Slider

10 "hidden treasures" da Mariah Carey que você talvez não tenha escutado, mas deveria

Abre um espumante - de preferência um rosé - e vem celebrar o niver da Mimi!

 


Hoje, 27 de março, é aniversário da Mariah Carey 🎈 e, considerando que, entre 21 de março e 20 de abril, o sol está na primeira casa do zodíaco, nossa Mamãe Noel preferida é ariana!!! O que, diga-se, explica muita coisa... 

Dona de uma das maiores carreiras musicais do mundo do pop, Mariah Carey conta com 19 músicas no primeiro lugar da Billboard Hot 100, sendo a artista solo com maior número de canções em primeiro lugar na parada (e a segunda no ranking geral, ficando atrás apenas dos Beatles com 20). Além disso, nossa mamãe golfinho é também a artista (e aqui sim no ranking geral) com maior número total de semanas em primeiro lugar. São 83 semanas! 

Mas a ideia de hoje não é celebrar os grandes sucessos da Mimi, mas sim aqueles pequenos tesouros escondidos entre hits como "Touch My Body" e "We Belong Together"

E qual é a proposta por trás dessa ideia? Bom... a proposta é a de celebrar canções que poderiam ter tido, à época, o que hoje chamamos de “crescimento orgânico”, ou seja, músicas que conseguiram atingir o grande público, mesmo sem estratégias de divulgação e sem receber o status de single, muito graças a existência atual dos serviços de streaming, que facilitam o acesso a esse tipo de material.

Por fim, vale esclarecer que as faixas não estão elencadas numa ordem de acertos, nem mesmo em ordem cronológica de lançamento. A intenção foi organizar as faixas em uma playlist de final de tarde/início de noite, para que você pudesse escutar enquanto toma uma taça de espumante – afinal estamos falando de Mariah Carey 🥂🍾 – e comemora o aniversário da cantora. 


1 – Subtle Invitation 

A primeira faixa da nossa playlist de hidden treasures é “Subtle Invitation”, que faz parte do nono álbum de estúdio da Mariah, “Charmbracelet”, lançado em 2002. A faixa foi escolhida pra dar o start na playlist por conta de sua pegada de bar de jazz nova-iorquino, com destaque para o instrumental e os vocais da Mariah! Dá o play e depois diz se não tem cara de primeira música de pocket show? Dá até para imaginar a Mariah se apoiando no piano, um palco meia luz, um quarteto de metais e um sax, enquanto a gente toma um drink na plateia.


2 – Circles 

Continuando nossa playlist, a segunda faixa é “Circles”, de 2004, que faz parte do “The Emancipation of Mimi”, álbum das gigantes “We Belong Together” e “Shake It Off”. Essa faixa, assim como a anterior, mantém a atmosfera intimista de pocket show. A grande diferença é que o instrumental cede espaço para os vocais de Mimi brilharem sozinhos. O que dá muito certo, já que a voz da cantora na faixa é inebriante! Se você escutar a música com dedicação dá até pra sentir até aquela “molezinha” pós-drink bater.

 

3 – Slipping Away

“Slipping Away” é uma B-side de “Always Be My Baby”, de 1996. A música mantém a identidade de “Circles”, ou seja, os vocais permanecem na liderança. Mas aqui você já está um pouco mais soltinho, o suficiente para começar a balançar os ombros no ritmo da canção.


4 – Thank God I Found You (Make It Last Remix) [feat. Joe & Nas]

“Thank God I Found” foi inicialmente lançada em 2000, chegando a concorrer ao Grammy de “Best Pop Collaboration with Vocals” em 2001, mas isso na versão original! A versão da playlist é o remix com Joe e Nas, inclusa no álbum “The Remixes”, de 2003, e é simplesmente outra canção! MAIOR E MELHOR! Coisa rara quando se trata de remix. Na playlist ela vem como uma faixa de pré-transição, porque apesar de ser uma faixa mid-tempo, ela possui uma sensualidade que te permite levantar e convidar alguém pra dançar. Se tivéssemos que escolher apenas uma música da playlist para indicar, seria essa!


5 – You Don’t Know What To Do [feat. Wale]

Arrasta a cadeira, o sofá, a cama, seja lá o que for... porque chegou a hora de dançar! “YDKWTD” engana nos primeiros segundos, já que começa com um piano dramático e um vocal típico de balada, mas aí do nada... desce um globo de luz... e você foi parar numa faixa disco! Se você soltar o corpo, ele começa a fazer aqueles passinhos do John Travolta. A música, por sua vez, foi lançada em 2014, como faixa do “Me. I Am Mariah... The Elusive Chanteuse”! Esse título é tão Mariah Carey, né?


6 – Thirsty 

First Things First! O champagne estourando no começo de “Thirsty” é um Cinematic Parallels de “Donatella” da Gaga. O bom é que já solta o gatilho para encher a taça! 😉  Dito isso, vamos a faixa, parceira de “You Don’t Know What To Do”, a composição faz parte do álbum “Elusive Chanteuse” (abreviamos), de 2014. Apesar de também ser uma faixa dançante, “Thirsty” não guarda nenhuma outra similaridade com “YDKWTD”, mas segura o pique da playlist no alto, por isso a sequência. A faixa possui uma pegada bem mais pro lado do R&B/Urban e tem uma batida “estranha”, mas que também é sexy e prazerosa. Não dá pra explicar, fica gravado no cérebro... Mas é uma delícia! Oh, you’re thirsty!


7 – Migrate 

“Migrate” abre os trabalhos do álbum “E=MC²”, de 2008. Mas, na verdade a faixa foi gravada em 2007 e conta com produção de Danja, se você for Britfã, você já entendeu o que eu quero dizer... batida eletrônica pesada, sintetizadores, manipuladores vocais, mas com os whistles da Mariah! É o Blackout da Mimi! 


8 – Cool On You

“Cool On You” é uma faixa do álbum de compilação “The Rarities”, lançado em 2020, celebrando os 30 anos de carreira de Mariah. O álbum conta com quinze faixas inéditas, as quais, inicialmente, deveriam ter sido trabalhadas em outras eras, mas acabaram sendo descartadas. No caso de “Cool On You”, ela vem da era “E=MC²”, a mesma de “Migrate” e “Touch My Body”. Mas no caso, “Cool On You” está mais próxima de “Touch My Body”, com seu som R&B leve, bem-humorado e dançante. Na playlist a faixa entra para você dar aquela respirada, mas sem desanimar.


9 – 8th Grade

“8th Grade” foi injustiçada, sim! Assim como quase todo o “Caution”, décimo quinto álbum de Mimi. A faixa de 2018, produzida por Timbaland, é um R&B delicioso, com uma batida sexy, sobre um relacionamento confuso. Como não foi hit? Não sabemos! Porque é claramente uma música da era de ouro do Timbaland. Mas tudo bem, vai ser hit aqui na playlist!


10 – Don’t Forget About Us (Desert Storm Remix)

Mais uma vez Mariah Carey mostra ao mundo que um Remix é mais do que só chamar alguém para colaborar! Assim como fez em “Thank God I Found You (Make It Last Remix)”, nossa MC recria a balada de 2005, inclusa no “The Emancipation of Mimi”, e, em 2007, entrega uma nova faixa em parceria com Styles P e Fabolous, muito mais condizente com o que estava sendo tocado, isso sem mencionar o fato de que a nova versão sequer é uma balada!  

Esperamos que vocês tenham curtido essa playlist especial da mamãe golfinho!🐬 Claro que ainda tem muita música boa de fora, mas é isso, né!?! 30 anos de carreira... o que não falta é música boa! 

0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo