Slider

Especial #NovoLollaBR, It Pop apresenta: o indie-rock do Vampire Weekend e suas influências de 3º mundo


Foi graças a divulgação em blogs que Vampire Weekend ganhou a atenção merecida. Colegas de faculdade, tudo que os meninos queriam era tocar algo diferente, tanto que o gênero musical que eles se descreviam era “Upper West Side Soweto” e a mistura da influência da música popular africana com a música ocidental clássica não poderia ter ficado melhor. A música “Cape Cod Kwassa Kwassa" é o melhor exemplo que podemos dar, ela foi escrita pelo vocalista da banda, Ezra Koenig, durante uma viagem a África.


Em 2006 os meninos produziram o próprio EP, mas foi só a partir de 2007 que as coisas começaram a dar certo. A música “Cape Cod Kwassa Kwassa" ficou na 67ª colocação na lista das 100 Melhores Músicas do Ano da Rolling Stone e em novembro do mesmo ano, eles fizeram uma turnê com a banda The Shins. No ano seguinte, foram declarados “A Melhor Nova Banda do Ano” pela revista Spin e foram a primeira banda a ser capa da revista depois do lançamento do primeiro álbum. O álbum de estreia depois do pouco reconhecimento que já haviam conquistado, foi lançado no dia 29 de janeiro de 2008. Eles fizeram sucesso entre os norte-americanos e britânicos e junto com o álbum, 4 singles foram lançados.


É claro que, junto com o sucesso, vem as críticas. O "problema" na visão crítica, era a banda se apropriar de elementos do terceiro mundo e isso aconteceu devido ao fato de que os meninos da banda citaram "The Clash" como uma influência sendo que sua música e imagem não correspondiam ao punk convencional. Em 11 de Janeiro de 2010, foi lançado o segundo álbum de estúdio, "Contra". Um dos singles do álbum foi colocado na trilha sonora do jogo Pro Evolution Soccer 2011 e eles continuaram a divulgar o trabalho, sem importar com as críticas e sem mudar suas influências.


O terceiro e mais recente álbum do Vampire Weekend foi lançado no dia 14 de maio de 2013 e, com uma pegada bem mais indie, chegou dominando charts de todo o mundo. A capa do álbum chamou muita atenção após seu lançamento, ela se trata de uma foto tirada no ano de 1966 por Neal Boenzi que mostra o dia mais poluido da história de Nova York. O álbum ganhou o Grammy de "Best Alternative Music Album" e foi considerado o melhor álbum do ano por grandes nomes como Rolling Stone e Pitchfork Media, sem falar que é um dos favoritos lançados em 2013 de um dos membros da nossa equipe.


No dia 6 de abril, Ezra Koenig, Rostam Batmanglij,Chris Tomson e Chris Baio irão se apresentar no festival Lollapalooza junto com bandas como Arcade Fire, Soundgarden, Pixies e New Order. Eles vão aproveitar a vinda para o Brasil e se apresentar em outros países da América do Sul, Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia. Mal podemos esperar para assistir os meninos do Vampire Weekend no Lolla Brasil 2014!

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo