Slider

#DÊUMPLAY: Conheça a britânica, Adele!











Quem não conhece Adele, ainda, levanta a mão.


Adele Laurie Blue Adkins [nascida a 05/5/88], ou simplesmente ADELE, é uma cantora do Reino Unido que promete mais do que talvez ela consiga imaginar. Como já foi divulgado pela própria Adele, suas músicas em 99% dos casos são feitas acerca de sua frustração amorosa. Um coração machucado. Mas apesar da triste prerrogativa, as músicas de Adele são (per)feitas para serem apreciadas, tanto como um (bom) vinho quanto como uma tarde agradável de café com amigos na varanda de casa. Você curte e escuta. Mas tem que fazer mais que isso: tem que realmente ouvir.




Só por curiosidade, Adele já ganhou 2 Grammys - e 1 Urban Music Award entre outras várias estatuetas de premiações musicais britânicas. Seguindo seus singles, nossa cantora all-from-U.K. começou com Hometown Glory, em 2007. Uma música forte com longos vocais e uma cadência de sílabas um pouco diferenciada - o que é uma marca registrada da cantora. Poucos vocalizes, poucos instrumentos: tudo na base da simplicidade pra potência de tudo ser evidenciada. Pra quem gosta de televisão, a canção fez seu featuring em séries como Skins, Grey's Anatomy e One Tree Hill.








Na sequência, em 2008, Adele começou soltando Chasing Pavements como single pra abrir o ano. Música mais feliz nos vocais, mas mais triste na letra que Hometown Glory, Chasing Pavements dá vontade de cantar em grupo, todo mundo abraçado, tudo lindo, haha... mas só por causa da melodia mesmo. Pra quem gosta de Weezer e tiver bom ouvido, vai notar a enorme semelhança na estrutura musical dos instrumentos de cordas entre Chasing Pavements e Say It Ain't So. Com uma pequena diferença na velocidade da melodia, claro, haha...
Ainda em 2008, Adele lança Cold Shoudler [a música mais up-tempo de seu low-profile álbum de estreia '19'] e Make You Feel My Love - a primeira é produzida por Mark Ronson e bem agitada [para os padrões de Adele no primeiro CD] além de possuir presença marcante da bateria e do baixo de Stuart Zender, ex-baixista do Jamiroquai; a segunda conta com um caráter bem "final de show" misturado com "mamãe me cantava isso pra dormir". É uma música muito íntima e frágil na voz da cantora, pois originalmente pertence a Bob Dylan [aparecendo em seu álbum de 1997, Time Out Of Mind]. Violino e piano muito bem definidos deixando a melodia bem caseira e acolhedora.
Após crescer uns aninhos, Adele se torna mais mulher, mas ainda assim é frágil quando o assunto são seus sentimentos. É é ainda sobre eles que o segundo álbum, '21', é construído. Os nomes dos álbuns, by the way, são referências à idade da cantora na época de lançamento/edição final do disco.


'21' tem seu primeiro single através de Rolling In The Deep, em 2010. Além de ser o primeiro single de Adele a marcar tamanha presença na Billboard, ao chegar ao primeiro lugar no Hot Adult Top 40 Tracks, Rolling In The Deep não precisa nem de 10 segundos pra prender sua atenção. A música mal começa e Adele já te prende com um vocal forte - e logo em seguida os instrumentos só contribuem gradativamente para praticamente te obrigar a gostar da
faixa. Imperdível.




Ainda não divulgados/lançados por aqui, os próximos singles da cantora são Someone Like You e Set Fire To The Rain. A primeira já teve até um cover caseiro pela Amber Riley, aMercedes de Glee (sem "Photoshop" musical nem nada, hehe), e realmente é uma faixa mais tendenciosa aos românticos de plantão: a letra fala sobre aquela pessoa que não conseguiu se contentar com você e acabou sendo aparentemente muito feliz com outra. Ouch... doeu até daqui. A música já se tornou número #1 no Reino Unido e já é bem famosa lá fora. Vocais longos, notas altas e um piano de fundo pra garantir a força da emoção na música.


A segunda é um tanto quanto up-tempo e possui uma batida um pouco diferente do resto do álbum. Pra quem está bem conectado com a veia musical de Adele, estranha um pouco, mas continua sendo uma boa música. Já chegou em número #1 nas rádios da Holanda mas não conquistou muita gente worldwide talking. A letra fala sobre insistir em algo que já acabou, mesmo depois de se descobrir que a pessoa não era bem como pensávamos.




Agora é todo mundo clicando nos links pra curtir os singles, comprando os CDs da cantora e cantando seus corações partidos bem alto, HAHAHA... ah, e não se esqueçam do cafézinho. ;)
0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo