Slider

5 clipes dirigidos por Romain Gavras que você precisa (re)assistir

Com grandes nomes da música em seu currículo, Gavras se tornou um dos diretores mais expressivos no mercado de videoclipes.
Provavelmente, você já assistiu algum videoclipe dirigido pelo diretor francês Romain Gavras (filho do cineasta Costa-Gavras), seus filmes, comerciais e videoclipes; que sempre buscam retratar de alguma forma mais realista algumas subculturas. Como modo de vida ou manifestações artísticas, ou algum assunto que permeia a sociedade trazendo isso à tona de forma mais bruta, sempre se justapondo com a energia que a música pede.

Em seu currículo há grandes nomes da música como Jay-Z, M.I.A, Jamie XX, Mark Ronson, Justice, DJ Mehdi e Kanye West. Marcas e produtos como Adidas, Powerade e Samsung já tiveram comerciais dirigidos pelo o mesmo, assim como grandes grifes como Dior, Yves Saint Laurent e Louis Vuitton. Mas o que nos interessa aqui são os videoclipes, vamos a eles!

5) M.I.A., "Born Free" (2010)

Os trabalhos de Maya com Romain começaram em 2010, quando a cantora lançou o curta-metragem de "BORN FREE", o filme de 9 minutos mostra um grupo da S.W.A.T invadindo um prédio atrás de um jovem ruivo. O clipe mostra a perseguição e a chegada ao campo de concentração enquanto a bagunça de sintetizadores e guitarras da música ilustram as cenas fortes de extermínio. Na época, foi um grande choque, banido do território americano no Youtube em sua estreia, e mais uma adição à coleção de críticas sóciopolíticas que a cantora sempre deu na sociedade. 


4) JUSTICE, "Stress" (2008)

O videoclipe de "Stress" deu o que falar. Proibido de passar na TV em alguns países da Europa, levantando a discussão entre vários setores da sociedade, como o filósofo espanhol Eduardo Subirats que definiu o clipe como “cinismo, irresponsável e genocida”, e do jornalista americano David Knight que defendeu o videoclipe das acusações de “apologia a violência”.

Apelidado por alguns como “o Laranja Mecânica do Terceiro Milênio” o clipe do álbum de estreia, "Cross", do duo francês de música eletrônica Justice, mostra um grupo de jovens negros e imigrantes causando pelas ruas dos subúrbios Paris; assolando pessoas com grande violência, assédio, assaltos, vandalizando tudo pela frente (eles não perdão nem o cameraman que gravava eles pela cidade). O ultra realismo das imagens com a cacofonia dos instrumentos, fazem jus ao nome da música e a gangue que causam usando jaquetas com a estampa da cruz-caixão, a mesma usada na capa de "Cross".


3)  JAMIE XX, "Gosh" (2016)

Fazendo parte do projeto solo do responsável pela alçada eletrônica da banda The XX, "In Colours", do Jamie XX. A cereja do bolo do clipe é o local de filmagem, uma cidade abandonada na China, chamada Tianducheng, criada para ser uma réplica exata de Paris. O clipe conta com 400 atores, e um batalhão de jovens que usam o mesmo figurino e o mesmo corte de cabelo e  nenhum tipo de efeito especial. Com cortes de câmera e estratégias de filmagem que deixariam qualquer filme hollywoodiano de queixo caído.

Você pode ver o making of do videoclipe aqui


2) M.I.A., "Bad Girls" (2012)

Somado a conturbada aparição da cantora no intervalo do Super Bowl de Madonna, Gavras e Maya retornam a trabalhar juntos, desta vez o duo viaja para Marrocos para gravar, porque não, o videoclipe da carreira de M.I.A.. A ideia surgiu depois que Maya se encantou com vídeos na internet de Sauditas se arriscando em corridas e manobras de carros guiados pelas duas rodas laterais. Com os veículos inclinados, homens dançam em cima da lataria do carro, compartilham refeição, dançam do lado de fora com o carro em movimento. Isso foi o bastante para M.I.A. e Romain idealizarem o clipe.

Quando lançado, o videoclipe foi acusado de forçar os estereótipos da cultura Saudita, com homens e mulheres armados, uso de burqas e ao fundo das imagens, campos de extração de petróleo. Lembrando que Maya já era conhecida por representar pessoas marginalizadas e silenciadas pelas grandes potências, isso vem desde Paper Planes ou até antes. 

Contudo, "Bad Girls" ainda é empoderador, de certa forma, já que mulheres são proibidas de dirigir automóveis na Arabia Saudita, as imagens e cortes rápidos, se não fosse a música, poderia muito bem ser um corte de algum "Velozes e Furiosos" da vida.

Veja os bastidores das gravações aqui


1) JAY-Z & KANYE WEST,  "No Church in the Wild" (2011)

A faixa que abre o aclamado "Watch The Thrones", o trabalho em conjunto de Jay-Z e Kanye West conta com a colaboração de Frank Ocean nos refrões, que time não? Pois é, e o videoclipe não pediria menos. Gravado no leste europeu, o clipe pega referências dos últimos combates do Oriente Médio e da Primavera Árabe para ilustrar uma guerra civil entre civis e todo poderio da polícia. A música em conjunto com o clipe abordam o que pode acontecer com a falta de bom senso daqueles que exercem e aplicam o poder e a religião como uma dessas fontes de forças. É mais que um videoclipe, assistir "No Church in the Wild" em fullscreen é de encher os olhos, é algo que deveria ser levado aos cinemas. É lindo. 




0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo