Top 5: Madonna, Beyoncé, Xtina e mais na lista de hinos pop com samples!

Quem não odeia segunda-feira, não é mesmo? Talvez por ser aquele dia pós-ressaca daquela festa babado que você curtiu no fim de semana, ...

Quem não odeia segunda-feira, não é mesmo? Talvez por ser aquele dia pós-ressaca daquela festa babado que você curtiu no fim de semana, ou por ser o dia que você precisa voltar para sua rotina. Mas se depender de nós, iremos fazer com que essa segunda seja mais animada, com a ajuda do Top 5, aquela coluna que você já amava e que agora é semanal. Toda segunda-feira iremos publicar aqui listinhas compostas por cinco músicas, separadas pelos mais variados temas.

E para começar, o tema dessa semana é "Samples". Com direito a Madonna, Beyoncé e até Christina Aguilera, listamos aqui todas aquelas canções que se utilizam de pedaços de outras em sua composição, indo de trechos de uma música ou apenas do instrumental. Vale lembrar que esse tipo de produção é bem comum no mercado fonográfico, principalmente no rap ou no dance, que são conhecidas por usarem samples de músicas mais antigas. Então, prepara os fones de ouvido e aperta o play!

5) Feel This Moment - Pitbull (feat. Christina Aguilera)




Começando com "Feel This Moment", a faixa do rapper Pitbull com contribuição dos vocais de Christina Aguilera abre nossa lista por samplear um grande hit dos anos 80, a música "Take On Me" da banda norueguesa de synthpop A-ha. Farofa das boas como só o Pitbull sabe fazer, conseguiu alcançar a posição #8 na Hot 100 da Billboard e trouxe bastante expectativa pela participação de Aguilera, que tinha acabado de flopar com o single "Your Body".



4) Don't Stop The Music - Rihanna




A segunda música mais executada de 2008 aqui no Brasil, "Don't Stop The Music", da cantora Rihanna, utiliza os vocais de Michal Jackson, da faixa "Wanna Be Startin' Somethin'", mas os versos sampleados na verdade são na verdade de uma música muito mais antiga, lá da década de 70, chamada de "Soul Makossa", do saxofonista Manu Dibango, o que levou Dibango a entrar com um processo judiciário contra RiRi e Michael.



3)  The Time (Dirty Bit) - The Black Eyed Peas




Talvez a mais conhecida de todas, "The Time (Dirty Bit)" do grupo de hip-hop, The Black Eyed Peas, foi aquela música que já marcou uma década e que fazia todos gritarem "essa é a minha música!", quando tocava nas festas alheias. A faixa utiliza o sample de uma outra canção bastante conhecida, "(I've Had) The Time of My Life", do cantor Bill Medley, e que integra a trilha-sonora do filme "Ritmo Quente".



2) Crazy In Love - Beyoncé (feat. Jay Z)




Quem diria que o toque bate-cabelo do hino que marcou o início da carreira solo de Beyoncé, é na verdade o sample de uma musiquinha bem mais antiga, do início da década de 70, da banda de soul, The Chi-lites. A faixa original, com o nome de "Are You My Woman (Tell Me So)", é uma delicinha de escutar e conseguiu alcançar a posição #8 na parada "US R&B Songs".



1) Hung Up - Madonna




Fechando com chave de ouro o Top 5 dessa semana, o hino de várias gerações, "Hung Up" da rainha do pop, Madonna, é conhecido por samplear um outro grande hino do final da década de 70, a música "Gimme! Gimme! Gimme! (A Man After Midnight)" da banda de pop, Abba. A faixa original também é bastante famosa por ser muito utilizada como sample para várias outras músicas.



E aí? O que achou da listinha? Além das músicas citadas, vale mencionar outras, como: "Otis", do Jay Z & Kanye West, "On The Floor", da Jennifer Lopez, "Hush, Hush", da The Pussycat Dolls e "Beat Of My Drum", da Nicola Roberts. Se você acha que faltou mais alguma, ou se você tem alguma opinião para o tema da próxima semana, é só deixar o comentário abaixo.