Para a Ciência, 'Wannabe' das Spice Girls e 'Just Dance' da Lady Gaga, estão entre as músicas mais cativantes de todos os tempos

Como todos sabem, a Ciência nos ajuda de várias formas, não é mesmo? E quando misturam isso à música pop, qual será o resultado? Pois be...

Como todos sabem, a Ciência nos ajuda de várias formas, não é mesmo? E quando misturam isso à música pop, qual será o resultado? Pois bem, uma recente pesquisa britânica, revelou quais eram as músicas mais cativantes de todos os tempos, a fim de entender o que faz se tornarem algo tão popular e de que forma nossa memória musical funciona, para auxiliar no tratamento e prevenção futura de problemas neurológicos e cerebrais. 

Através de um aplicativo online, chamado Hooked on Music, pesquisadores do Museu da Ciência e Indústria Britânica, submeteram 12 mil pessoas como amostra, para o experimento, que consistia em colocar à disposição do espectador, mais de mil músicas que fizeram sucesso da década de 40 até os dias atuais, divididas em quatro categorias: 1) o participante deveria cantar junto do artista. Quando o som sumisse, a pessoa deveria continuar, para ver se quando o som retornasse, estaria no mesmo ritmo da original; 2) havia dois clipes diferentes para a mesma música, porém, caberia ao participantes escolher qual era o melhor; 3) com um ritmo mais frenético, o participante deveria acertar o maior número de músicas em exatos 3 minutos; 4) na última parte, deveria ouvir um monte de músicas diferentes e ver quantas reconhecia em menos tempo.


Com base nas respostas desses quatro testes, obtivemos o seguinte resultado: "Wannabe", clássico das Spice Girls, lançado em 1996, é a música mais cativante do planeta, levando as pessoas (em média) a reconhecerem em apenas 2,29 segundos. O top ainda traz outros clássicos, como "Mambo No. 5", "Eye of the Tiger", "SOS", "Beat It", "MMMbop" e nomes mais recentes do pop, como Lady Gaga duas vezes, com "Just Dance" e "Poker Face", além de Britney Spears, com "Baby One More Time".


A lista completa, que tem 20 músicas, pode ser conferida logo abaixo:

1) "Wannabe", Spice Girls - 2.29 segundos
2) "Mambo No. 5," Lou Bega - 2.48 segundos
3) "Eye of the Tiger," Survivor - 2.62 segundos
4) "Just Dance," Lady Gaga - 2.66 segundos
5) "SOS," ABBA - 2.73 segundos
6) "Pretty Woman," Roy Orbison - 2.73 segundos
7) "Beat It," Michael Jackson - 2.80 segundos
8) "I Will Always Love You," Whitney Houston - 2.83 segundos
9) "Don't You Want Me," The Human League - 2.83 segundos
10) "I Don't Want to Miss a Thing," Aerosmith - 2.84 segundos
11) "Poker Face," Lady Gaga - 2.88 segundos
12) "MMMbop," Hanson - 2.89 segundos
13) "It's Now or Never," Elvis Presley - 2. segundos
14) "You Ain't Seen Nothin' Yet," Bachman-Turner Overdrive - 2.94 segundos
15) "Billie Jean," Michael Jackson - 2.97 segundos
16) "Karma Chameleon," Culture Club - 2.99 segundos 
17) "Baby One More Time," Britney Spears - 2.99 segundos
18) "Devil in Disguise," Elvis Presley - 3.01 segundos
19) "Rivers of Babylon," Boney M - 3.03 segundos
20) "Candle in the Wind," Elton John - 3.04 segundos

Se você quiser jogar, o aplicativo ainda encontra-se disponível (em inglês), de forma intuitiva, neste link.