhas, "Falei de Amor" mostra que a Volk não terá muitos problemas quando a missão for deixar as pistas pra cantar sobre coisas românticas. Assim como "Bem Mais", o flerte com o R&B funciona perfeitamente e o ponto alto da faixa é seu refrão, onde Xin traz a rouquidão de seu vocal em contraste com o calmo instrumental.

Melhor trecho: "Vem que só eu sei como te fazer rir, não é só paixão. Amor. O nome disso é amor."

10) "O Som"
Sabe aquelas farofas que o Calvin Harris ajudou a popularizar nas rádios? Então. Reforçando a ideia de carpe diem, "O Som" brinca entre a calmaria e agitação, explodindo de uma forma contagiante em seu refrão. A música fala sobre você deixar pra trás todas as preocupações e apenas viver o agora, sentindo o som.

Melhor trecho: "Pra quê olhar a hora se o que importa é o agora?"

11) "É Só Dizer"
Sendo mais uma que os fãs de longa data conhecem bem, "É Só Dizer" encerra os trabalhos da Volk com o "The One". Sua intro, que lembra vagamente o trabalho da banda Cine, é a parte mais legal da faixa e brinca entre o eletrônico e riffs de guitarra, mas é após esses primeiros segundos que realmente vemos a pegada da música e notamos que ela é apenas mais uma das dançantes deste material. A faixa fecha o álbum com chave de ouro e traz todo um ~valor sentimental~ em cima disso, uma vez que sempre protagoniza os momentos mais agitados dos shows da banda.

Melhor trecho: "Enquanto ele se satisfaz sozinho, eu faço você gritar."


Resumindo: se você está atrás de filosofias pra vida ou letras que te façam refletir sobre a mesma, saiba que neste CD você não vai encontrar. "The One" é um disco para aqueles momentos em que tudo o que você deseja é recarregar as energias e se distrair após todas as preocupações do cotidiano. O trabalho aqui é tão bom quanto qualquer outra coisa que  Ke$ha, Chris Brown, Taio Cruz, David Guetta ou Rihanna tenham levado para as rádios nos últimos meses e a única coisa que o difere desses nomes é o fato de ser um produto nacional e cantado em português. Não estou dizendo que devem amá-los por serem do Brasil, todos artistas tem seus fãs e odiadores, mas se ao menos 10 pessoas escutarem o CD por terem lido essa resenha, já sentirei aquela sensação de dever cumprido. 
Pra escutar o disco na íntegra, clique aqui ou acesse www.volkoficial.com para baixá-lo de graça!
0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo