Slider

TOP 5: cinco faixas para celebrar o Dia Internacional da Mulher!


Hoje é 08 de março de 2014, 67.º dia do ano no calendário gregoriano, aniversário de nascimento da apresentadora Hebe Camargo, dia da fundação da Bolsa de Valores de Nova Iorque e o dia que o Egito reabriu o Canal do Suez. Animadíssimo hein? Mas é também em 08 de março o Dia Internacional da Mulher, que teve como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Em 1975 a ONU então designou o dia para celebrar essa criatura divina.

It Pop sempre enchendo você de cultura, que maravilha. É por isso que escolhemos cinco músicas das nossas divas de cada dia, mulheres também, para homenagearmos as donas da vez. Porém dessa vez decidimos fazer algo diferente: em vez de usar os hinos clássicos feministas, como "Express Yourself" da rainha Madonna, "Can't Hold Us Down" da Christina Aguilera, "Run The World (Girls)" da Beyoncé e outros que listamos aqui, escolhemos músicas mais atuais porque somos cremosos e cheios de surpresa. Vamos lá?

5. "Bad Girls" - M.I.A.

Homens são sempre os seres ligados à boemia, aqueles que sabem viver a vida, mas M.I.A. afirma o contrário em "Bad Girls". "Quando chegar ao meu destino, farei você tremer" canta a londrina nesse hino sobre libertação feminina através da "maldade" ao burlar as "regras" sociais, afinal, como todos sabem, garotas malvadas são boas em viver intensamente e morrer jovem. O bom e velho "boas garotas vão ao céu, as más vão aonde querem".



4. "G.U.Y." - Lady Gaga

Usando um trocadilho que beira o genial, Lady Gaga discute a igualdade de gêneros em "G.U.Y.". O título dúbio significa tanto o literal, "guy", "garoto", quanto "girl under you", "garota por baixo de você". "Eu não preciso estar por cima para saber que sou desejada, porque eu sou forte o suficiente para saber a verdade" além de várias tiradas como "Eu quero usar a gravata" fazem de "G.U.Y." um pequena, mas poderosa, evocação sobre a mulher.



3. "Woman's World" - Cher

Cher tem 67 anos, com 51 desses usados no mundo artístico. Uma das poucas cantoras que, em pleno século XXI, não precisa provar mais nada a ninguém. Porém é incrível que ela venha com uma música que se chama "Mundo das Mulheres" em 2013. Todos falam isso, mas a realidade não é bem assim, e é maravilhoso Cher nos seus quase 70 anos cantar esse hino feminista para reforçar, da forma dela, que de sexo frágil elas não tem nada. "Todas as mulheres no mundo fiquem de pé, juntem-se agora, este mundo é das mulheres!".



2. "Flawless" - Beyoncé feat. Chimamanda Ngozi Adiche

Beyoncé sempre mostrou-se à frente da causa feminista, apesar de apontarem seu excesso de se(x/ns)ualidade algo contra a ideia. Em "***Flawless" ela consegue harmonizar o lado sexy com a causa, inserindo o discurso de Chimamanda Ngozi Adiche que absolutamente resume tudo: "Ensinamos as meninas a se encolherem para se tornarem ainda menores. Dizemos para meninas: 'Você pode ter ambição, mas não muita. Você deve ansiar para ser bem sucedida, mas não tão bem sucedida, caso contrário você vai ameaçar o homem'. Porque sou do sexo feminino esperam que eu almeje o casamento, esperam que eu faça as escolhas da minha vida sempre tendo em mente que o casamento é o mais importante. Agora o casamento pode ser uma fonte de alegria, amor e apoio mútuo, mas por que ensinamos a ansiar ao casamento e não ensinamos a mesma coisa para os meninos? Criamos as meninas para serem concorrentes, não para empregos ou para conquistas, o que acho que podem ser uma coisa boa, mas para a atenção dos homens. Ensinamos as meninas que não podem ser seres sexuais da mesma forma que os meninos são".




1. "Hard Out Here" - Lily Allen

O primeiro lugar da nossa lista conseguiu esse feito por ser a ode feminista mais incrível dos últimos anos. "Hard Out Here" da Lily Allen é uma resposta muito bem dada à indústria cultural que abusa da imagem feminina de forma submissa. Com uma letra genial, ela solta os cachorros em cima de todos os esteriótipos como "Você me achou no estúdio e não na cozinha", "Não preciso malhar minha bunda pra você porque eu tenho um cérebro" e "Você provavelmente deveria perder um pouco de peso porque ainda não dá ver seus ossos", terminando com um belíssimo "Quando garotos falam sobre suas vadias ninguém faz um burburinho. Está difícil por aqui para uma vadia". Hino, hino, hino.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo