Slider

It Pop elege: as 30 melhores capas da música em 2014!

Desde pequenos aprendemos que não se deve julgar um livro pela capa, mas quando se trata de discos, nós fazemos da maneira incorreta mesmo e, sendo assim, uma boa capa faz toda a diferença. Não foi a toa que Lady Gaga, quando precisava renovar sua imagem com o CD “ARTPOP”, lançou um álbum com a capa mais colorida e convidativa de toda a sua carreira, assim como não foi a toa que, para selecionar as trinta melhores capas do ano, convidamos o querido Ítalo Araújo, que bloga lá no Pizza de Ontem, pra nos mostrar as suas favoritas.

No geral, toda a lista é composta por nomes nem tão conhecidos pelo grande público, mas também rola a presença de Coldplay, Broods, Kimbra, entre outros, mesclando bastante do que você deve escutar com o que você já conhece. Neste caso, julgar pela capa é a única opção. Confira a lista abaixo:


30º Jaloo - Insight
EP lançado em 26/11/2014



Todo inspirado no budismo e cultura tailandesa, tudo isso de uma forma sustentável, o paraense Jaloo, nos trouxe umas das artes de capa mais interessantes desse ano no mercado brasileiro, seu EP de estreia, Insight, é com certeza algo para se prestar atenção.

29º The Wytches - Annabel Dream Reader 
Álbum lançado em 25/08/2014


28º Coldplay - Ghost Stories
Álbum lançado em 16/05/2014


Feita de uma maneira nada convencional, por água-forte, que é uma modalidade de gravura onde se usa uma matriz de metal como tela que depois é impressa no papel umedecido, a capa de "Ghost Stories" é uma verdadeira obra de arte contemporânea, feita pela artista tcheca-britânica multipremiada, Mila Fürstová, o trabalho foi inspirado na arte medieval, mas de uma forma atual, com situações cotidianas dentro de belas asas brancas.

27º Thomas Azier - Hylas
Álbum lançado em 10/03/2014


26º Future Islands - Singles
Álbum lançado em 24/03/2014


25º Mark Barrott - Sketches From An Island
Álbum lançado em 30/05/2014


24º Flying Lotus - You're Dead!
Álbum lançado em 06/10/2014


Conhecido por retratar as mais variadas formas de violência de uma maneira surrealista, grotesca e extrema, Shintaro Kago, artista japonês, conseguiu criar algo que refletisse bem a ideia de “morte poética” que o rapper e produtor Flying Lotus queria com o seu último álbum “You’re Dead”.

23º La Roux - Trouble in Paradise
Álbum lançado em 21/07/2014


Toda feita através de um trabalho de colagem, a capa de “Trouble in Paradise” é um verdadeiro mar de cores, criada por Alexander Brown, diretor de videoclipes e designer, ele conseguiu criar algo que sintetizasse bem a sonoridade do disco, algo tropical, quente e não óbvio para um retorno que demorou cinco anos para se concretizar.

22º SZA - Z
EP lançado em 08/04/2014


21º Glass Animals - Zaba
Álbum lançado em 09/06/2014


20º Babymetal - Babymetal
Álbum lançado em 26/02/2014


Direto do Japão, Babymetal, como o nome já diz, é um grupo de heavy metal formado por três garotinhas com rostos angelicais, talvez um dos grupos mais curiosos do país por motivos óbvios. Na capa de seu álbum de estreia, as garotas são retratadas como três caixões vermelhos com máscaras de Kitsune (raposa do folclore japonês), tudo isso dentro de uma igreja gótica. 

19º Amy Kohn - PlexiLusso
Álbum de 16/09/2014

18º Royal Blood - Royal Blood
Álbum lançado em 22/08/2014


17º Die Antwoord - Donker Mag
Álbum lançado em 03/06/2014


Sempre com as mais bizarras ideias, o grupo sul-africano Die Antwoord é conhecido por sua estética freak de ser, para o seu terceiro disco, “Donker Mag”, isso não poderia estar mais evidente, brincando com simbolismo e magia negra, a capa do projeto traz Yo-Landi Vi$er como uma espécie de criatura maligna, melhor forma de representar o disco não?

16º ...And You Will Know Us by the Trail of Dead - IX
Álbum lançado em 10/11/2014


15º Arco - Xen 
Álbum lançado em 04/11/2014


Perturbador, bizarro e grotesco, essa três palavras definem bem a capa de “Xen”, álbum de estreia do produtor e DJ, Arca, para quem não conhece o venezuelano, ele é um dos produtores responsáveis pelo “Yeezus” do rapper Kanye West, o incrível “LP1” da FKA twigs e mais recentemente tem andado ocupado com o nono álbum de Björk. Jesse Kanda, artista, design e animador responsável pela parte visual de “Xen”, é conhecido por seus personagens desfigurados e distorcidos que mais parecem seres de outro planeta.

14º The Pains Of Being Pure At Heart - Days of Abandon 
Álbum lançado em 13/05/2014


Solidão, abandono e depressão.

13º Paloma Faith - A Perfect Contradiction 
Álbum lançado em 10/03/2014


Sempre com capas belíssimas dignas de se ter em sua sala, seu terceiro álbum, "A Perfect Contradiction", não iria ser diferente. Confrontando as suas varias Palomas interiores, Faith nos mostra que nossos vários lados podem se contradizer as vezes.

12º alt-J - This Is All Yours
Álbum lançado em 22/09/2014


Arte moderna nunca esteve tão presente.

11º Years & Years - Take Shelter
EP lançado em 01/01/2014


Uma mistura de M. C. Escher com livros infantis 3D, isso resume a arte de capa do EP "Take Shelter" do trio Years & Years, simplesmente genial.

10º Brooke Candy - Opulence
Single lançado em 22/04/2014


Na capa de "Opulence", seu primeiro single em uma grande gravadora, Brooke Candy resolveu encarnar a imagem pura da opulência e ganância, com muito ouro, joias e diamantes, Brooke faz jus a frase "I own everything".

9º Rustie - Green Language 
Álbum lançado em 25/08/2014


Simples e delicada, a capa de "Green Language", segundo álbum do produtor escocês Rustie, faz uma alusão a música "A Glimpse", segunda faixa do disco, onde se pode ouvir pássaros e sons de água quase que de uma maneira magica. A figura de dois flamingos "se amando" nesse cenário gelado é mais do que poético.

8º SBTRKT - Wonder Where We Land 
Álbum lançado em 07/10/2014


Vibrante é a palavra, feita com a direção de arte de seu colaborador A Hidden Place, a capa do disco "Wonder Where We Land" do produtor britânico SBTRKT, retrata o final da historia do clipe de "New Dorp. New York", segundo single do álbum. A arte lembra bastante a icônica capa de "Volta" da cantora Björk, seja por suas influencias na cultura africana, seu posicionamento de imagem ou por sua escolha na paleta de cores.

7º Broods - Evergreen
Álbum lançado em 07/10/2014


Assim como sua música, a arte de capa de “Evergreen”, álbum de estreia do duo neozelandês Broods, é minimalista e tocante. Feita através de um trabalho minucioso de colagem usando pedaços de papel em tons diferentes de marrom, duas cabeças de lobos aparecem cobrindo assim os rostos dos irmãos Georgia e Caleb Nott.

6º Kimbra - The Golden Echo
Álbum lançado em 18/08/2014 


Brincando com ideias de tempo e espaço, Kimbra é a versão feminina de Khronos (deus do tempo) na capa de “The Golden Echo”. Espetacular em todos os sentidos, o fotografo Thom Kerr, que também dirigiu o clipe de “Miracle”, conseguiu criar algo visualmente deslumbrante e apaixonante.

5º Fernanda Takai - Na Medida do Impossível 
Álbum lançado em 18/03/2014


Inspirada no trabalho do fotografo japonês Kusakabe Kimbei, a capa de “Na Medida do Impossível”, quarto álbum solo de Fernanda Takai, conta a historia de uma gueixa que sai de casa para enfrentar o mundo e encontrar o seu destino. Fotografada por Bruno Senna, a imagem é uma montagem feita em um cenário artesanal de algodão que mais tarde recebeu a fotografia de Takai, belíssimo trabalho.

4º Criolo - Convoque Seu Buda
Álbum lançado em 04/11/2014


Criada pelo diretor artístico Denis Cisma em parceria com o designer gráfico Lucas Rampazzo, a capa de “Convoque Seu Buda” do rapper paulista Criolo é um verdadeiro exercício aos olhos, um trabalho rico tanto em cores quanto em referencias, sua bagunça visual é como um aviso de que esse é um trabalho intenso e deve-se prestar atenção em cada detalhe para não perder nada.

3º Chet Faker - Built on Glass
Álbum lançado em 15/04/2014


Um dos trabalhos visuais mais belíssimos desse ano com certeza foi a capa de “Built on Glass”, álbum de estreia do músico australiano Chet Faker. Criada pelo duo de artistas Tin & Ed, eles conseguiram captar bem toda a ideia de força e fragilidade/memórias e relacionamentos abordada no disco de uma forma simples e impactante. A capa ainda conseguiu ganhar o premio de Melhor Arte de Álbum no ARIA Awards 2014, nada de menos para esse trabalho incrível.

2º Mombojó - Alexandre 
Álbum lançado em 02/06/2014


Feita pelo genial designer Raul Luna, a capa de “Alexandre”, quinto disco da banda pernambucana Mombojó, reflete bem toda a proposta confusa e experimental do novo trabalho do grupo que já está na estrada há treze anos. Feita quase que inteiramente de figuras anatômicas, a forte imagem cria todo um clima psicodélico, o tom perfeito para o projeto.

1º FKA twigs - LP1
Álbum lançado em 11/07/2014


A beleza curiosa, bizarra e quase que surreal de FKA twigs criada pelo artista visual Jesse Kanda, para a capa de “LP1”, é simplesmente algo que não se esquece com facilidade, nem se você quisesse, sua imagem forte e marcante é como um trailer para o estranho mundo criado pela cantora para o seu disco de estreia. Tanto o álbum quanto a arte de capa foram ovacionadas pela critica especializada, sempre encabeçando as principais listas de melhores do ano, aqui não seria diferente.

Uma experiência tão... artística. Conhecia todos os discos? Ficou curioso por algum? Não deixe de conferi-los assim que puder (e não nos pergunte porque a capa do “The New Classic” não apareceu em nenhuma posição da lista). Antes de finalizar, queremos agradecer ao Ítalo Araújo pela participação e trabalhão que teve em montar essa seleção indie e gótica.

PS.: Sobre alguns nomes na lista:
tumblr_m41aygNfBB1r15uyio2_r4_250.gif (245×165)
disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo