Slider

Editorial: o que aprendemos com nossa pegadinha de 1º de abril (que trouxe Marina & The Diamonds ao Rock In Rio e balançou a internet)?

Olá querido leitor. Você que acompanha o It Pop provavelmente deve estar pê da vida com a gente no momento, algo bem justificável, mas estamos aqui para comentar algumas coisinhas. Notificamos na madrugada de hoje (1º) o anúncio de Marina & The Diamonds no Rock In Rio 2015, algo que imediatamente causou euforia na internet. Para se ter uma ideia, os números na postagem foram maiores do que a gente esperava: mais de 11.000 acessos, alcance de 65.000 pessoas, a matéria mais lida da semana em poucas horas, quase 3200 likes e 200 compartilhamentos. Nas redes sociais, o assunto foi generalizado, com inúmeros tweets de pessoas surtando com a notícia. This is how to be a internetbreaker.

Bem, é tudo mentira. Para deixamos a coisa mais interessante, escolhemos a galesa logo após ter seu show cancelado no Lollapalooza pelo atrasado/cancelamento do seu voo, deixando todo mundo - inclusive a gente - froostrados, já que era seu primeiro show no país. Colocamos então dicas na matéria: se você passar o mouse selecionando entre o primeiro e o segundo parágrafo verá "ESSE POST É UMA MENTIRA DE PRIMEIRO DE ABRIL E ESTÁ CHEIO DE INVERDADES, CANDIDATA" rs.

Certo, é difícil alguém notar isso, mas não paramos por aí e colocamos o print do suposto tweet da cantora confirmando a vinda, mas é só você dar uns dois cliques, ir até o Twitter da mesma e ver que tal postagem não existe. Tem mais? Tem sim.  Falamos que "sua apresentação no Rio já está garantida para o dia 25 de setembro, mesmo em que também teremos Katy Perry, Robyn e A-Ha", mas opa, Katy, Robyn e A-Ha NÃO SÃO dia 25, e sim dia 27. We broke a million hearts just for fun.



A parte mais engraçada de tudo isso é que todos os anos nós fazemos uma brincadeira no mesmo dia, todos os anos dizem que não cairão mais e todos os anos caem. Em 2012 soltamos a parceria de Rihanna & Katy & Minaj chamada "Gimme Back My Yoki" (!), em 2013 foi "Sex Dreams" da Gaga e em "2014" a tracklist do "Ultraviolence", novo álbum da Lana Del Rey que tinha até Lorde. O que aprendemos com isso?

Sabemos que nossos textos possuem sempre um tom leve e humorístico, mas falamos sobre coisas sérias também, não é mesmo? Estamos crédulos demais na internet. E muito preguiçosos. Cada vez mais queremos assimilar uma informação da forma mais rasa e rápida possível, o que é mega prejudicial, tanto para o leitor quanto para o veículo. É fato que isso não confere em muito para nós, pois somos um blog e temos a liberdade de escrever fora das amarradas do padrão jornalístico, porém esse efeito nos abate também. A maioria das pessoas que acreditou em nossa piada deve ter lido apenas a manchete, no máximo os comentários, todos crédulos, que só legitimava a sua certeza.

Temos que tirar com tudo isso que há sim muita mentira na internet, ou até mesmo verdades maquiadas, afinal, dependendo da forma que algo é contado o sentido pode ser completamente diferente. Enquanto a vinda de Marina para o Rock In Rio altera em (quase) nada nas nossas vidas, veículos jornalísticos de fato lidam diariamente com informações que nos abatem de forma direta, e é aí que você deve abrir o olho. Pelo menos dessa vez não se repetiu um fato lamentável que aconteceu ano passado: outros sites copiando n ossa matéria falsa como verdadeira sem nem ao menos fazer uma rápida pesquisada para saber da veracidade do fato.

Sempre desconfie, sempre leia com cuidado, sempre interprete, sempre analise, sempre vá atrás dos fatos, sempre tente perceber o que aquela notícia quer dizer a você, principalmente na internet, onde as coisas são rápidas e ágeis demais - é só vermos a forma de propagação, com as coisas tomando proporções grandes demais e criando o imaginário coletivo que pode causar danos bem profundos. Ah, e imparcialidade é algo que NÃO existe, mesmo que pintem como algo alcançável.



Pedimos as mais sinceras desculpas a todos pelos danos emocionais causados e corações de chiclete estourados, em nenhum momento nossas brincadeiras tiveram a intenção de desrespeitar qualquer pessoa, mas temos que bagunçar um pouco as coisas para vermos alguns erros corriqueiros e facilmente solucionáveis. Esperamos que nossa credibilidade não tenha sido abalada já que sempre prezamos pela transparência e nos comportamos muito bem nos outros 364 dias do anos (por favor, gente, é 1º de abril!). In It Pop we trust.

Marina & The Diamonds não vem ao Rock In Rio e dessa vez a culpa não é do avião.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo