O novo disco da Norah Jones, “Day Breaks”, é um convite para fazer jazz no piano da cozinha

O novo disco da Norah Jones, “Day Breaks”, sai amanhã (30) e é uma alma gêmea do “Come Away With Me” (2002), ou seja, a artista volta forte nas origens do soul e do jazz. Jones havia dado uma pausa em sua carreira por três anos para dar à luz ao seus dois filhos e nesse período se aproximou da Blue Note, gravadora de grandes nomes do groovie

O encontro aconteceu numa noite de 2014 em Kennedy Center para comemorar o aniversário de 75 anos da Blue Note. “Eu ouvi tanta gente boa tocar, foi um sentimento real de comunidade. Foi legal me conectar com aquele lado da minha história musical”, diz Jones. Norah voltou para casa com várias ideias, que se consolidaram no piano que fica na cozinha.

O single do disco “Carry On” foi lançado em agosto e já tem clipe. O clipe mostra um casal de velhinhos dançando na cozinha enquanto Jones toca e canta. Esse cenário é um reflexo de como devemos olhar para o disco todo: caseiro e íntimo. 


As músicas são guiadas pelo piano, que permanecem organizando as melodias de todas as canções, enquanto os outros instrumentos aparecem como coadjuvante, sem perder a importância. Exceto pela música que dá nome ao álbum, “Day Breaks”, que caberia naturalmente no disco “Little Broken Hearts” pela forte presença da guitarra. 

A cantora chamou pra fazer o instrumental do disco grandes nomes do jazz, como Neil Young e Wayne Shorter. Norah traz também três covers no novo trabalho, sendo “Peace”, de Horace Silver, “Fleurette Africaine”, de Duke Ellington e “Don’t Be Denied”, de Neil Young. As músicas “Tragedy” e “Flipside” tem uma carga sócio-política muito forte, compostas por Norah e Oda (uma amiga de longa data da cantora).

A tracklist é essa abaixo:
  1. Burn
  2. Tragedy
  3. Flipside
  4. It’s A Wonderful Time For Love
  5. And Then There Was You
  6. Don’t Be Denied
  7. Day Breaks
  8. Peace
  9. Once I Had A Laugh
  10. Sleeping Wild
  11. Carry On
  12. Fleurette Africaine (African Flower)
Tecnologia do Blogger.