Slider

A #ItPopNavy votou: descubram quais foram os melhores refrões de 2013 segundo nosso público!


O que é necessário pra que o refrão de uma música seja bom? Um bom ritmo? Um verso impactante? Rimas mais chicletes? O vocal cantado também influencia na qualidade final? Tem quem jure que há sim uma fórmula para o sucesso, mas também há one-hit-wonders de sobra pra provar que emplacar músicas nas paradas não é uma tarefa tão fácil o quanto parece. Com o fim do ano chegando, vêm também as tradicionais listinhas de melhores dos últimos 300 e poucos dias, mas nós resolvemos fazer diferente e, na primeira delas, deixar que vocês decidam quem serão nossos destaques.

2013 foi um ótimo ano pra música pop. Tivemos a neozelandesa Lorde deixando todas pra trás com sua "Royals", Miley Cyrus também roubou a cena por onde passou com os dois primeiros singles do cd "Bangerz", um pouco antes teve mais ex-Disney impressionando com Demi Lovato e Selena Gomez, mas também rolou dos holofotes caírem sobre uma estrela da concorrência, Ariana Grande. Para os que preferem divas mais velhas também tivemos singles de Céline Dion e Cher, ou outras nem tão velhas assim, tipo Lady Gaga, Katy Perry, Britney Spears e diversos outros nomes. Para os que não curtem divas, o ano também não deixou a desejar, teve muito rock pras rádios com Paramore, Fall Out Boy e Panic! At The Disco, além do retorno do David Bowie com o disco "The Next Day", e rolou até algumas surpresas bem pop vindas do território nacional, mas entre tantas coisas, a pergunta que não quer calar é: qual foi o melhor refrão (de single) desse ano?

Na enquete abaixo, é isso o que vocês vão nos dizer. Como nesse ano teve MUITA coisa boa mesmo, listamos tudo o que foi ótimo e nos lembramos, então pra não ser cruéis permitimos que votem em mais de uma canção por vez. Se aconteceu da gente esquecer um single que vocês tem certeza que deveriam estar na listinha, é só dar um toque pelos comentários e então julgamos se ele realmente deveria estar ou ~nos esquecemos~ propositalmente. Vocês podem votar nos seus favoritos até a próxima sexta-feira, dia 20, quando revelaremos os 10 mais votados, mas por favor, lembrem-se de fazer isso com consciência.

Atualização (20/12): os mais votados por vocês!

Mas que votação surpreendente, hein? No início, tudo ficou bem dividido e o primeiro lugar foi de vários nomes, como Pitbull (com a Ke$ha em "Timber"), a coreana CL (pelo hino "The Baddest Female") e também Lady Gaga ("Applause"), mas não deu outra. Nos últimos dois dias, uma outra cantora teve um aumento absurdo de votos e, bang!, fez a Adele com nosso topo. Porém, nosso combinado foi montar um top 10, então seguem abaixo os 10 Melhores Refrões de 2013, eleitos por vocês, queridos leitores:

10) Katy Perry - "Roar"

Katy Perry já tinha cantado sobre auto-estima em "Firework", repetiu a brincadeira de maneira mais pessoal em "Wide Awake" e depois no single final do "Teenage Dream: The Complete Confection", "Part of Me", mas resolveu repetir o tema no primeiro single do disco "Prism", "Roar", e o público adorou. "Pois sou uma campeã e você vai me ouvir rugir". Conseguem ouvir o rugido do décimo lugar na nossa lista, certo?

09) Selena Gomez - "Come & Get It"

"Quando estiver pronto, venha e pegue (na na na na, na na na na)". Selena Gomez estava pronta, mas quis se certificar que seu público também em "Come & Get It", primeiro single do álbum "Stars Dance", uma das nossas melhores surpresas pop de 2013. A canção, qual a neozelandesa Lorde não é muito fã, foi originalmente produzida pra Rihanna, mas ela esteve muito ocupada não lançando um álbum neste ano.

08) Jullie - "Gasolina" (!!!!!)

Que surpresa, hein? Quando a Jullie começou a subir na nossa votação, ficamos muito surpresos mesmo, pois adoramos "Gasolina" e realmente achamos toda a produção bem legal, mas vocês não deram muita bola quando dissemos isso aqui no blog. Seja como for, o talento dela foi reconhecido e isso é ótimo. Boa sorte pra ela em seus próximos passos e para o produtor Bernardo Martins, um dos nossos favoritos nacionais. "Bota gasolina pra me acelerar".

07) Pitbull - "Timber (feat. Ke$ha)"

"Está descendo e eu gritando 'madeeeeeira!', é melhor você se mover, é melhor você dançar". Quando Ke$ha pede algo, nós temos que obedecer, certo? Injustiçada em 2012 com o flop do seu segundo e ótimo álbum, "Warrior", a californiana foi convidada pra dar voz ao primeiro single do rapper Pitbull com o relançamento do disco "Global Warming" e fez muito bem a sua parte. Nos 45 do segundo tempo, "Timber" chegou pra se consagrar um dos hits mais legais do ano.

06) Céline Dion - "Loved Me Back To Life"

Taí mais uma canção inicialmente produzida pra Rihanna. Na realidade, até Demi Lovato recusou "Loved Me Back To Life", mas nós comemoramos, né? Afinal, ela terminou nas mãos de ninguém menos que a Céline Dion e se tornou não só o carro-chefe, mas também título do novo álbum da cantora. A composição é da australiana Sia e, sem dúvidas, mais um grande acerto da mulher. "Você me amou de volta a vida".

05) Justin Timberlake - "Suit & Tie (feat. Jay Z)"

"Vou colocar meu terno e gravata, bem ajeitado". Ainda se lembram do choque que foi ter Timberlake de volta e ao lado do Jay Z em "Suit & Tie"? Palavras como "classuda", "incrível" e "conceitual" saltavam em tudo quanto é página e estavam certas. Um dos melhores e mais bem produzidos singles do ano.

04) Lady Gaga - "Do What U Want (feat. R. Kelly)"

O primeiro single promocional que se transformou em segunda música de trabalho oficial da Lady Gaga com o disco "ARTPOP". Numa inusitada colaboração com o R. Kelly, "Do What U Want" traz uma deliciosa proposta R&B, algo meio "Hold On, We're Going Home" do Drake, e claro, cumprindo o requisito pra estar aqui, tem um ótimo refrão. "Você pode não ter meu coração e não vai usar minha mente, mas faça o que quiser com meu corpo".

03) Justin Timberlake - "Mirrors"

E tem mais Timberlake! Com o segundo single do "The 20/20 Experience", Justin conseguiu repetir o êxito de suas famosas baladinhas, tipo a clássica "Cry Me A River" ou "What Goes Around... Comes Around", mas não falando sobre um ex-relacionamento e sim algo atual. "Não quero te perder agora [...] É como se você fosse meu espelho".

02) Lady Gaga - "Applause"

Que Lady Gaga adora ser o centro das atenções todos sabem, mas ela precisava contar isso em uma canção. "Applause" é um punhado de tudo do que a cantora fez em seu primeiro álbum e EP, "The Fame" e "The Fame Monster", e repete até mesmo a temática, a fama. "Me dê aquela coisa que eu amo [...] Eu vivo pelo aplauso". A obsessão pelos aplausos é um pouco medonha, mas genial e de um jeito bem pop.

01) BRITNEY SPEARS - "PERFUME"

Em algum lugar a Britney tinha que ser #1 nesse ano, hein? Sendo mais uma composição da australiana Sia, "Perfume" é uma deliciosa baladinha, daquelas que não imaginaríamos na voz da Britney Spears tão cedo. O mais bacana é que a proposta, mesmo sendo bem simples, funciona, e o que temos é a princesinha do pop cantando sobre torcer pra que a namorada do cara sinta o seu perfume na roupa dele. "Eu não contarei, guardarei pra mim mesma, mas espero que ela sinta meu perfume". O MELHOR REFRÃO DO ANO, ao menos de acordo com vocês.

Concordam com a lista? Discordam muito? Bateu aquele arrependimento por não ter votado mais? Dissertem!

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo