Slider

It Pop elege: os 20 melhores videoclipes lançados em 2012!

Na semana passada divulgamos nossa listinha com os piores clipes do ano, onde dividimos nossas escolhas com diversos blogs amigos, mas agora a coisa fica séria pra valer e, faltando pouquíssimo pra nossa última lista (a linda e aguardada com os 30 Melhores Álbuns de 2012), vamos eleger os 20 Melhores Videoclipes do Ano. Antes de qualquer coisa é válido explicar que, para montar a lista, cada um dos nossos oito blogueiros votaram em seus 10 clipes favoritos do ano e, após muita discussão e trocas de carinhos envolvendo mães (brincadeira, gente, somos muito amor), transformamos cerca de 50 videos nos apenas 20 que vocês conhecerão abaixo. Ou seja, o que temos aqui realmente são os melhores clipes lançados esse ano e, pra não ser injusto com ninguém, seguimos também a política de não repetir nenhum artista em trabalhos solos (lê-se: só tem Lana Del Rey uma vez, gente!).

Enfim, sem mais delongas (até porque nunca é tarde para o mundo acabar, risos), se ajeitem em suas respectivas cadeiras, dêem uma ligada para os atuais membros da Haüs of Gaga pra eles já pegarem o bloquinho de notas e se deliciem com os videos abaixo. Confira os 20 Melhores Clipes de 2012 e até o ano que vem! O/

20) Jennifer Lopez - "Goin' In (feat. Flo Rida)"
 

Depois de ter um dos clipes mais bem sucedidos do ano passado, "On The Floor", a atriz e cantora Jennifer Lopez veio com uma coletânea de hits em 2012 e foi dela que extraiu a faixa "Goin' In", com a participação do sempre unido, sempre irmão, sempre Brasil, Flo Rida. Mas até aí sem novidades, certo? Uma tradicional farofa com um rapper farofeiro, BUT, foi com o clipe da música que amamos demais o tal investimento de JLo e isso porque o video traz não só a festança, digna de clipes do gênero, como também uma pegada conceitual, com tintas em slow motion e tudo mais. Lemme' see your hands up!

19) The Throne (Jay-Z & Kanye West) - "No Church In The Wild"
 

Do mesmo diretor de "Born Free" da M.I.A., Romain Gavras, o videoclipe da dupla The Throne (formada por Jay-Z e seu fiel escudeiro, Kanye West) para "No Church In The Wild" não segue um roteiro com uma histórinha pra contar, mas a ideia é clara: vamos quebrar tudo. Em clima de revolução, o video para a faixa extraída do aclamado "Watch The Throne" traz uma fotografia impecável e temos até o tal slow motion outra vez. Tudo em câmera lenta fica bonito, né?

18) Björk - "Mutual Core"
 

Como somos irmãos, como somos unidos conceituais! Promovendo o álbum de remixes "bastards", a islandesa Björk também impressionou neste ano (só pra variar) com o videoclipe de "Mutual Core". Com direção do Andrew Thomas Huang, o clipe da cantora foi lançado numa parceria com o Museu de Arte Contemporânea de LA e explora um pouco mais do que Björk já nos mostrou em seu "Biophillia", rodeando as vertentes da biologia e incluindo nela elementos nada usuais. 

17) Die Antwoord - "Baby's On Fire"
 

Outros que sempre arrasam em seus videoclipes são os sul-africanos do Die Antwoord (todos lirôu monsters choram com "Fatty Boom Boom") e no clipe de "Baby's On Fire" a banda esgota sua veia irônica/bem-humorada, narrando a história de uma família bem tradicional, só que não, onde o irmão morre de cíumes de sua irmã e faz de tudo pra mantê-la longe de um playboyzinho. Se já não bastasse a história legal, a iluminação/cenografia impecável e a atuação de Ninja e Yolanda, ainda temos o plus da risada garantida.

16) Taylor Swift - "We Are Never Ever Getting Back Together"
 

A gente sabe que vocês amaram o clipe da Sulfite para "I Knew You Were A Trouble" e sim, ele realmente é muito bom, mas não poderíamos apenas ignorar o fato do clipe de "We Are Never Ever Getting Back Together" ser incrível e isso sem se assemelhar a nenhum clipe da Lana Del Rey ou Rihanna. Dirigido pelo Declan Whitebloom, o clipe de "We Are Never..." precisou ser gravado apenas 50 vezes e isso por ser um video em plano-sequência (sem cortes). Na história, Patê A4 cansou de ir e voltar com seu boy (porque a fila anda pra ela, Joe Jonas, John Mayer, Jake Gyllenhal, Adam Young e [coloque o nome de um famoso aqui] que o diga!) e dá um fora no ex-atual-futuro-namorado, aproveitando pra curtir com os amigos em vez de se jogar nos chocolates.

15) Scissor Sisters - "Only The Horses"
 

Confirmando a teoria sobre tudo em slow motion ficar legal, quem também mandou super bem com cenas do tipo foi a banda Scissor Sisters, no clipe de "Only The Horses", faixa extraída do álbum "Magic Hour". Sob a direção de Lorenzo Fonda, os integrantes da banda estão presos numa pirâmide enorme (alerta Illuminati -n) e pra serem libertados contam com a ajuda de cavalos que correm em câmera lenta (coisa de gente linda e salva-vidas em filmes). O clipe transborda um quê conceitual e muitas cores.

14) Adam Lambert - "Never Close Our Eyes"

 
Quem também apresentou coisa nova (e boa) esse ano foi o cantor Adam Lambert e no clipe de "Never Close Our Eyes", segundo single do CD "Trespassing", o American Idol vem pronto pra lutar contra o sistema e colocar todo mundo pra dançar sob takes coloridíssimos. Cheio de referências à livros como "1984" e "Admirável Mundo Novo", o clipe de "Never Close Our Eyes" é uma direção de Dori Oskowitz.

13) Rihanna - "Where Have You Been"
 

Tem se tornado cada vez mais dificil acompanhar o ritmo de lançamentos da Rihanna, porém, não nos esquecemos do quão grande foi seu acerto em "Where Have You Been", clipe para o single extraído do álbum "Talk That Talk". Fazendo a selvagem-Illuminati-tribal-à-procura-de-seu-amor, em "Where Have You Been" Rihanna encarna uma personagem diferente de qualquer outra que já tenha nos apresentado e impressiona ao revisitar um velho talento seu: a dança. Já sentíamos falta dela balando esse bumbum de forma ensaiada!

12) Christina Aguilera - "Your Body"
 

Explosões, femme fatalismo, sensualismo e estampa de oncinha, esse é "Your Body", clipe de Christina Aguilera para o lead-single do álbum "Lotus". Impecável do início ao fim, o videoclipe dirigido por Melina Matsoukas traz uma Xtina obsessiva e matadora, porém, substitui o vermelho do sangue por cores fortes e felizes, como um rosa tão rosa que deixaria qualquer Nicki Minaj verde de raiva. Arrasou, X-Tudo!

11) Coldplay - "Princess of China (feat. Rihanna)"
 

Ainda trabalhando com o álbum "Mylo Xyloto", a banda Coldplay foi um dos poucos nomes do ano que tiveram boas experiências com o chroma-key. Em "Princess of China", com participação de Rihanna e direção de Adria Petty, Chris Martin e a cantora de "Diamonds" apresentam uma super química e se encontram num cenário desértico, diante de vários elementos que nos remetem à cultura chinesa. É lindo e digno de passar por nossa lista.

10) Regina Spektor - "All The Rowboats"

 
Abrindo nosso TOP 10, dêem um alô alô Brasil, vocês sabem quem sou eu?! para a cantora Regina Spektor. Em outra direção de Adria Petty, "All The Rowboats" foi o primeiro clipe de Spektor com o CD "What We Saw From The Cheap Seats" e traz a cantora numa corrida inacabável diante de muito slow motion, stop motion e light painting, todos utilizados como barreiras em sua aventura surrealista.

09) Katy Perry - "Wide Awake"

 
Com direção de Tony "Truand" Datis, quem também apareceu com um clipe de primeira esse ano foi a californiana Katy Perry. A cantora, que passou por nossa listinha de melhores de 2011 com "Last Friday Night", transformou seu sonho adolescente em um conto de fadas e em "Wide Awake" nos lembrou que em histórias desse tipo também existem os vilões (alô, Russel!). O clipe conta com várias referências aos outros clipes do "Teenage Dream" e fecha com chave de ouro o interminável trabalho da moça com este material.

08) Madonna - "Girl Gone Wild"
 

A Rainha do Pop, Madonna, também passou pra dar uma atualizada no VEVO este ano e revisitou várias características de "Alejandro" sua videografia em "Girl Gone Wild", clipe para seu segundo single com o álbum "MDNA". Dirigido pela dupla Mert & Marcus, o video de Madonna traz a cantora sendo selvagem ao nível Subindo Pelas Paredes e conta com muuuuita sensualidade, seja da velha ou do grupo Kazaky. É válido lembrar que o clipe que sucedeu "Girl Gone Wild" passou por nossos pEores de 2012.

07) Calvin Harris - "Sweet Nothing (feat. Florence Welch)"
 

Se teve um DJ que chamou a atenção este ano, seu nome é Skrillex? David Guetta? Zedd?! Calvin Harris. O Midas que também esteve por trás de "Where Have You Been" da Rihanna e "Only The Horses" dos Scissor Sisters, não se conteve em apenas trabalhar com nomes do mainstream e em "Sweet Nothing" contou com a participação de ninguém menos que Florence Welch, a diva-mór da atualidade e vocalista da banda The Machine. No clipe, FlôWel é uma ~mulher da vida~ e após arrumar alguns problemas com o marido, não suporta a DR à la Chris Brown e chama o cafetão Calvin Harris pra te salvar. Parceria inusitada, clipe inusitado e no fim um resultado invejável.

06) Foster The People - "Houdini"
 

Uma das maiores tristezas da caveirinha do Mickey em 2011 foi não ter visto "Call It What You Want", da banda Foster The People, entre os melhores clipes do ano passado, mas tratamos de fazer sua felicidade desta vez e por isso temos aqui o fantástico "Houdini". Com direção dos The Daniels, o clipe de Mark Foster e sua trupe para "Houdini" ironiza a forma com que o dinheiro move o mercado pop e mostra o nível de desespero de alguns empresários, após a banda morrer em um acidente e, com a ajuda de muita tecnologia, realizar uma performance à nivel de Backstreet Boys (no tempo em que eles eram novos como o The Wanted). A produção é, sem dúvidas, uma das mais legais desse ano e só perde em alguns quesitos técnicos para os clipes a seguir.

05) M.I.A. - "Bad Girls"
 

"Live fast, die young", já ouvimos isso antes? Sim, Lana Del Rey, nós ouvimos e foi no refrão da M.I.A. com sua "Bad Girls". Aproveitando (ou não), o buzz que conseguiu mostrando o dedo do meio durante sua performance com Madonna no Superbowl (e o prêmio "Pá do Ano" vai para...), a rapper e atual contratada da Roc Nation, M.I.A., lançou um dos melhores videoclipes de 2012 e isso apostando na simplicidade. Em suma, o clipe de "Bad Girls" nada mais é que a rapper brincando de fazer manobras arriscadas cozamigos, mas acreditem, isso dá um show visual e te conquista logo de início, com fotografia, iluminação e cenário digno de fazer outras rappers comerem poeira pink.

04) Ellie Goulding - "Anything Could Happen"
 

Lembrando o que disse no início do post sobre clipes serem extensões áudiovisuais para as músicas, é de se esperar que ótimas músicas ganhem ótimos videoclipes, mas tem artistas que ainda não sabem conciliar isso, problema do qual Ellinda GOLDing não sofre. Sob a direção de Floria Sigismond, o clipe de "Anything Could Happen" narra o antes, durante e depois de um acidente de carro protagonizado por Goulding e seu namorado, porém, conta essa história de maneira ~desmontada~ e incluindo diversos elementos conceituais na história, como espelhos em formato de triângulo ou globos flutuantes. Lindo de se ver, só não deve ser muito bacana vivenciar, é por isso que o It recomenda: se beber, nem pense em pegar num volante e sempre utilize o cinto de segurança.

03) Kylie Minogue - "Timebomb"
 

Com direção do Christian Larson, a australiana Kylie Minogue foi um dos vários retornos de 2012 e, promovendo sua nova coletânea, apresentou para seus fãs a dançante "Timebomb", que rendeu um dos melhores clipes pop do ano. No videoclipe, Minogue tá numa animada correria e, entre takes rápidos e dinâmicos, a cantora nos lembra do porque dela ser tão adorada e bate cabelo, rebola, dança, sensualiza e tudo isso sobre um propositalmente falso (but lindo) 3D. Coração explodindo de tanto amor, pfvr!

02) P!nk - "Try"

 
Chegando pertinho do nosso primeiro lugar, quem também se garante em nossa lista é a cantora P!nk e sua agressiva coreografia em "Try". Sob a direção de Floria Sigismond (a mesma de "Anything Could Happen", nossa quarta posição), o clipe acompanha os conflitos da cantora de "Blow Me" com seu par romântico, porém, no lugar de tapas e beijos temos uma expressiva coreografia e, onde deveriam haver resquícios de toda a confusão, encontramos cores (ao estilo "Your Body", da Xtina). Lembra muito um outro clipe da Shakira, mas qual o mal nisso? O que é bonito é pra copiar se mostrar!

01) Lana Del Rey - "Ride"

 
Já estavam se perguntando onde estaria Lana Del Rey e seus fantásticos/épicos (nem pra tanto, It) videoclipes? Sim, ela também está por aqui e numa posição super privilegiada! "Ride", extraída da versão "Paradise" do disco de estreia da nova-iorquina, ganhou um videoclipe dirigido pelo Anthony Mandler e traz a cantora sofrendo com sua própria obsessão pela liberdade. Ela quer viver, mostrar que pode fazer suas próprias escolhas e se arriscar ao máximo, mas no fim acaba presa com um monstro criado por ela mesma. "Live fast, die young, be wild and have fun", isso é tudo.

MENÇÕES HONROSAS:
Of Monsters and Men - "Little Talks"
B.O.B. - "Out of My Mind (feat. Nicki Minaj)"
Florence + The Machine - "Never Let Me Go"/"Spectrum"
Conor Maynard - "Turn Around (feat. Ne-Yo)"
Muse - "Madness"
Fiona Apple - "Every Single Night"
David Guetta - "She Wolf (feat. Sia)"/"Turn Me On (feat. Nicki Minaj)"/"Just One Last Time"
The Sound of Arrows - "Conquest"
Diplo - "Set It Off (feat. Laserdisk Party Set)"
Steve Aoki - "Tornado (feat. Tiesto)"
Rihanna - "Diamonds"
FUN. - "Some Nights"
M83 - "Thhe Reunion"/"Wait"
Cher Lloyd - "Oath (feat. Becky G.)"
Marina & The Diamonds - "Primadonna"/"How To Be A Heartbreaker"
Cheryl - "Call My Name"
Frank Ocean - "Pyramid"
Karmin - "Brokenhearted"
Lana Del Rey - "Blue Jeans"
No Doubt - "Looking Hot"
Devlin - "Watchtower (feat. Ed Sheeran)"
Little Mix - "DNA"
Drake - "Take Care (feat. Rihanna)"
Justin Bieber - "As Long As You Love Me"
Taylor Swift - "I Knew You Were A Trouble"
Nelly Furtado - "Parking Lot"
Spector - "Friday Night Don't Ever Let It End"
Woodkid - "Run Boy Run"
Jedward - "Luminous"
The Killers - "Runaways"
Green Day - "Stray Heart"
Kanye West - "Lost In The World (feat. Bon Iver)"
Temper Trap - "Need Your Love"  
Não deixe de conferir nossa lista com os 20 Melhores Singles de 2012!
0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo