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Lollapalooza Brasil 2014: do pop da Ellie Goulding ao rock do Arcade Fire, segundo dia do festival é encerrado de forma gloriosa!


Segundo e último dia do Lollapalooza Brasil 2014. Atualmente sob os cuidados da Time For Fun, o festival desse ano aconteceu no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo, e no fim alcançou um saldo bem positivo. Passado um longo dia em que conferimos nomes como Julian Casablancas, Imagine Dragons, Lorde, Muse e Disclosure (leia aqui nosso resumão), já estávamos totalmente sem estruturas para outro dia cheio do festival, mas somos brasileiros e não desistimos nunca, então lá fomos nós, gloriosamente sustentados pelo amor à ela, a Deusa do Amor, Ellie Goulding.

Aliás, foi ela nossa primeira atração do dia. Mas vamos manter o mesmo esquema da matéria anterior.

Rainha do pop. Deusa insubstituível da sensualidade e amor. Miss Simpatia. São muitos os títulos que antes dávamos para Ellie Goulding apenas mentalmente, mas hoje nos sentimos livres para expressar em público. A cantora britânica, dona de hits como "Lights", "I Need Your Love" e "Burn", tocou neste domingo (06) no comecinho da tarde, pontualmente às 15:25, e mesmo debaixo de muito sol, conseguiu deixar toda a platéia (E QUE PLATÉIA!) animada do início ao fim. 

Numa setlist esperta, onde não incluiu nem uma música lenta, mantendo o clima pra cima durante toda sua performance, Ellie Goulding não só provou existir, como também comprovou todas as teorias que tínhamos sobre ela. É gostosa, linda e sensual, além de extremamente carismática e talentosa. A personificação de alegria e ousadia não se chama Thiaguinho, gente! Ainda teve trechinho de "Bad Girls" da M.I.A. antes de "Salt Skin" e "Only You" (o blogueiro que vos fala não respondeu por si neste momento), mamilo marcado na camiseta (que era do Brasil!!!) e depois no sutiã (ela tirou a camiseta!!1), além de muita disposição em palco, onde vimos a cantora cantar, dançar, rebolar, ir até o chão, cantar mais um pouco, mandar uns falsetes e, literalmente, dominar a situação. Ainda que fosse um palco simples, tudo funcionou muito bem e superou nossas expectativas, e olha que nem falamos sobre seus incríveis e também muito carismáticos backing vocals. A melhor apresentação do dia.

O dia ensolarado e o calor que fazia em São Paulo na tarde desse domingo, contrastavam com a banda que se apresentaria no meio/fim da tarde no palco Onix. Em 1h de show, a Vampire Weekend trouxe um bom e frio indie rock de Nova York para o Lollapalooza 2014. Alternando momentos mais agitados, que foram apelidados carinhosamente de "micareta indie", como em "Diane Young", "Giving Up the Gun" e "A-Punk", onde eles fizeram um show alternativo divertidinho quando queriam ser. Porém, também dosaram boa parte do tempo com canções mais lentas, como "Step" e "Wallcot", por exemplo, justamente como contraponto ao que é uma das principais características do "Modern Vampires of the City", último álbum deles, lançado no ano passado e dono de muitos elogios mundo afora. 

Ícones da cena grunge em outrora, os roqueiros da banda Pixies subiram ao palco do Lollapalooza com muita vontade. Num momento bem nostálgico, como outra banda que veremos mais abaixo, o show deles no fim da tarde, de certa forma, foi empolgante, apesar do vocalista ter sofrido bastante com o calor e ter suado bicas rs. Um misto de canções mais antigas e hits como "Bone Machine", "Monkey Gone to Heaven" e "Here Comes Your Man", passando por meio-termos como "Where's My Mind", música presente na trilha-sonora do icônico "Clube da Luta" (1999), e mais recentes como "Bagboy" foram a tônica do show, mesclando nostalgia com a perspectiva de adequação à modernidade de uma banda com quase 30 anos de estrada.

Chris Cornell, eterno colírio que toma da fonte da juventude de Jared Leto, Avril Lavigne, Pharrell, Jennifer Lopez, entre tantos outros, empolgou os fãs da banda e o restante do público que esperou pelo show da Soudgarden no começo da noite de domingo do Lollapalooza. Iniciando com "Searching with My Good Eye Closed" e "Spoonman", eles já davam indícios de como seria o restante do show, que só teve clássicos da cena grunge em que a banda tanto fez seu nome em décadas passadas. Um fato inusitado (mas que não desmerece em nada o ótimo show da banda), foi  o Cornell errar a entrada do refrão enquanto performava "Outshined", mas nada que o abalasse, afinal, ele arrasou em "Black Hole Sun". Um baita show para os amantes mais saudosistas também.

Nós bem curtimos essa farofa com dubstep e drum'n'bass do trio Krewella, mas confessamos que não esperávamos muito deles ao vivo, só que toma tapa na cara, as meninas — que se apresentaram como um duo, devido a problemas de saúde com seu terceiro membro — mandaram super bem, mantendo o público animado em meio a uma setlist sem grandes sucessos, o que também nos surpreendeu, visto que boa parte da galera cantou junto (!!!).

Essa foi a primeira vez delas no Brasil e nossa primeira vez com elas ao vivo, e as lembranças são as melhores possíveis. Com muita animação, elas nos lembraram um pouco das t.A.T.u. (a parte melódica das canções lembram BASTANTE), além das Icona Pop nisso de cantar ao vivo e discotecar ao mesmo tempo, que também é sensacional, mas ainda dá pra acrescentar muuuita energia, com elas cantando, subindo na picape pra dançar e batendo cabeça, além de dar destaque ao momento que tocaram a baladinha "Human", baixando a guarda de toda a pegada eletrônica do show. O mais legal foi que, após a música acústica, elas conseguiram retomar o gás de suas bangerz e com muito estilo. Teve farofa, dubstep, drum'n'bass, reggae eletrônico, músiquinha pra dançar abraçado com alguém (não foi nosso caso </3) e até trap! Fizeram, com o perdão do trocadilho, uma festa monstra.

Se Ellie Goulding foi extremamente carismática e interativa com a platéia, o também britânico Jake Bugg fez o tipo de poucos amigos, mas isso já é tradicional do cara e, cá entre nós, algo respeitável quando ele consegue nos manter satisfeitos apenas com sua música. Visando uma setlist bem animada, Bugg apresentou músicas dos discos "Shangri La" e "Jake Bugg", além de um cover do Neil Young.

Em palco, o inglês conseguiu soar perfeitamente igual aos seus discos, o que achamos fantástico, revelando um pouco mais da influência country em suas músicas e levando o público a dançar com isso. De certo, ser mais recíproco aos sentimentos do público, que estava repleto de fãs piradas que choravam, cantavam juntas e levantavam diversos cartazes, tornaria a apresentação ainda mais marcante e calorosa, mas que deixemos valer o momento em que todos aplaudiram seu "rock and roll will never die", que não saiu em nenhuma das suas poucas frases, mas sim durante sua versão para “My, my, hey, hey”, do Neil. Ah, também dançamos bastante com "What Doesn't Kill You", "Two Fingers" e "Seen It All".

Que coisa mais chata foi ter que escolher com qual banda encerraríamos o Lolla 2014. Entre ir para o lado cult, porém recente do Arcade Fire, ou optar pelo cult, porém com anos de estrada do New Order. Optamos pelos veteranos e não nos arrependemos. Que show!

Com aquela vibe oitentista e dance rock que os consagrou anos atrás, o "que sobrou" do Joy Division,  teve um dos públicos mais animados que vimos nesses dois dias de Lollapalooza 2014. Ovacionados o tempo todo, eles começaram seu show com o hit "Crystal", continuando a passear pelos seus outros hits, como o mega clássico "Bizarre Love Triangle", com direito a encerramento com chave de ouro, ao som de "Love Will Tear Us Apart", um clássico do Joy Division, que também teve, no comecinho do show, "Transmission" e "Atmosphere", ambas da época em que a banda tinha outro nome e o saudoso Ian Curtis como frontman.

Poxa vida, hein, organização? Colocar Arcade Fire e New Order para tocarem no mesmo horário foi uma bela sacanagem hahaha. A banda alternativa idolatrada mundo afora fez um dos melhores shows da noite e talvez do festival inteiro. Começando com percussão e se escondendo atrás de uma máscara, Win Butler iniciou o show lá em cima com a recente "Reflektor", mas as surpresas não pararam por aí. Ainda teve tempo de um telão, que trazia uma homenagem ao Brasil, passando imagens do filme "Orfeu Negro" surgir juntamente a um menino dançando, muitas cores, neons e um espetáculo de luzes, isso tudo somado ao som inteligentíssimo, que teve um de seus melhores momentos no hit alternê "The Suburbs" (cantado por toda multidão) e em "Wake Up", que encerrou a fantástica e redondinha apresentação da Arcade Fire.

Por fim, como dissemos, o novo Lollapalooza deixa São Paulo com o saldo positivo. A line-up desta edição fez uma boa mistura do que tem sido tendência (Lorde, Ellie Goulding, Jake Bugg, Baauer e até o duo Disclosure) com nomes veteranos da música (Nine Inch Nails, Soundgarden, Pixies, entre outros), além de bandas que também foram aclamadas com lançamentos recentes, o que já torna todo o festival algo beeem atraente, mas não termina aí, pois com a mudança de local (em edições anteriores, o Lollapalooza aconteceu no Jockey Club, também em SP), também foi necessário analisar toda a questão de instalação/organização do evento e então chegamos num ponto crucial em relação a agenda de shows: tempo vs. distância.

Com uma estrutura realmente enorme, o Lolla tentou aproveitar bem o que o Autódromo de Interlagos tinha a oferecer, com stands de diversas marcas realizando ações durante o evento, o que divertiu boa parte do público durante intervalos de grandes shows ou a espera por sua atração favorita, mas o que nos incomodou foi a longa distância entre os palcos. A justificativa do evento para tal foi evitar que o som de um palco vazasse no show vizinho (problema que, ao menos conosco, não aconteceu em 2013), só que terminamos com o desafio de atravessar cerca de 600 metros em 5/10 minutos, ao menos se quiséssemos pegar um bom lugar e abertura de todos os shows, então foi bem complicado, mas a gente espera que possam trabalhar melhor nisto em 2015, pois de resto ficamos realmente beeem satisfeitos — não tinha lama! :D E toda a equipe do festival foi bem prestativa, com orientadores espalhados pelo evento nos situando e fácil acesso à bares, banheiro e postos médicos —, só não podemos dizer que estamos prontos para outra, até precisamos dormir bastante e tomar alguns analgésicos primeiro.

Sem mais, dá pra dizer que, sim, foi uma experiência épica e daquelas que você pode dizer que só vive uma vez, só que todo ano. Aproveitando, muito obrigado à T4F por nos eleger um dos embaixadores do evento e esperamos marcar presença no festival ano que vem também. Nos vemos por lá?

[colaborou: Maicon Alex, aqui do blog :D]
disqus, portalitpop-1

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