Slider

O It Pop elege: os 30 melhores clipes k-pop de 2014!

Os videoclipes não são uma simples ferramenta de divulgação de algum single no mundo do k-pop. Aqui, muitas vezes, ele carrega todo o conceito de um álbum e sempre marca o retorno de um grupo ou artista. Isso, sem levarmos em conta a arriscada estratégia de divulgar um clipe sem o lançamento prévio da canção, sendo tudo ou nada. MAS, diferente do pop ocidental, que as vezes se arrisca em tal estratégia, dificilmente falha.

Assim como em todos os anos, 2014 foi recheado com clipes para todos os gostos, de artistas novos e antigos. Tivemos desde os divertidos aos sombrios, passando pelos engraçadinhos, criativos, e românticos - tudo isso junto e misturado ou cada um em seu canto.

Após selecionarem na semana passada os melhores singles k-pop de 2014, nossos blogueiros amantes do mundo pop sul-coreano selecionam os melhores clipes! Fiquem com nossa lista logo abaixo e com os comentários de José, Maria e Bel.

30º "Mr Ambiguous" - Mamamoo
Mamamoo é conhecido por fazer músicas ao estilo pin-up. Toda vez que elas cantam, somos transportados para os anos 50, na época em que o rádio era de pilha e os programas de música eram super populares. "Mr. Ambiguous" representa os bastidores da gravação de um clipe, onde grande parte dos destaques está nos profissionais que estão por trás do resultado: o diretor, a banda, o produtor, e mais. Detalhe: o vídeo conta com várias feras da Coreia do Sul, incluindo o guitarrista do CNBLUE, Lee Jong Hyun.


29º "Touch My Body" - SISTAR
O SISTAR há muito tempo é considerado um dos grupos mais sensuais da Coreia do Sul, e elas mostraram em "Touch My Body" que esse conceito está mais do que correto. Sendo sensuais e fofas, as meninas esbanjam simpatia enquanto dançam a coreografia tão perfeitamente. O clipe é totalmente despretensioso, tornando-o mais natural. O vídeo faz com que a música de verão do SISTAR viesse pra ficar, sendo o hino de (quase) toda estação.


28º "Blossom Tears" - Leo X LYn
Existem alguns clipes que não conseguem manter a essência da música. Na primeira vez que ouvimos "Blossom Tears", sem olhar a tradução - não somos obrigados a saber coreano -, e assistimos ao seu clipe, temos a impressão de nada se encaixar ali. Porém, quando vemos a tradução e seu clipe, temos um casamento perfeito. De fato, o lado romântico que "Blossom Tears" apresenta mostrado nos dois minutos iniciais é destruído logo em seguida, mas é retomado ao final do clipe de maneira sombria, dando vida ao verso final da canção: "não vamos nos separar". Quem adoramos?


27º "Beauty Beauty" - Kim Hyun Joong
Após um mini-álbum que misturava o pop com o hip-hop, Kim Hyun Joong voltou com uma vibe mais retrô e escolheu "Beauty Beauty" como o single para a promoção de "Timing". O clipe mistura elementos de games, com cenários retrô, onde ele tenta conquistar com os meios mais tradicionais a mocinha por quem seu coração bate mais forte, e muitas cores. É uma mistura que resultou em um clipe super fofo e que faz você ficar mexendo o pé de um lado para o outro enquanto acompanha a história.


26º "Saturday Night" - g.o.d
Após 10 anos em hiato, o g.o.d voltou com direito a turnê, CD novo e MVs divertidíssimos como "Saturday Night". O clipe mostra claramente como todos se preparam para um sábado à noite e o que os espera na noite onde tudo é permitido. Os rapazes mostram em "Saturday Night" que continuam os mesmos brincalhões de sempre, e que não perderam nem um pouco do seu charme e do seu talento para a música.


25º "The Real One" - Boys Republic
Apesar da confusão de Boys Republic parecer ter mais integrantes que o EXO, eles são apenas 5. Ao contrário dos MVs anteriores, em "The Real One" os meninos aparecem com um figurino mais sério e em um cenário sem muitas cores. Em um salão principal, os meninos dançam, super seguros de si. O mais legal no vídeo de "The Real One" é sua coreografia bem ensaiada, a sincronia e o carisma dos meninos que transborda a cada passo.


24º "Back" - INFINITE
INFINITE teve um 2014 incrível com álbum e repackage álbum e dois clipes maravilhosos. Entre "Last Romeo" e "Back", o segundo levou a melhor. Em sua trama, temos a briga entre duas gangues -a do INFINITE teve sua ~amiga~ sequestrada pela outra. Com a ótima mesclagem de trama e coreografia, "I want u Back Back Back Back Baaaack" e os meninos do INFINITE são merecedores de estarem em nossa lista.


23º "Something" - Girl's Day
A sensualidade está presente em clipes sul-coreanos há um bom tempo. Alguns grupos ou artistas abusam trazendo algo as vezes vulgar, e outros trazem o famoso sexy sem ser vulgar. "Girl's Day" faz parte do segundo grupo com "Something". O clipe conquista todos com sua coreografia, na qual as integrantes conseguem sensualizar das melhores possíveis, junto de uma melodia sexy. Até o figurino nem-tão-provocante contribui para um dos clipes mais sexies do ano.


22º "Full Moon" - Sunmi
Dificilmente houve algum clipe esteticamente mais bonito que "Full Moon" neste ano. No vídeo, Sunmi é uma vampira que se relaciona com um humano, mas ao contrário de algo que esperaríamos de "Crepúsculo", o clipe traz uma aura bem sexy e sombria pra a história, que nos faz questionar as intenções da moça até o final. Com um visual bonito e sombrio, e uma coreografia muito bem executada, casando perfeitamente com a música, “Full Moon” não poderia ficar de fora da nossa lista.


21º "Good Luck" - Beast
O clipe do hino dos amores-não-correspondidos não poderia ficar de fora. "Good Luck" traz o que boa parte das boybands sul-coreanas estão trazendo em seus clipes: coreografia muito bem executada. A dança aqui não é uma grande novidade para o grupo, visto que todos nós já sabemos que os moços do Beast sempre dançaram bem. Vale ressaltar nossa pequena trama com traições, morte e Yoseob levando o fora de sua namorada.


20º "Mr. Mr." - Girls' Generation
Esse é aquele MV que confunde muita gente sobre a sua interpretação. Pra nós, é a história de um rapaz (o tal Mr. Mr.) que sofreu uma desilusão amorosa e não consegue amar novamente. As meninas do SNSD são a sua salvação ao transplantarem nele um novo coração, fazendo-o ser capaz de voltar a amar. É bem surreal, mas a mensagem é tão fofa e inspiradora que a gente se apaixonou pelo clipe, e ainda mais pelas meninas.


19º "My Copycat" - Orange Caramel
Clipes sempre foram uma fonte de entretenimento. MAS, Orange Caramel levou a proposta para outro nível neste ano quando transformou o clipe de “My Copycat” em um jogo. Misturando "Onde está Wally?" e o "Jogo dos 7 Erros", as meninas tornam a simples tarefa de assistir ao seu novo clipe em uma experiência única e divertida, fazendo com que elas ganhassem um lugar em nossa lista.


18º "Born Hater" - Epik High
O trio Epik High anunciou seu comeback através de um misterioso teaser divulgado pela YG Entertainment, deixando todos ansiosos. Epik High voltou com o álbum "Shoebox" e o clipe "Born Hater", faixa com mais participações que qualquer cd de Nicki Minaj. "Born Hater" é um dos clipes mais divertidos de 2014, seja pelo seu formado na ~vertical~ ou por simplesmente se passar em apenas dois cenários (quase) distintos.


17º "Madly" - Clazziquai Project
Quem aqui já ouviu falar do Clazziquai Project? Nem nós havíamos ouvido até pouco tempo, mas vocês não têm ideia de como estamos arrependidos por isso. "Madly" é um single gostoso com um clipe super descontraído que tem como destaque a sua coreografia, muito bem executada e esteticamente linda. Pra quem ainda não deu uma olhada, vale muito a pena, e mal podemos esperar pra ver o que eles têm para nós em 2015.


16º "Without You" - Lee Michelle
Racismo não é um tema muito abordado na sociedade sul-coreana, mas com o passar do tempo e a Coreia do Sul se tornando um destino tão popular para estrangeiros, não tinha como ela ficar calada por muito tempo. Com sua voz maravilhosa e música belíssima, Lee Michelle conta (e mostra) em seu primeiro single como foi crescer como uma afro-coreana em uma sociedade onde não haviam muitos iguais a ela. De maneira simples, direta e muito bonita o clipe nos conquista e nos emociona em algumas cenas.


15º "Don't Touch Me" - Ailee
Ailee é dona de uma voz única, e sempre faz vídeos maravilhosos. "Don't Touch Me" é um marco na carreira da cantora após aparecer com alguns quilos a menos e chocando muitos fãs. Porém, podemos ver que ela está mais segura de si e de seu poder neste vídeo, onde ela aparece mostrando um pouco mais suas curvas, e dizendo, através da coreografia e de sua presença, que sua carreira está apenas começando.


14º "Happiness" - Red Velvet
Irene, Wendy, Joy e Seulgi, vocês só não foram a melhor coisa de 2014 porque a SM não quis. Red Velvet conseguiu algo que poucos grupos conseguem: fizeram sua estreia com um clipe incrível e música mais que contagiante. "Happiness" é todo trabalhado nas cores, selva, e colagens - um "Rudy Boy" feliz - e conta com a simpatia e beleza das integrantes. Me responda, há como não amar?


13º "Eyes, Nose, Lips" - Taeyang
Nós juramos que não é porque Taeyang aparece com tatuagens em português que esse clipe está por aqui. Ok, também é por isso e achamos amor demais, mas a sensibilidade que a história desse amor sofrido que ele não consegue esquecer, e sofre a cada lembrança, foi o que realmente nos conquistou. A forma como os sentimentos dele são passados é tão sensível e puro que é impossível não se apaixonar e tornar-se solidário a sua dor.


12º "Red" - HyunA
Desde quando era apenas uma das integrantes do 4Minute, HyunA sempre foi aquela para todos ficarem de olho. A moça tem uma carreia solo firmada - aliás, álbum completo sai quando?. Após voltar com 4Minute no início do ano, HyunA nos presenteia com "Red". Macacos, maçã, batom, banana, surras de bunda (quais? brincadeira) e muuito vermelho. HyunA entrega um dos clipes mais sexies do ano com coregrafia-quero-aprender, e com um dos visuais mais belos.


11º "Fxxk U" - Gain (feat. Bumkey)
Gain, uma das maiores sexy symbols da Coreia, veio neste ano com um clipe bem polêmico. Sabemos que a indústria cultural sul-coreana tem uma censura bem rígida, ainda mais quando se trata de conteúdo sexual. Quando Gain chegou com uma música chamada "Fuck You" e um clipe com cenas de sexo e violência explícitas, a polêmica foi inevitável. Mas deixando isso de lado, "FxxK U" mostra um relacionamento problemático, trazendo o melhor da interpretação de Gain e do modelo Joo Ji Hoon, misturados em uma estética incrível e uma direção maravilhosa. Tudo fica melhor quando descobrimos que Gain e Joo Ji Hoon namoram e a pegação foi real.


10º "Danger" - Taemin
Em 2013, Taemin começou a mostrar-se "cansando" de sua imagem como o maknae do SHINee. Em "Everybody", muitos surpreenderam-se com a ~nova~ imagem de Taemin, mas foi com o clipe de "Danger", música que abriu os trabalhados de seu primeiro mini-álbum, que conhecemos sua versão 2.0. Além de abusar da realmente nova (emo e gótica) imagem do rapaz, e gritar a todo momento "galera, o Taemin cresceu!", "Danger" mostra o melhor do moço: sua dança.



9º "1004 (Angel)" - B.A.P
Bi.Ei.Pi B.A.P é dono de clipes incríveis e bem produzidos - nem sempre foi assim. Após "One Shot" não esperávamos ser surpreendidos tão cedo. "1004 (Angel)" traz um clipe sensível, mas não tão surpreendente como seu antecessor - isso não é ruim.. O vídeo mostra as lembranças de um romance que chegou ao fim e que ficam perturbando Himchan, em meio a excelente coreografia e fotografia impecável. Não poderíamos esperar menos do B.A.P não é mesmo?


8º "Melted"- Akdong Musician
Os irmãos Lee SoHyun e Lee ChanHyuk realmente fizeram muito bem em seu ano de estreia. Certo que seu debut já era muito aguardado, mas ainda sim eles conseguiram nos surpreender com tanto talento. "Melted" além de ser um single emocionante, tem um clipe lindo. No clipe vemos a história de um menino sem teto e os vários tipos de pessoas que ele encontra em seu caminho, algumas boas e algumas nem tanto. "Melted" é um clipe simples, mas com uma história envolvente e muito bonita, o que nos faz ansiar ainda mais pelos futuros trabalhos do duo.


7º "Red Light" - F(x)
Não é de hoje que F(x) nos impressiona com seus trabalhos. "Red Light" mostra um lado mais maduro e sexy do grupo. O clipe, banhado à referências ao clássico "Laranja Mecânica", traz um conceito mais obscuro e diferente para as meninas do F(x), que junto da coreografia incrível e de um visual invejável, é, sem dúvida alguma, um dos nossos clipes favoritos do ano.


6º "Can't Stop" - CNBLUE
Ao contrário da maioria dos seus MVs, o CNBLUE fez um trabalho mais artístico com seu vídeo de retorno. Narrando uma história de amor um tanto quanto utópica, "Can't Stop" mostra um lado mais poético e ao mesmo tempo forte da banda, conhecida por se reinventar em cada álbum.


5º "Come Back Home" - 2NE1
Sendo a mistura perfeita de ótimos efeitos visuais, um roteiro muito bem escrito, a atuação maravilhosa das integrantes do grupo - principalmente de Dara - e um single muito bom, "Come Back Home" não poderia ficar de fora do TOP5 de melhores clipes de k-pop do ano. Com 2NE1 caminhando para ser uma potência pop mundial, esse clipe foi uma amostra do que podemos esperar do grupo no futuro.


4º "Jackpot" - Block B
Os rapazes do Block B são donos de uma videografia invejável. Pergunte a qualquer um, não há um clipe que não seja bom. Após fecharem contrato com a Seven Seasons, Block B deu inicio a uma nova era com "Be The Light" e "Very Good", com referências claras à "Batman: O Cavaleiro das Trevas". As máscaras usadas em ambos os clipes estão de volta em "Jackpot", sendo assim, temos os mesmos personagens (ou não). "Jackpot" (vídeo-transição para "HER") trabalha com o tema circense, mesclando a videografia um tanto quanto obscura do grupo com elementos coloridos e pra lá de divertidos.


3º "This Is Love" - Super Junior
Todos os artistas amadurecem e isso inclui os membros de boybands. Com quase 10 anos de estrada, o grupo Super Junior amadureceu e nos presenteou com o que pode ser o melhor clipe de sua carreia. Com uma fotografia maravilhosa, coreografia incrível e presença ilustre de Carmen Sandiego (hahahaha!), o clipe está no TOP5 da nossa lista mostrando que muitas vezes menos é mais, com um cenário criativo, uma execução simples, e interpretação certa da música, podemos ter clipes maravilhosos.


2º "Stalker" - Parc Jae Jung
O vencedor do Superstar K5, Parc Jae Jung, fez sua estreia no mundo na música neste ano. Jae Jung logo em seu primeiro clipe, "Stalker", destacou-se das demais estreias ao mostrar um som nada convencional para o k-pop, além de sua voz incrível e a temática do vídeo. O sugestivo nome "Stalker" nos faz esperar um clipe sou-um-stalker bobinho ou até engraçadinho, devido ao grande número de vídeos com essa temática. Porém, Parc Jae Jung joga esse tema para o lado obscuro. Tal lado não é mostrado logo em seus primeiro segundos de vídeo, e sim ao seu final, fazendo com que seja um clipe extremamente bem executado e merecedor desse segundo lugar.


1º "Error" - VIXX
É sério, o que ainda estão esperando para entregarem o k-pop na mão desses meninos? VIXX é um dos grupos atuais com maior potencial para um futuro brilhante na indústria musical sul-coreana, com ótimos vocais, coreografias incríveis e vídeos dignos de prêmios. "Error" fica em primeiro lugar na nossa lista pela combinação perfeita de efeitos visuais, bela fotografia, atuações surpreendentes e uma excelente alternância entre história e coreografia.



...


Então, ficamos por aqui. Amem ou critiquem nossa lista e indique clipes que poderiam ter entrado nela nos comentários logo abaixo. E não, nossas listas de fim de ano ainda não acabaram e teremos muuuito k-pop pela frente!
disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo