It Charts: 'Uptown Funk' segue em 1º e Taylor Swift volta a reinar na Billboard 200!

Sejam muuuito bem vindos, leitores! Esta é a 4ª semana do It Charts! Na última edição, o Fall Out Boy conseguiu alcançar o topo da Billboard 200 com "American Beauty/American Psycho" e "Uptown Funk" dominava rádios, streamings e vendas. Apesar de a semana estar bem agitada (Katy Perry no Super Bowl, novo clipe de Rihanna e vazamento de "Rebel Heart"), esses acontecimentos só gerarão uma repercussão nos charts na próxima semana, visto que é sempre aos domingos que a contagem é fechada.

Billboard 200

Depois de duas semanas na vice-liderança da Billboard 200, Taylor Swift está de volta ao topo com "1989"! A loira perdeu o posto para Meghan Trainor e depois para o Fall Out Boy, mas apenas esperava uma oportunidade para voltar com tudo, e foi assim. É a décima semana não consecutiva em que "1989" é o disco mais vendido da semana nos EUA. Com essa marca, Swift é a segunda mulher na história com dois álbuns diferentes no topo da Billboard 200 pelo menos por 10 semanas ("Fearless", entre 2008 e 2009, ficou 11). Apesar do primeiro lugar, o álbum tem seguido uma tendência de queda: foram 71 mil cópias vendidas.  É a menor vendagem para um primeiro lugar desde junho do ano passado, quando Sia emplacou "1000 Forms Of Fear" no topo com cerca de 52 mil cópias.


Seguindo a tabela, vemos o maravilhoso Ed Sheeran subindo duas posições. "x" está em #2 após semanas de subidas e descidas. As 74 mil cópias vendidas não foram suficientes para superar Taylor, já que a nova contagem da Billboard leva em conta os streamings e os singles. "Title", primeiro álbum de Meghan Trainor, continua em 3º lugar em sua terceira semana na parada após vender 68 mil cópias. Em 4º lugar está Sam Smith após um grande salto. "In The Lonely Hour", em 9º na última semana, se recuperou e agora encosta no pódio. 


Lembram-se do Ne-Yo? Dono de vários hits entre 2006 e 2008, ele acabou de lançar um novo álbum em 5º. "Non-Fiction" é o sexto top 10 do hitmaker de "Miss Independent". O primeiro lugar da semana passada agora é o 6º: o Fall Out Boy teve uma queda considerável de 75% nas vendas. O sétimo lugar é de Mark Ronson, que se mantém no top 10 graças ao sucesso de "Uptown Funk". "Uptown Special", primeiro álbum de Ronson como cantor, fechava o top 10 na última atualização da Billboard.


Na oitava posição temos Nicki Minaj, a sumida! Apesar da pouca divulgação, "The Pinkprint" tem conseguindo manter uma boa estabilidade de vendas. Nós torcemos para que ela volte logo à ativa e emplaque vários hits da digital rosa além de Anaconda, né non? Enquanto Nicki anda fazendo a egípcia, o Maroon 5 está com tudo. Com três singles no top 10 do Hot 100, "V", o quinto álbum da banda, está em 9º após subir dois lugares. Quem fecha o top 10 nesta semana é o "14th Grammy Nominees", a compilação de trabalhos indicados ao Grammy. O pico desse disco ocorrerá, provavelmente na próxima semana, com a 57ª edição do Grammy Awards.

Hot 100

Quem, mais uma vez, encabeça a lista dos singles mais populares dos EUA é o hit "Uptown Funk". A parceria de Mark Ronson e Bruninho Marte, pela quinta semana consecutiva, é o primeiríssimo lugar do Hot 100. "Funk" teve um aumento extraordinário de 67% nos streamings e de 7% nas vendas digitais e seu reinado alcançou um novo pico. Pela segunda semana, a música lidera também as rádios, dominando todas quatro contagens que compõem o Hot 100. 


"Thinking Out Loud", a baladinha romântica de Ed Sheeran, continua com a medalha de prata no Hot 100. Maior hit da carreira de Sheeran nos EUA, "Loud" se mantém estável nas vendas digitais (#2) e teve um aumento nos Streamings (3-2) e nas execuções das rádios (6-3). É bem provável que esse continue sendo o pico da música, visto que "Uptown Funk" se mantém estável e muito forte no topo. 

Hozier e Taylor Swift se mantém estáveis na 3ª e 4ª posições, respectivamente, com "Take Me To Church" e "Blank Space". "Sugar", terceiro single do álbum "V", do Maroon 5, subiu uma posição e agora fecha o top 5. A segunda metade do top 10 começa com "Lips Are Movin", de Meghan Trainor, que saltou uma posição, agora em 6º. Em 7º, "I'm Not The Only One", de Sam Smith, mais uma vez faz cosplay de Giovana: desce e sobe empina e rebola. Só não pode deixar o forninho cair! 


"Jealous", de Nick Jonas, também acompanhou os amigos "Lips" e "Only One" em suas ligeiras subidinhas e está em 8º. "Shake It Off", o hit nº1 de Taylor Swift, tropeçou e despencou 4 posições, estando agora em 9º. "Century", o primeiro single do Fall Out Boy a alcançar o top 10 desde 2007, se mantém estável fechando o top 10. 

Quem ainda faz falta entre os dez mais é Rihanna, que ainda não emplacou FourFiveSeconds no top 10. Apesar de voar 40 posições, agora em 15º - posição que deu a McCartney seu maior hit desde 1986 - a música tende a subir ainda mais nas próximas semanas com a projeção de um aumento de execuções nas rádios e de visualizações do vídeo, lançado terça-feira.


Não tardou para que Nick Jonas emplacasse outra música solo no Hot 100. "Chains", primeiro single do álbum autointitulado do ex-Jonas Brother's, entrou pela primeira vez na lista. Em 92º lugar, ele acompanha de perto a sueca Tove Lo com "Talking Body", que teve o clipe lançado na última semana e aparece na posição 95º. Será que teremos uma versão 2.0 de "Habits"?

Tecnologia do Blogger.