Slider

A gente conversou com a Sofia Oliveira: “Comecei a fazer música por causa da Hannah Montana”

Com apenas 17 anos, a menina já possui um público enorme pelo Youtube e, há alguns meses, começou a trabalhar com os produtores de Anitta.
O Youtube se tornou uma das principais plataformas para a descoberta de novos artistas e, no Brasil, isso tem se tornado cada vez mais comum, com exemplos como as moças do duo Anavitória. Mas as revelações não param e, desta vez, o nome que você precisa conhecer é a novata Sofia Oliveira.

Seu rosto já não é dos mais estranhos: por conta dos seus covers pela plataforma, Sofia conquistou os fãs dos ditos “Youtubers” e, antes mesmo de fazer suas próprias músicas, já estava chamando a atenção pela forma como guiava suas redes sociais, e eis que, com esse público em mãos, a cantora teve a oportunidade de assinar contrato com uma grande gravadora e, daí em diante, tocou o que tem tudo para se tornar mais uma promissora carreira no pop nacional.



Atualmente promovendo o single “Eu Te Amo Tanto”, que teve seu clipe lançado há algumas semanas, Sofia nos ligou um dia desses e aproveitamos pra falar sobre suas inspirações, a atual febre dos Youtubers, o que ela planeja enquanto cantora, entre outras coisas.

Confira essa conversa na íntegra abaixo:

It Pop: As febres no Brasil são bastante cíclicas e, no momento, o que tá em alta são os YouTubers. Você não tem medo que sua carreira seja limitada à este meio e que, quando esse ciclo passar, você sofra uma queda?
Sofia: Então, eu comecei mesmo pelo YouTube, nessa parte online, mas agora eu quero tentar ir pra essa parte offline. Eu acho que isso nunca vai morrer, porque você estando nas buscas do momento, você se adaptando, se renovando, pode nunca acabar.

It Pop: Você sabe que o meio dos YouTubers é bem explorado por grandes marcas, que tendem a trabalhar com grupos específicos, deixando muitos bons nomes, mas com números menores, pra trás. Qual seu conselho para quem tá começando nisso agora e se inspirando em você ou em outros exemplos bem sucedidos?
Sofia: Então, você sempre começa do zero e nunca pode desistir. Tem muita gente [no YouTube], então, por mais que seu primeiro vídeo não tenha dado certo, com o tempo você vai conseguir conquistar o público, mas você tem que encontrar alguma coisa pra te diferenciar. 

It Pop: Como surgiu a oportunidade de contrato com a Warner e o que você espera que isso mude nos seus próximos passos?
Sofia: Entraram em contato comigo pra eu começar a trabalhar com o Umberto, que produz músicas pra Anitta, pra Ludmilla, e a gente começou o trabalho de fazer um EP. A partir daí, a gente queria uma gravadora, a Warner ficou interessada e acabamos fechando com eles. Então, virou uma coisa muito mais profissional, uma equipe toda trabalhando junta, acho que minha carreira só vai melhorar daqui pra frente.

It Pop: Como você lida com esse lado profissional tendo apenas 17 anos? Não é todo mundo na sua idade que tem essa oportunidade.
Sofia: Eu trabalho bastante, mas é com o que eu amo. Não é uma coisa difícil pra mim, não vejo como uma obrigação, sabe? É muita responsabilidade, mas eu tô fazendo o que eu quero fazer.

It Pop: Como você mesmo disse, o Umberto Tavares e o Mãozinha estão por trás de alguns sucessos da Anitta e da Ludmilla. Você tem elas como inspiração? Acha que um dia vai chegar no mesmo lugar que elas?
Sofia: Sim, com certeza, apesar de terem uma pegada funk, elas são muito pop, então tenho como referência sim e admiro muito o trabalho delas. Eu sonho em chegar onde elas estão e acho que, se a gente trabalhar bastante, um dia isso será possível sim. Eu gosto muito do que eu faço, vou me dedicar bastante e correr atrás.

It Pop: E como tem sido pra você trabalhar a parte da produção musical com eles?
Sofia: 90% da minha playlist é música deles. Eles são muito incríveis e eu admiro muito o trabalho deles. Quando eu fui convidada pra fazer essa parceria, eu fiquei muito feliz.

It Pop: As suas músicas já são sobre experiências próprias?
Sofia: Algumas sim. Eu gosto de contar sobre coisas que eu já passei, gosto de contar histórias de pessoas que eu conheço ou, simplesmente, eu invento alguma história. Não necessariamente o que eu escrevi são coisas que eu já passei.

It Pop: Pra quem está acostumada às produções do YouTube, feitas praticamente por você sozinha em casa, o que muda em estar com uma equipe, como nas gravações dos videoclipes?
Sofia: Eu acho que agora eu consigo me concentrar mais em cantar, na parte artística. Às vezes, eu tinha que gravar, mexer na música, editar o vídeo. Então, agora fica uma coisa mais prazerosa, porque eu tô fazendo o que eu gosto de verdade.



It Pop: As redes sociais oferecem uma proximidade entre o artista e fã, que pode ser tão positiva quanto prejudicial. Como você lida com os comentários negativos? Dá pra extrair algo de construtivo deles?
Sofia: Eu não vou agradar todo mundo, então tenho que aceitar que críticas sempre vão existir. As que vêm com maldade eu tento ignorar, mas sempre têm algumas que vêm pra me ajudar a melhorar.

It Pop: Quando seu EP será lançado? Tem planos de um disco mais tarde ou só definirão isso depois do primeiro material?
Sofia: A gente adiou um pouco, porque pediram mais músicas e mais ideias, então estamos pensando em já lançar um álbum. Não tem data definida ainda, mas é pra agora no começo do ano.

It Pop: Você já comentou que Ariana Grande, Demi Lovato e Miley Cyrus são algumas de suas inspirações e, com suas músicas, elas estão transmitindo mensagens de empoderamento feminino, influenciando seu público, que também é jovem. Você pensa em usar sua música neste sentido em algum momento?
Sofia: Sim! Eu acho que isso é muito importante, porque as meninas gostam de ouvir isso nas músicas, elas gostam de se identificar, se sentirem poderosas.

It Pop: Falando sobre suas cantora favoritas, você tem algum álbum preferido do ano passado ou uma música?
Sofia: Acho que o "Dangerous Woman", da Ariana, e "Work", da Rihanna, tocou bastante no meu 2016.

It Pop: Você foi uma grande fã da Hannah Montana. O programa te influenciou de alguma forma pra seguir a carreira musical?
Sofia: Foi por causa dela que eu comecei a fazer aula de violão e de canto. Eu via na TV e queria ser como ela. Eu sempre gostei da cantar, mas foi a partir daí que eu soube que era isso que eu queria fazer na vida.

It Pop: Assim como ela, você está no ensino médio e já trabalhando tanto. Como você concilia o estudo com o trabalho?
Sofia: Eu trabalho e viajo bastante, mas minha família me ajuda muito e a gente consegue acertar tudo.

Ela é uma fofa, gente! Além de “Eu Te Amo Tanto”, Sofia Olveira já possui o single “Você Foi Moleque” e, pra continuar acompanhando suas novidades, vocês também podem seguir a moça pelo Twitter, Instagram e Facebook. Nossa bênção ela já tem.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo