Slider

Agora o Youtube também é relevante para a Billboard Hot 100, tá?


Após algumas breves mudanças, que rolaram no ano passado, a Billboard decidiu investir em um grande passo para suas paradas musicais, que são as principais dos EUA e normalmente acabam influenciando o que o resto do mundo escuta (por que, né?). Acontece que, depois de muito tempo ignorando essa possibilidade, a empresa resolveu dar espaço para o Youtube em sua lista de relevância, contabilizando também seus compartilhamentos e exibições como parte da fórmula para um hit.

http://coedmagazine.files.wordpress.com/2010/09/katy-perry-8.gif
- Opa!

Nessa geração "Gangnam Style", já está mais que provado que o artista não precisa estar envolvido com nomes importantes ou numa grande gravadora para ser bem-sucedido e é justamente por isso que a parada se tornou mais flexível, como explica o editor-chefe da revista, Bill Werde:
"O pensamento de que uma música precisa vender para ser um hit soa um pouco atrasado em uns dois ou três anos", disse Werde. "Hoje a indústria da música aprendeu que existe muitas maneiras diferentes de uma música ser um hit, e muitas maneiras diferentes da indústria se beneficiar disso."
Os antigos (risos) índices de estatísticas da revista, como as rádios e streams como o Spotify, continuarão sendo utilizados, mas agora ganham um novo amiguinho — que deverá sair em destaque na maioria das vezes. Aí você se pergunta: tá, mas isso muda algo na minha vida? E nossa resposta é sim e não. Sim, porque aqueles hits que antes estouravam no Youtube e só chegavam um pouco depois na Hot 100, terão um sucesso mais instantâneo e ganharão as rádios, iTunes e etc mais rapidamente. E não, porque seja no Youtube ou na Hot 100, uma hora você acabaria o escutando e em algum momento ele se destacaria nos dois lugares.

"Harlem Shake", o single lançado pelo DJ Bauuer em maio do ano passado que hitou há apenas alguns dias no Youtube após viralizar, é o primeiro grande privilegiado com essa nova forma de contagem da Billboard. Nessa semana, a faixa debutou em primeiro lugar na Hot 100, finalmente derrubando o duo Macklemore & Ryan Lewis, que agora fica em #2 com a música "Thrift Shop". Quem deve ter adorado a novidade é a Katy Perry, né? 

http://24.media.tumblr.com/029f493d065f941fc368050d32e284cb/tumblr_mfey92pn1O1rykdxao1_500.gif

[dica do leitor David Fernandes]
0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo