Slider

Batman continua quebrando recordes! Mas e aí? Você já foi conferir o desfecho da trilogia?

"Batman: o cavaleiro das trevas ressurge" é sucesso absoluto entre público e crítica. E disso ninguém duvidava.

O novo Batman estreou no Brasil no último dia 27 de julho e vem colecionando recordes de bilheteria e elogios da crítica especializada. Mas e aí, você já conferiu a superprodução?

No último episódio da saga, o homem-morcego, novamente interpretado por Christian Bale, está há oito anos recluso após ter sido injustamente acusado de assassinato. Mas Batman terá que retornar devido aos planos de destruição do vilão Bane (o hot ator Tom Hardy). Além disso, Anne Hathaway se junta ao elenco no papel da misteriosa Selina Kyle, a Mulher-Gato, enquanto Marion Cotillard encarna Miranda Tate.
Para quem não se lembra, os primeiros filmes do Batman foram cheios de fantasias e bizarrices. Tim Burton criou um mundo gótico e até mesmo melancólico em Batman (1989) e Batman Returns (1992). Ambos os filmes são admiráveis nos aspectos estéticos, além das atuações marcantes, como o Coringa de Jack Nicholson e a maravilhosa Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer (o filme inteiro vale a pena só pela atuação de Michelle! Se você não viu, corre!).
Miau! Atuação inesquecível de Michelle Pfeiffer em Batman Returns! Mulher-Gato: exemplo de vida!

Em 1995, foi a vez Joel Schumacher assumir o comando da série. Sob sua direção, foram lançados Batman Eternamente (1995) e Batman & Robin (1997). O estilo pitoresco dos longas não foi bem-recebido. Batman & Robin é até hoje considerado um dos piores filmes de super-heróis da história!  Talvez por isso, foram quase 10 anos para que alguém se arriscasse a trazer Batman de volta aos cinemas.
Georgey Clooney interpreta o Batman de mamilos em Batman & Robin, motivo de piadas até hoje

Mas a trilogia de Christopher Nolan, que se iniciou em 2005 com Batman Begins, não decepcionou. O diretor nos apresentou uma Gotham City mergulhada em urgência e realismo. Personagens cheios de conflitos internos e muita crítica social fizeram de Begins um filme aclamado, além do grande sucesso comercial.

Batman Begins: realismo e urgência na medida certa

Em "O Cavaleiro das trevas", a sequência de 2008, tudo o que havia sido apresentando em Begins foi levado ao extremo. Roteiro ágil, inteligente, provocante e perturbador. Junte isso à performance triunfal de Heath Ledger como Coringa, capaz de empalidecer a atuação de Nicholson no filme de 89, e pronto! O Cavaleiro das trevas virou referência para filmes de super-heróis!

O melhor Coringa dos cinemas

A dúvida era qual seria o próximo passo de Nolan. A resposta está em "O cavaleiro das trevas ressurge", um ótimo filme que fecha a trilogia de forma épica. O roteiro é ousado ao introduzir diversos novos personagens, várias transições de tempo e uma infinidade de acontecimentos grandiosos e complexos.

Mas nem tudo é perfeito em Batman ressurge. O roteiro tem furos, além de uma reviravolta no final um pouco difícil de engolir. A atuação de Marion Cottillard é fraca e rendeu até um tumblr de trollagem. (Não abra se não quiser spoilers).

Coitada da Marion! Tem até tumblr zuando a atriz...

Anne Hathaway nos brinda com uma Mulher-Gato sedutora e inteligente, mas a atriz não tem tempo em tela para se desenvolver. É muita coisa acontecendo, o que significa muitas cenas cortadas e muitos personagens ofuscados.

A ótima Selina Kyle de Anne Hathaway! Boa atuação, mas pouco tempo em tela...

Além disso, o realismo agressivo, tão bem utilizado no filme antecessor, não é visto nesta sequência. As proporções épicas do enredo nos trazem de volta à uma questão antes esquecida: é um filme de super-herói cheio de situações absurdas. (aquele poço maluco, oi?)
Chatiado com os furos do roteiro

O mais interessante, entretanto, é perceber que nem todos esses deslizes são capazes de prejudicar o êxito do filme. Vários debates e questões filosóficas ainda são introduzidas em meio às explosões e efeitos especiais. Aliás, a parte técnica é imperdível, como em qualquer filme de Nolan. O terceiro capítulo pode até ter seus problemas, mas a trilogia, como um todo, é perfeita.
Todos no aguardo da sequência...

Agora, temos outra dúvida: quando sai a sequência? Nolan já disse que não volta para a série, mas a Warner vai bolar um jeito de dar continuidade a essa trilogia tão bem-sucedida. Alguém duvida? Pois é.
0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo