Drake lança o projeto “More Life” e nos faz questionar o que é um “álbum” na era dos streamings

O novo trabalho de Drake traz participações de Kanye West, Jorja Smith, 2 Chainz, Young Thug e uma menção à JLO.

Os dias de Ed Sheeran estão acabados? Nós realmente esperamos que sim. Isso porque o rapper canadense Drake lançou neste sábado seu novo projeto, a playlist “More Life”e, se não fosse pelo nome “playlist” em sua capa, nós poderíamos facilmente chamá-la de “álbum”, mas qual a diferença entre playlists, álbuns e mixtapes dentro da era dos streamings? Esse é um bom ponto.

Drake veio preparando o terreno para seu novo projeto desde o ano passado, quando lançou singles como “Fake Love”, “Sneakin’” e “Two Birds, One Stone”, e agora finalmente o revelou na íntegra, contando com 22 faixas (!) e as participações de Kanye West (!!), Jorja Smith, PARTYNEXTDOOR, 2 Chainz e Young Thug – além de uma menção à Jennifer Lopez na faixa “Free Smoke”.

O novo material de Drake tem tudo pra ser um dos seus projetos mais ousados. A playlist chega num momento em que ainda discutimos as mudanças da indústria com a ascensão das plataformas de streaming, um ano após Kanye West lançar o disco “The Life of Pablo” – um trabalho inacabado, passível à alterações mesmo após o seu lançamento – e na cola de Chance The Rapper e sua “Coloring Book”, mixtape que se tornou o primeiro álbum apenas disponível pela internet a levar um prêmio Grammy.



Apesar da inovação quanto ao formato – sério, na prática é apenas um álbum, nos streamings, isso deixará de fazer diferença – “More Life” traz uma sonoridade semelhante ao que rapper apresentou em “Views”, contando com o cara cantando em várias faixas, fora os arranjos que seguem além do esperado por um artista de hip-hop, com ainda mais influência da música pop e dancehall.

Numa primeira audição, as faixas que mais chamaram nossa atenção foram “Free Smoke”, “Passionfruit”, a parceria com Jorja Smith e Black Coffee em “Get It Together”, “Ice Melts” e a colaboração de Kanye West na maravilhosa “Glow”.

“More Life” pode ser encontrada no Spotify, Apple Music e Tidal: