Slider

No Dia da Consciência Negra, o It Pop te conta quais os negros recordistas da música americana

Feriado pra alguns, dia comum para outros, 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. E o It Pop resolveu fazer um especial sobre os recordistas negros da música nos Estados Unidos, maior mercado fonográfico do mundo. Eles venderam milhões de álbuns, fizeram váaaarios hits e ganharam incontáveis Grammy's. Quem são eles? Quem vendeu mais? Quem fez mais hit? O It te responde agora!


Recordistas de vendas de disco

1º Michael Jackson

Um negro é o artista com vendas de discos mais bem-sucedidas nos EUA. Com 76 milhões de discos vendidos, o Rei do Pop também é Rei das vendas. Foram mais de 10 discos lançados e mais de cem milhões de cópias vendidas mundialmente. Michael Jackson, inclusive, é dono do álbum mais vendido nos EUA até os dias de hoje: “Thriller”, de 1984, vendeu mais de 29 milhões de cópias. Poderoso!

2º Mariah Carey

Ela surgiu logo no comecinho dos anos 90 e desde que lançou seu primeiro disco, autointitulado, ela não parou de fazer sucesso. Durante seu reinado – que durou mais ou menos até 2005, com a consagrada era “The Emancipation of Mimi” – Mariah vendeu aproximadamente 63,5 milhões de LP’s só na terra do Tio Sam. Os mais vendidos? "Music Box", de 93 e "Daydream", de 95, os dois com mais de 10 milhões de cópias comercializadas.

3º Whitney Houston

Outra soberana dos anos 90, Whitney Houston conquistou a América com sua voz e suas canções. A americana de New Jersey é a segunda mulher negra que mais vendeu discos nos EUA, aproximadamente 57 milhões de cópias. Dentre elas, 17 milhões são da trilha sonora do filme “The Bodyguard” (aqui no Brasil, “O Guarda-Costas”), sustentado pelo megahit “I’ll Always Love You”.

4º Prince

Famosíssimo nos anos 80, Prince competia o mercado com Michael Jackson, e nós sabemos quem virou o Rei do Pop. Mas esse famigerado fato não impediu que o Príncipe tivesse um enorme êxito de vendas: somente nos EUA, o moço vendeu 39,5 milhões de cópias, aproximadamente. O maior sucesso foi “Purple Rain”, contemporâneo de “Thriller”, que vendeu 13 milhões.

5º R. Kelly

Sim, o de “Do What You Want”. Hoje ele até pode ser lembrado apenas como “o cara que fez uma música com a Lady Gaga", mas fique sabendo que ele já foi poderoso nas vendas, tá? O rapper é o quinto negro da nossa lista e vendeu mais de 33 milhões de discos em terras americanas, mais que o Jay-Z, se você quer saber.

Os maiores hitmakers negros na Hot 100

1º Mariah Carey


Quando se trata de charts, Mariah é rainha. Mesmo. Ela é a artista solo que chegou mais vezes no topo da Hot Hundred americana e, consequentemente, é a negra mais bem-sucedida do mundo quanto ao quesito hits. Desde 90, quando conseguiu sua primeira medalha de ouro no principal chart americano, até 2008, quando emplacou “Touch My Body” no topo, foram 18 músicas da moça na primeira posição da parada. Ela também é dona da canção que ficou mais tempo lá em cima: “One Sweet Day”, uma parceria com o quarteto Boys II Men

2º Michael Jackson


Rei que é Rei tem muitos hits. Michael Jackson é o segundo negro com mais singles babadeiros nos EUA. Ele alcançou o pico do grande morro que é a Hot 100 13 vezes, entre 1972, quando emplacou “Ben” em #1 e 1995, quando chegou lá pela última vez, já no começo do fim da carreira, com “You Are Not Alone”.

3º Rihanna


Rihanna está para os anos 2000 como Mariah está para os anos 90. A hitmaker da nossa geração igualou a marca do Rei do Pop e já chegou 13 vezes no first place em apenas 10 anos de carreira. A primeira vez que a barbadiana apareceu no topo foi em 2006, com "S.O.S".,. e desde lá, foram quantos hits mesmo? “Umbrella”, “Disturbia”, “Rude Boy”, “We Found Love”...

4º Whitney Houston


Mais uma vez a estrela dos anos 90 aparece no nosso especial. Mas para mostrar que os anos 80 foram mais que especiais para Whitney, a gente te conta que 7 dos 11 números #1 dela aconteceram ainda nos anos 80, como por exemplo o hit da autoajuda “Greatest Love Of All”. Mas o maior sucesso da diva negra foi, é claro, “I’ll Always Love You”, que ficou nove semanas lá no topo da Billboard.

5º Janet Jackson


A família Jackson não tem apenas um hitmaker, mas dois! A Janet Jackson pode ser quase uma desconhecida no Brasil, mas lá nos Estados Unidos ela é dona de 10 singles number one e a quinta negra com mais hits. O primeiro foi em 1986, “When I Think Of You”, e a partir de então a carreira da irmã do Michael deslanchou! Sua última vez no topo foi há 14 anos, em 2001, onde passou sete semanas com o hit “All For You”.

Os negros que mais ganharam Grammy's

1º Stevie Wonder

A cultura afro-americana deve se orgulhar de tanto talento e sucesso. Stevie Wonder, por exemplo, é um dos maiores ganhadores de Grammy de todos os tempos! Ele ganhou nada mais, nada menos que 22 gramofones, incluindo o de Melhor Álbum por “Songs In The Key Of Life” e inúmeros outros por “Melhor Performance”, mostrando que voz é o que não falta ali!

2º Kanye West


Não faltam gramofones na estante de Kanye West. Marido de Kim Kardashian e futuro presidente dos EUA, Ele é o segundo negro com mais Grammys: onze anos depois de lançar seu primeiro álbum como rapper, Kanye tem 21 prêmios, desde “Melhor álbum hip-hop” até “Melhor performance em dupla ou grupo”.

3º Aretha Franklin

Considerada a maior cantora de todos os tempos pela Rolling Stones, Aretha Franklin coleciona Grammys: com 18 gramofones, ela é uma das únicas a ganhar o prêmio todas as décadas desde 1960. A última vez que saiu da premiação vencedora foi em 2008, pela “Melhor Performance Vocal de Soul/Gospel em dupla ou grupo” com “Never Gonna Break My Faith”.

4º Beyoncé


Quem mais poderia ser? Especialista em fazer hits e ainda por cima de qualidade, Beyoncé é especialista em ganhar Grammy's nas categorias R&B. Nesse jogo, ela já ganhou 17 gramofones, incluindo o de "Música do Ano" com "Single Ladies", lembra?

5º Jay Z


Marido da quarta colocada, Jay-Z é o quinto negro com mais Grammy Awards nos EUA. Ele pode não hitar há muito tempo, mas o cara sempre manjou de fazer um excelente trabalho,e a prova disso é que o rapper já subiu no palco para buscar seu prêmio 17 vezes. Se formos contar quantos Grammy's tem o casal do pop, seriam 34. Já imaginou QUANTA COISA?!

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo