Slider

Político, brutal e necessário, "This Is America", do Childish Gambino, retrata a violência policial e o racismo nos EUA

O vídeo foi ao ar durante a participação do artista no SNL, onde ele ainda performou outra música inédita.
Childish Gambino, alter ego do ator/cantor Donald Glover na música, mostrou nesse final de semana que está bem vivo e deve continuar lançando trabalhos incríveis. Enquanto ele participava como co-host e convidado musical do Saturday Night Live desse sábado (5), aproveitou para liberar online o clipe de "This is America", seu primeiro trabalho desde o álbum "Awaken, My Love!", de 2016.

Tanto o vídeo como as letras de "This is America" são carregados de mensagens políticas, com mudanças bruscas entre versos mais "alegres" ("Girl, you got me dancing, dance and shake the frame”) e momentos mais "pesados" e descritivos da violência policial nos Estados Unidos (“This is America, police be trippin’ now/ Yeah, this is America, guns in my area”).

O clipe traz um plano sequência do cantor em um grande galpão, alternando entre coreografias animadas e cenas surreais de violência. O caos criado ali tem referências claras ao culto às armas nos Estados Unidos e as suas trágicas consequências para a população negra do país, principalmente por sua complexa relação com a polícia.

O coral assassinado por Gambino no clipe, por exemplo, referencia o tiroteio ocorrido em uma igreja majoritariamente afro-americana em Charleston, na Carolina do Norte, em 2015. Foram 9 negros mortos no massacre, posteriormente considerado um crime de ódio.



Para a performance ao vivo no SNL, porém, Gambino escolheu outra música inédita, chamada "Saturday". A faixa tem uma pegada bem diferente do outro lançamento, com fortes influências de funk music dos anos 1970. Sua apresentação teve a cara de uma festa em casa: a banda e outros convidados do programa se reuniram ao redor do artista sentados em cadeiras de praia e no chão, bebendo em copos vermelhos de plástico e jogando dominó.


É provável que as duas músicas façam parte do próximo álbum de Childish Gambino, que deve ser o último do projeto. Mesmo levando o Grammy de Best Traditional R&B Performance no ano passado para o hit "Redbone", Donald Glover já havia anunciado que o trabalho com o alter ego se encerraria com o seu próximo lançamento. Em entrevista para a revista Variaty, em janeiro, ele declarou que já estava preparando outro projeto e que "gosta de finais, porque são importantes para que as coisas progridam".

Por enquanto, só "This is America" está disponível nas plataformas digitais, e você pode ouvi-la aqui:

0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo