Slider

It Pop Apoia: Beyoncé e Jay Z participam de manifestações contra o racismo nos EUA!


Na manhã do último sábado, dia 20, aconteceu nos EUA uma onda de protestos que levou a popualção norte americana às ruas em mais de 100 cidades do país. Entre os manifestantes, a surpresa foi a presença de um dos casais mais poderoso do mundo, Beyoncé e Jay Z. 

As manifestações tem como objetivo evidenciar a discriminação racial ainda existente no país, e foram motivadas pela absolvição de George Zimmerman, acusado de homicídio pela morte do estudante negro Trayon Martin, na cidade de Sanford, em fereveiro de 2012. O caso abriu feridas ainda não cicatrizadas e que são profundas na população estadunidense. 

No dia 26 de fevereiro de 2012, Trayon saiu de uma loja de conveniência e ia em direção à casa de seu pai, usando um capuz e levando consigo um pacote de doces e um refrigerante. Foi quando foi abordado pelo vigia voluntário (portanto, não tinha autorização legal para exercer a função) George Zimmerman, que suspeitou da aparência do rapaz, e então iniciou uma discussão, resultando no assassinato do estudante de 17 anos com um tiro no peito. 

O caso tem dividido a sociedade americana, uma vez que existem aqueles que acreditam que Zimmerman agiu para se defender, conduta que é legitimada pela lei  “Stand Your Ground”, que permite o uso de armas por parte de quem se sentir ameaçado de morte. Em contrapartida, debates acerca da necessidade de leis como esta começam a ganha espaço no cenário político e social dos EUA. O presidente Barack Obama comentou o caso e fez um discurso mais pessoal, falando diretamente à comunidade afro-americana e relatando o preconceito que sofreu, principalmente quando era jovem.

A revolta dos manifestantes foi agravada pelo fato da sentença de Zimmerman ter sido decidida por um juri popular composto por cinco mulheres brancas e uma de origem hispânica. A mãe de Trayvon, Sybrina Fulton, participou do prostesto de NY e teve o apoio da cantora Beyoncé e do rapper Jay Z durante seu discurso. Outras celebridades também apoiaram o movimento "Justiça para Trayvon", entre elas Jamie Foxx, Samuel L. Jackson e Stevie Wonder. Confira algumas fotos da Mrs. Carter na passeata e uma imagem da cantora, acompanhada pelo marido, com a família de Trayon Martin:


0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo