Slider

Dica de livro: conhecem "A Revolução dos Bichos", do George Orwell?


Nunca escondemos nosso amor pelos livros e, começando agora mais uma seção aqui no blog, vamos recomendar uma história que coincide bastante com o atual estado político no Brasil, em que muitos resolveram reivindicar seus direitos, brigar contra a corrupção no governo, exigir por impeachments e, mesmo sem notar, caminhar para o que pode se tornar uma nova ditadura tupiniquim.

Por pouco não lançado pela rígida censura de antigamente, "A Revolução dos Bichos" ("Animal Farm" é seu título original) é um livro de 1945, onde o escritor e jornalista que defendia a ideologia social-democrata George Orwell (mesmo de "1984") faz uma sátira do Stalinismo, da Rússia, utilizando também diversas referências do socialismo e capitalismo. Mas antes que pensem que estão numa aula de história, o livro está longe de trazer uma leitura chata ou cansativa, narrando os fatos de forma fiel, mas trazendo o bom-humor como ponto chave.

No conto, acompanhamos a história de uma fazenda, onde os animais começam uma revolta contra seu dono, Sr. Jones, após terem seu alimento diminuído (qualquer semelhança com a vida real é mera coincidência). A ideia de revolução, proposta por um porco idoso chamado Major, tinha como objetivo dar uma vida melhor aos animais, que acreditavam na utópica sociedade sem homens que os governassem ou tomassem suas produções em troca de pequenas recompensas, mas o sonho se torna distante assim que atinge seu objetivo inicial, quando os bichos conseguem expulsar Jones da fazenda e dominam então todo o ambiente.

tumblr_maaf055zRm1r3ty02o1_500.gif (500×280)

Sem os homens para dar-lhes de comer, assim como dizer quem deveria fazer o que e quando, os bichos reorganizam então sua nova forma de vida e se baseiam numa espécie de constituição composta cinco tópicos — explicados superficialmente para os animais menos inteligentes — que se resume na frase "Quatro pernas [animal] bom, duas pernas [homem] ruim".

De início, sob o comando dos porcos Bola-de-Neve e Napoleão, tudo funciona aparentemente bem, mas eles descobrem então que alguns desvios de alimentos começam a acontecer, assim como contatos de animais com homens (o que iria contra sua "constituição"), e isso desencadeia outra sequência de acontecimentos, a começar pela expulsão de um dos porcos "líderes", início de uma ditadura disfarçada e manipulação de seus tópicos básicos, desvirtuando então sua frase chave para "Quatro pernas bom, duas pernas melhor ainda".


Ao decorrer da história, os animais menos inteligentes recorriam a sua memória para se lembrar se era isso que haviam combinado quando começaram a tal revolução e se a vida era ou não melhor sob o comando dos homens, mas são confundidos pelo porta-voz do porco ditador (hoje equivalente a mídia?), que insiste em dizer que as mudanças foram todas benéficas, assim como que os ideais do Animalismo — nome dado ao movimento fictício — nunca foram modificados.

britney-spears-epic-expression.gif (458×265)

A gente não pode contar a história toda, se não perde a graça e o objetivo da seção, que é fazer com que vocês leiam, mas caso estejam em dúvida: a leitura é recomendadíssima e, como dissemos anteriormente, nada chata ou cansativa. Para os que preferem algo mais complexo, o primeiro romance de Orwell, "1984", trata do mesmo assunto, mas aplicando o conceito ao mundo humano, incluindo então um governo real, um ditador homem e uma maior exploração da participação da mídia nisso tudo.

Se você já leu, pode contar pra gente nos comentários se acha ou não incrível e se você nunca tinha ouvido falar, está mais que na hora de procurar sobre! Aos interessados, o livro pode ser lido na íntegra pela internet!
0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo