Slider

It Séries | “Glee” (5x07): Blaine, fantoches e a nova Sue Sylvester!


Diferente de grande parte das emissoras, a FOX resolveu transmitir sim um episódio inédito de Glee em plena noite de Ação de Graças. Já não bastasse a série ter atingido uma das piores audiências no ano anterior durante essa data, “Puppet Master” quebrou recorde e a série teve sua pior audiência desde que foi ao ar pela primeira vez. Justificável até, mas Glee já tem sua próxima e final temporada garantida. Sem ligar muito para números, vamos ao episódio.

Pelos promocionais, featurettes e stills revelados, imaginava que estaríamos diante de um episódio despretensioso, divertido e, de certa forma, inovador à série…. digno de primeira temporada. Entretanto, tudo se inverte quando Blaine se torna o centro das atenções, servindo até de ponte para o núcleo NY. Não me leve a mal, mas o personagem de maneira alguma tem carisma (ou extensão vocal) o suficiente para sustentar um episódio inteiro sozinho.

Sob a desculpa de Will não poder comparecer aos primeiros ensaios semanais do glee club e sabendo que sua formatura está próxima, bem como sua despedida ao mundo dos corais, Blaine assume o posto de líder do New Directions, já reivindica um solo nas nacionais e apresenta várias ideias para a sua última apresentação no coral da escola. Obviamente nem tudo foi inicialmente aceito por todos e Blaine resolveu sofrer calado no canto da sala (onde foi que eu já vi isso mesmo, Rachel?). O diferencial da vez fica por conta de um vazamento de gás em um local estratégico que faz com que Blaine tenha delírios onde todos são fantoches, uma vez que Kurt acidentalmente o chamou de manipulador via telefone. 

Aproveitando a ligação (literalmente), Kurt também teve lá os seu delírios: o lançamento de sua banda Pamela Lansburry (Rachel, Santana, Elliott e Dani). Por sorte a apresentação color blocking e retilínea de “Into the Groove” não passou da cabeça de Kurt (até agora). Acabou que no primeiro show só havia uma pessoa e esta seria exatamente aquela que abriria portas para a banda no futuro, já garantindo um segundo show em um local respeitado.


Assim como Blaine, quem também inspirou gás no canto da sala foi Jacob, o que acabou gerando um dos melhores mashups/covers de Glee até então. Por falar em Jacob, sempre aquele fardo que a série vem carregando desde sua 4ª temporada: o triângulo (agora quadrado) amoroso com Marley, Ryder e Bree. O velho e datado plot da capitã das líderes de torcida grávida. Olha… isso não foi basicamente a primeira temporada inteira??? Do jeito que as coisas em Ohio andam, até me admiro quando isso tudo não passou de um susto para Jacob. O que tiramos daí então: Jake voltará para Marley e Ryder continuará sem função alguma na série. Aliás, sou o único que ainda não aceitou bem o “sumiço” do plot Ryder/Wade? Passaram uma temporada inteira criando suspense para apenas jogarem no lixo depois? 


Por último, mas não menos importante, temos Sue. A treinadora, agora diretora interina do McKinley High, invocou o conselho da escola, para que avalie todo o seu esforço e tenha seu cargo consolidado de uma vez por todas. O momento chave se dá quando Bob (Christopher Cousins, Breaking Bad) revela pensar que Sue era na verdade um homem. Abalada e após ser a terceira vítima do gás, une esforços a Wade/Unique e volta às suas raízes de quando ainda possuía “traços femininos” evidentes e ninguém ainda a temia.


Não. Não gosto dessa insegurança da implacável treinadora que certa vez casou consigo mesma. Apenas deem uma conclusão épica e digna de Sue Sylvester.

Ainda que esteja longe de ficar entre os melhores da série, “Puppet Master” tinha tudo para ser tão bom quanto o 3x20 “Props” em que Tina bate a cabeça e todos trocam de corpos (plot igualmente bizarro) e, uma vez que Blaine já é garantido na próxima temporada, poderiam ter cedido mais espaço a outros do elenco original que provavelmente não voltaremos a ver, como Tina e Artie.

Na trilha sonora do episódio:
Into the Groove” - Madonna
"You're My Best Friend" - Queen
Cheek to Cheek” - Fred Astaire
Nasty / Rythym Nation” - Janet Jackson
The Fox” - Ylvis

Obs. 1: Já está passando da hora de criarem substanciais plots para Dani, Santana e Rachel. Sequer me lembro quando foi a última cena de Rachel em NYADA e o romance Dantana ter dado sinais de vida depois de 5 episódios. Quanto a Elliott, já estão construindo o set de seu apartamento e em breve seremos agraciados com mais participações de Adam Lambert. As cenas em NY sempre são mais interessantes, mas também muito breves. Espero  profundamente que a situação melhore o quanto antes.

Obs. 2: Uma vez que não houve muitas graças para dar em um episódio de ação de graças, elegemos 5 performances da temporada às quais somos gratos.





disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo