Slider

Throwback Review: Katy Perry coloca açúcar, tempero e tudo que há de bom para preparar seu 'Teenage Dream'

É fato que até hoje não entendemos o que Katy Perry quis ao queimar a peruca azul símbolo da era "Teenage Dream" e logo depois ir ao funeral da mesma sendo que os traços visuais e sonoros deste estão mais que presentes no "Prism". Por que a cantora ainda não conseguiu se desvincular do açucarado álbum? Para entendermos o presente é necessário voltarmos ao passado.



Após o sucesso do seu debut album, "One of the Boys", (pausa para ignoramos a existência do "Katy Hudson"), aquela Katy pin-up recebeu injeções de glicose pop ao apresentar o "Teenage Dream" ao mundo. Num caleidoscópio com várias vertentes do gênero, a cantora tentou elevar seu processo criativo sem destoar do primeiro álbum. Será que ela conseguiu?

1. TEENAGE DREAM
O abre alas do álbum é sua faixa título. Com uma letra bem afiada, "Teenage Dream" traz o conceito do álbum inteiro já no cartão de visitas natural e amável. "Eu finalmente achei minha peça sumida. Estou completa", canta Katy suavemente nesse pequeno hino romântico que não deve em nada às baladas regadas de pianos e violinos. O clipe combina com a vibe retrô da canção, apesar de ser parado e sem graça. Melhor parte: "I'm get yout heart raaaacinnnng in my skinnnnn-tiggggght jeeeeans...".



2. LAST FRIDAY NIGHT (T.G.I.F.)
"Tem um estranho em minha cama, minha cabeça está latejando, glitter espalhado em todo o quarto, isso é um chupão ou um hematoma?" já abre Katy em "Last Friday Night (T.G.I.F.)", pintando o cenário da manhã seguinte àquela balada destruidora. Com toques oitentistas e saxofone dançante e marcante, a canção teve o pacote completo com seu clipe, uma grande festa com vários nomes famosos (incluindo Rebecca Black do smash hit que todos amamos odiar, "Friday") entrando na bagunça cantada por Katy. Obrigado deus, é sexta!



3. CALIFORNIA GURLS (FEAT. SNOOP DOGG)
O lead single do álbum é a mega ensolarada "California Gurls". Esse hino veranesco foi escrito em resposta à "Empire State of Mind" do Jay Z com Alicia Keys, já que, segundo Katy, Nova Iorque já tinha várias músicas em homenagem, mas Los Angeles e a California não. Disco com funk, a canção é um dos maiores hits da cantora, eleita a melhor música de verão da história pela Billboard e com um clipe extremamente proibido para diabéticos, numa ode pop colorida, divertida e sensacional. Snoop Dogg não sai por baixo e entrega versos compartíveis à insolação do single. As garotas da Califórnia vão derreter seu picolé.



4. FIREWORK
"Você já se sentiu como se estivesse enterrado bem fundo, gritando a sete palmos mas ninguém parece ouvir nada?". O hino de auto-aceitação de Katy é uma faixa pop épica com uma das melhores letras do subgênero na contemporaneidade. Sinos eletrônicos fundidos ao europop fazem de "Firework" uma das melhor coisas já feitas por Katy, mas nada se compara com a ponte antológica regida por violinos que crescem e arrepiam até cair no batidão do refrão. Ali a voz de Katy se perde um pouco (os malfadados lives comprovam), mas nada que prejudique a grandiosidade dessa epopeia. O vídeo clipe, lindíssimo, é dono do VMA de "Vídeo do Ano" com louvor.



5. PEACOCK
Alerta de desperdício! "Peacock" é, de longe, a faixa mais sem vergonha de Katy. A letra em momento algum esconde toda a sexualidade da canção, com seus explícitos "I wanna see your peacock, cock, cock". Um verdadeiro hino gay, a canção foi recusada como single pelo teor da letra, afinal, ouvir "Vamos querido, deixe eu ver o que você esconde aí em baixo" pode ser considerado meio pesado. Risos. Mas nem isso impossibilitou a canção atingir o topo da parada de músicas dance da Billboard. O instrumental super rápido, pontuado com palmas e sintetizadores, fazem qualquer um se jogar na balada. O refrão é nada menos que GENIAL hahahaha!



6. CIRCLE THE DRAIN
Sabe a veia rock do "One of the Boys"? Tá toda aqui. A guitarra nervosa repetitiva faz a canção soar redundante, apenas o refrão dando espaço para os acordes pop. Single promocional do álbum, especula-se que a mesma foi inspirada na relação conturbada de Katy com Travie McCoy quando ela, cheia de raiva, canta "Você dorme durante as preliminares porque seu forte é os comprimidos que você toma. Quero ser sua amante, não a p*rra da sua mãe. Eu não vou ficar por perto pra ver você descer pelo ralo". Dá uma quebrada no ritmo do álbum, principalmente por ser comprida.

7. THE ONE THAT GOT AWAY
Voltando aos trilhos, "The One That Got Away" é o oposto conceitual de "Teenage Dream". Enquanto a faixa-título é a celebração do amor adolescente, "The One..." é a dor do término. As batidas animadas escondem o peso da letra, que tristemente embala "Todo esse dinheiro não pode me comprar uma máquina do tempo. Não posso te substituir com um milhão de anéis. Deveria ter te dito o que você dignificava para mim, porque agora eu pago o preço". Mórbida, porém bela e com um clipe certeiro na ideia da faixa.



8. E.T.
Ao lado de "Dark Horse", "E.T." detêm o título de "melhor música da vida de Katy Perry". Usando a metáfora alienígena, a letra da canção é a melhor coisa de todo o "Tennage Dream", que, aliada com o instrumental pesado e recheado de sintetizadores extraterrestres, fazem de "E.T." um hino épico apocalíptico do mais puro e enigmático amor. "Eles dizem 'tenha medo'. Você não é como os outros, eles não te entendem". Como se a canção por si só não fosse um arrombo, seu clipe é um dos melhores já lançados nesse século, com Katy incorporando três alienígenas da forma mais cinematográfica possível. A versão do single com versos adicionais de Kanye West elevam o tom futurista do todo.



9. WHO AM I LIVING FOR?
Começando na onda futurista deixada por "E.T.", "Who Am I Living For?" é uma faixa menor no álbum, porém com grandiosidade própria. Inspirada na história bíblica de "Esther", a faixa tem letra super bem feita e uma produção digna. "Estou pronta para a estrada menos percorrida, adequando-me para a batalha do meu coração. Este teste é a cruz que devo carregar, mas eu chegarei lá" canta Katy numa canção redentora e escura, com vocais cheio de gritos.

10. PEARL
Altamente e injustamente subestimada, "Pearl" é uma balada meiga e bem produzida, que começa tímida e suave com "Ela é uma pirâmide, mas com ele, ela é apenas um grão de areia". Seguindo o conceito do álbum, podemos dizer que "Pearl" é a versão light de "Legendary Lovers", o primeiro passo para algo maior na canção citada. Quando a melodia e os vocais crescem lá perto do fim em "Do you know that there's a way out?" a faixa mostra a que veio. Uma pérola.

11. HUMMINGBIRD HEARTBEAT
Jogando a vibe lá em cima de novo, "Hummingbird Heartbeat" é o single perdido do álbum, lançado apenas na Austrália. Com rock e eletrônica, a canção foi inspirada no então namorado de Katy, Russell Brand, onde ela espertamente canta "Vamos polinizar para criar uma família genealógica. Alguns chamam isso de ciência, nós chamamos química". Bem divertida e fiel ao todo, "Hummingbird Heartbeat" tem dedo no "One of the Boys" e poderia facilmente ser uma descatada dele se não fosse seu conteúdo.

12. NOT LIKE THE MOVIES
Apesar de "Not Like The Movies" não ser uma graaaande faixa, foi uma jogada inteligente colocá-la para fechar o álbum, pois a melodia simples do piano dá o tom onírico, como se tudo que Katy (e nós) viveu no álbum fosse só um grande sonho. A letra bem fantasiosa impulsiona esse sentido: "Branca de Neve disse quando eu era jovem 'Um dia, meu príncipe virá', então eu espero por esse dia".

BÔNUS: Quando se trata de relançamentos, nós sempre fazemos uma review à parte (como no caso do "The Fame Monster"), mas como o "The Complete Confection" é curtinho, vamos incluir as novas músicas aqui.

13. PART OF ME
O lead single do relançamento é, na verdade, uma descartada da tracklist original do "Teenage Dream", porém, sua demo vazou ainda em 2010 e já bombava nos players do editor que vos escreve desde então. A canção foi re-produzida e lançada oficialmente com uma roupagem mais bem acabada. Muitos acham que a letra é uma indireta meio direta para Russell Brand, mas, como já apontamos, a faixa existe desde 2010, então a indireta é pro Travie McCoy (de novo), mas como a californiana havia a pouco se separado de Russell, caiu como uma luva. Numa vibe bem pop e semelhanças com "Domino" da Jessie J, foi uma boa ressuscitar essa canção. "Você pode ficar com o anel de diamante, não significa nada na verdade. Aliás, você pode ficar com tudo exceto eu mesma".



14. WIDE AWAKE
Escrita como peça de divulgação para o filme "Katy Perry: Part of Me", "Wide Awake" é a mais bela faixa de todo o "Teenage Dream", da versão original ao relançamento. Cantando versos de auto-superação e colocando os pés no chão pela primeira vez do seu sonho adolescente, Perry ilustra uma canção sóbria sobre um novo iniciar consciente que contrasta com o teor fantástico da melodia, mas sem que ambas concorram. Uma power balada poderosíssima onde Katy, depois de tanto dar asas aos seus desejos doces e coloridos, percebe o quão prejudicial pode ser essa viagem ao imaginário e finalmente está bem acordada. "I'm faaaaaalling frooooom clooooooud niiiiiiiiiiiine...".



15. DRESSIN' UP
Katy Perry fecha o álbum colocando todos para dançar pela última vez. "Dressin' Up" é uma canção dance-rock eletrônica rápida e dançante, com vocais hora suaves, hora agressivos e modificados, numa letra sedutora sem medo de ser feliz. "É a sua noite de sorte, porque eu estou de bom humor, estou me sentindo picante, estou me sentindo realmente malcriada". A ponte com vocais quebrados nos jogando no refrão ágil e beeem pra cima é deliciosa.


RESUMINDO: Se até hoje Katy Perry ainda não conseguiu superar o "Teenage Dream" é por um motivo bem simples: ele é seu maior e mais pontual acerto. Foi um álbum tão grande para ela e para o cenário pop que sua era durou dois anos (o primeiro single foi lançado em 07 de maio de 2010, o último em 22 de maio de 2012), com oito singles oficiais. Todos hits. Com uma fórmula tão bem sucedida é entendível porque ela ainda hoje se utilize dos macetes sonhadores da adolescente que ela outrora foi. Quebrando recordes, ganhando prêmios e se consolidando como um dos maiores nomes do pop atual, Katy com o "Teenage Dream" traz um catálogo de hinos pop sólidos e bem construídos - sim, há falhas no caminho, mas ao tirarmos os olhos (e os ouvidos) das partes para observar o todo, vemos um grande álbum que foi um frescor certeiro para a carreira e imagem da californiana. Só cuidado caso você seja diabético.
disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo