Slider

Video Review (Especial VMA): Pharrell Williams, 'Happy'


Todo ano rola uma animação tremenda por conta do VMA. É, o Video Music Awards. Aquela premiação da MTV que sempre esperamos alguma bomba e costumava premiar os "melhores videoclipes lançados" anualmente, estabelecido por critérios dela mesma — no caso, 1 de julho de um ano, até 30 de junho do outro. Porém, em 2014, sentimos um pouquinho de "tamo nem aí" pra premiação, por parte de muita gente. Então, pra agitar um cadinho, faremos um "esquenta", com várias matérias especiais sobre a melhor e mais divertida premiação da tv mundial, que já começou com nosso Top 5: Piores Apresentações da História do VMA.

Uma das categorias que mais chama atenção, justamente por ser a principal da noite, é a de Vídeo do Ano, que já teve entre os vencedores nomes como Rihanna (2007 e 2012), Britney Spears (2008), Panic! At the Disco (2006), Beyoncé (2009) e, mais recentemente, Justin Timberlake, no ano passado. Na premiação deste ano, um dos fortes candidatos a levar o astronauta de prata para casa é Pharrell Williams, com seu smash hit, "Happy". Mas o que tem de especial neste vídeo, a ponto de fazê-lo indicado e logo na mais concorrida categoria da premiação? Bem, descobriremos agora, nesta Video Review (Especial VMA).


Antes de partirmos para a parte videográfica, o single merece considerações. "Happy" é, de longe, o maior sucesso comercial do ano. Embora tenha sido escrita primeiramente para que Cee Lo Green cantasse no filme "Meu Malvado Favorito 2" (que no fim ficou com Pharrell), ela acabou virando também o lead single do seu segundo álbum em estúdio de Williams, "G I R L". A música em si, é um pop, com pegada funky setentista, com a cara do verão norte- americano. Letra e arranjos descolados, cheios de palmas, são o ponto de partida pra melodia pegajosa e contagiante, resultando numa doce fórmula de felicidade instantânea, que já vendeu mais de 11 milhões de cópias nos primeiros seis meses de 2014 no mundo todo, além de ser o single que mais vendeu no ano. Sem contar que a música foi indicada ao Oscar (onde Pharrell também performou e colocou Lupita Nyong'o e a rainha Maryl Streep para dançar) de "Melhor Canção Original" e foi #1 no Hot 100 por 10 semanas consecutivas. Ou seja, um sucesso espetacular!


O videoclipe é um capítulo à parte. Desenvolvido e dirigido em parceria com  Yoann Lemoine (aka Woodkid), que assina "Teenage Dream", da Katy Perry, e "Born to Die", da Lana Del Rey, podemos afirmar, sem medo de errar, que a parte visual de "Happy" é um projeto inovador. Intitulado "24 Hours of Happy", é o primeiro videoclipe da história gravado durante 24h (no Youtube é possível assisti-lo inteiro, dividido em 24 partes iguais de 1h cada). Porém, a versão oficial, que viralizou e ganhou paródias no mundo todo, tem pouco mais de 4 minutos.


Nesta versão, temos inúmeras pessoas comuns dançando livremente — algumas celebridades, como os carismáticos Minions, pertencentes ao filme; Kelly Osbourne; a lenda do basquete, Magic Johnson; o maestro brasileiro Sérgio Mendes; o vencedor do Oscar, Jamie Foxx; a sumida cantora Jojo; e o rapper vencedor do prêmio de "Revelação" no VMA 2011, Tyler, the Creator —. Tudo isso pelos arredores de Los Angeles, enquanto o cantor passa.


Falando nele, Pharrell tem muito dos méritos que o tornaram tão popular nos últimos anos evidentes no clipe. Embora seja uma versão editada, é possível ver o quanto ele é extremamente carismático e talentoso, fazendo com que se torne impossível desviar o olhar. Seus looks, ao longo da produção, também são outro ponto importante, porque o cantor esbanja estilo a cada troca e combinações (algumas extremamente ousadas, mas que caem bem nele). E, embora agrade bastante, principalmente pelo ambiente divertido criado, o resultado do vídeo é bem simples, porém ótimo pra proposta. Por incrível que pareça (mas não pesa tanto), senti falta de uma coreografia mais marcante, embora isso tenha contribuído muito para o sucesso do vídeo também, que é apenas uma brincadeira, desordenadamente feliz pelas ruas.


No fim, o videoclipe de "Happy" além de todo hype, tem seus méritos por ser uma divertida e sadia brincadeira com os amigos. Sem se preocupar com idade, credo, raça ou orientação sexual. Nele, Pharrell Williams simplesmente nos ensina que a melhor coisa a fazer nessa vida, é esquecer dos problemas e aproveitar o nosso dia da melhor maneira possível: sendo feliz.


"Because I'm happy. Clap along if you feel like a room without a roof"
"Because I'm happy. Clap along if you feel like happiness is the truth"
"Because I'm happy. Clap along if you know what happiness is to you"
"Because I'm happy. Clap along if you feel like that's what you wanna do"
disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo