Slider

TOP 5: As melhores produções dos fabulosos Erik Hermansen e Mikkel Storleer Eriksen, aka Stargate!


Vocês que estão acompanhando nosso especial sobre produtores, conhecem o Stargate? Como de costume, vamos contar como surgiram, de onde vieram, e depois selecionaremos as melhores produções dos caras. E olha que tá difícil. Acha que não? Eles são os responsáveis pelos hits "Irreplaceable" (Beyoncé), "Beautiful Liar" (Beyoncé feat. Shakira), "Only Girl", "Take a Bow", "Rude Boy", "S&M" e "Diamonds" (Rihanna), "So Sick" (Ne-Yo), entre outros.

A equipe Stargate começou como um trio formado por Hermansen, Eriksen e Rustan na Noruega, em 1997. Quando se conheceram, Hermansen era um caçador de talentos para a filial norueguesa da Warner Music Group, Eriksen possuía um estúdio e Rustan era um engenheiro mecânico apaixonado por música. Começaram a produzir canções para o mercado norueguês, fizeram sucesso e uma de suas produções, da cantora Noora Noor, chegou aos charts britânicos. Foi o primeiro passo para a internacionalização do time de produtores. Começaram então a se destacar no mercado fonográfico com produções para artistas europeus. 

Mas nesse momento, a equipe decidiu que para ganhar o mercado mundial, deveriam trabalhar nos EUA. Foi quando Hermansen e Eriksen partiram para os EUA como Stargate e Rustan, que não queria deixar sua família, optou por continuar seu trabalho como produtor na Noruega.

Daí foi só alegria. O time Stargate foi crescendo, e em 2005 conheceram Ne-Yo, que estava trabalhando em seu primeiro álbum, "In My Own Words". Foi desse encontro que surgiu a música "So Sick", que  posteriormente liderou a Billboard Hot 100 e colocou Stargate sob os holofotes da indústria musical. 

Ok, antes de começar o TOP 5, por onde anda Rustan? Também não sei e desejo sorte ao rapaz. Vamos lá!

5) Selena Gomez - Come & Get It 

Primeiro single do novo álbum da Kbeça, "Come & Get It" foi feita para o mundo todo numa vibe tribal. O estilo worldbeat, que nesta produção mistura o pop tradicional com batidas eletrônicas e elementos indianos, é tão gostoso que transforma muita louca aí em Maya Meetha. Você é sensual, tá venenosa e sabe dançar. Selena está no maior clima Bollywood e finalmente deixou de lado seu jeito Disney de ser. E foi com essa criação eletropop bollywoodiana que Selena alcançou, pela primeira vez, o Top 10 do Hot 100 da Billboard.



4) Rihanna - Don't Stop The Music 

Hino das trabalhadoras que queriam se divertir no final de semana. Para quem estava cansada da rotina de ir na escola e ser doméstica dos pais durante as tardes, as aventureiras que sofriam no estágio, as nerds que estudavam o dia todo. Toda essa galere só queria tirar azenergia negativa do corpo dançando. E não parem a música! E tem como parar? "Don't Stop The Music" tem sample de "Wanna Be Startin' Something" , de Michael Jackson (aquela parte "Mama Se Mama Sa Mama Coo Sa" que adoramos). Stargate acertou em cheio nessa produção, e contribuiu muito para o reinado da farofa da nossa amiga Rihenne.


3)  Ne-Yo - So Sick 

Nessa faixa, Stargate nos presenteia com uma deliciosa mistura entre pop e  R&B, especialidade da dupla. A melodia é simples e o midtempo não fica cansativo no desabafo de Ne-Yo, acompanhada por marcações repetidas. A letra se encaixa no ritmo, contando a história de um rapaz que não aguenta mais ouvir canções de amor, pois elas trazem lembranças que o machucam. Uma obra-prima para os corações partidos. Talvez seja esse o segredo para o sucesso comercial da canção, que atingiu o topo da Billboard e do chart britânico.



2) Beyoncé - Irreplaceable 

Essa foi feita com gosto pras corna fina, que conseguem sair por cima da situação que nem a Beyoncé. Stargate criou o ritmo da doce e fina superação feat. vingança com essa canção. E na voz de uma das mais  poderosas intérpretes do mundo da música, ficou perfeita! A canção é um pop midtempo com raízes no R&B que fala sobre superar uma traição se valorizando. Samba puro, né? Por isso reinou no topo da Billboard durante dez semanas.



1) Katy Perry - Firework 

Nem mesmo os lives atrapalham o poder desta música. A produção começa tediosa, simples e não chama atenção pelo ritmo. Mas de repente, a canção cresce de uma forma esplendorosa. As batidas e os acordes se harmonizam de tal forma que conseguem transmitir toda a emoção da música, sintonizadas com cada poderoso verso cantado por Katy. A letra de "Firework" é outro ponto positivo, assim como o clipe. A canção funciona como um é um hino imponente que alegra qualquer um que a ouve, inspirando as pessoas a alimentarem sua auto-estima. A canção foi indicada ao Grammy na categoria "Gravação do Ano", em 2012.


MENÇÕES HONROSAS
Não podemos esquecer de algumas produções que merecem destaque, como a poderosa balada "Spotlight" de Jennifer Hudson, a deliciosa "I'm Into You" da Jennifer Lopez, o hit "With You" do Chris Brown e "R.I.P." da Rita Ora. E não venham reclamar se metade dos singles da Rihanna não apareceram no top 5, ok? Amamos todos eles, e que DEUS ilumine vocês.

0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo