Slider

Can't remember to forget us: o que a esnobada de Shakira, Gaga, Britney e Lily Allen no VMA 2014 reflete


O Video Music Awards, o Oscar dos videoclipes, é uma premiação promovida pela MTV desde 1984, quando o maior clipe da história, "Thriller", perdeu o prêmio de "Vídeo do Ano" para "You Might Think" do The Cars. Pois é. Desde a primeira edição o VMA dá derrapadas (de cara ao chão). Trinta anos depois cá estamos com a lista de indicados divulgada e mais escorregadas gritantes.

Na 31ª edição do prêmio temos Beyoncé liderando com oito indicações - também pudera, Ms. Carter lançou nada menos de 18 clipes de uma só vez com seu álbum visual. Agora, longe das honrarias conquistadas pelas simples indicações, alguns artistas foram completamente ignorados/esquecidos pelo juri viêmístico, dentre eles destacamos quatro: Lady Gaga, Britney Spears, Lily Allen e Shakira.

Lady Gaga fez seu comeback - no palco do VMA 2013, inclusive - com "Applause". Dirigido pela dupla de artistas plásticos Inez & Vinoodh, o clipe é uma verdadeira obra de arte com influências do Expressionismo Alemão até os velhos carnavais circenses dos séculos passados com seus shows de horrores - tudo para conseguir o aplauso do público. Venceu "Melhor Clipe Pop" no VMAJ 2014 (o VMA do Japão, onde artistas ocidentais não tem muito espaço) e "Melhor Clipe" nas enquetes anuais da Billboard, mas no VMA não recebeu indicação alguma.



Como se não bastasse, Gaga também lançou outro clipe digno de indicações: "G.U.Y." foi filmado no famoso e belíssimo Hearst Castle com um dos melhores roteiros e conceitos em um videoclipe no ano, que fez o mundo pop entrar em fervor - um curta-metragem intitulado "An ARTPOP Film" com três canções do álbum, "ARTPOP", "Venus" e "G.U.Y.", com a cantora ressuscitando Jesus, Gandhi, John Lennon e Michael Jackson (!). Nada disso foi suficiente para marcá-lo entre os indicados. E por quê?



Provavelmente pela "baixa" na carreira da cantora, tanto a baixa real quando a midiática e inventada. "Applause" flopou? De maneira nenhuma, é um dos maiores hits da cantora, porém, quando posto na "briga" entre Katy Perry e seu smash single "Roar", "Applause" foi "ofuscado" até o patamar de "flop". Absurdo. "G.U.Y." flopou? Flopou sim, mas a premiação se chama "Video Music Awards" e não "Video de Music que Hitou Awards". O que deveria ser levado em conta era o CONTEÚDO ARTÍSTICO, coisa que os dois clipes de Gaga com a era "ARTPOP" tiveram de sobra. Uma pena e um equívoco sem tamanho.

Lady Gaga merecia indicações em:
- Melhor Clipe Pop ("Applause")
- Melhor Clipe Feminino ("G.U.Y.")
- Melhor Direção ("Applause")
- Melhor Cinematografia ("Applause")
- Melhor Coreografia ("G.U.Y.")
- Melhor Direção de Arte ("G.U.Y.")
- Melhor Edição ("Applause")

O lead single do "Britney Jean", a clubbager "Work Bitch" não foi bem recebida logo no seu lançamento, mas com o videclipe as coisas mudaram. Britney Spears retoma o que há de melhor em sua videografia num clipe sexy, quente, divertido e super eficiente. Tem girl power, tem blonde fierce, tem S&M e tem Britney bitch como há tempos não víamos ("Work Bitch" é melhor que todos os clipes da era "Femme Fatale", por exemplo, e é interessante apontar "Till The World Ends" ganhou "Melhor Clipe Pop" no VMA 2011). Nem todo o trabalho feito por Britney foi capaz de colocar seu nome na lista de indicados. O motivo? O mesmo que "justifica" a esnobada de Lady Gaga.



Britney Spears merecia indicações em:
- Melhor Clipe Pop ("Work Bitch")
- Melhor Clipe Feminino ("Work Bitch")
- Melhor Coreografia ("Work Bitch")

Se houve uma canção que já tava marcada na história pop antes mesmo de sair foi "Can't Remember to Forget You", parceria entre Shakira e Rihanna. É verdade que a música não foi o hit que estávamos esperando, mas seu videoclipe foi o último tijolo do majestoso castelo que é esse featuring. Shak e Riri são duas das cantoras mais sexies da atualidade, e juntar as duas num só clipe só poderia ter saído o que saiu. Apoteótico, o clipe de "Can't Remember to Forget You" era nome certo entre os indicados, fortalecido ainda mais pelo certificado VEVO de 100.000.000 de views (atualmente o número está em 350.000.000), mas levamos um balde de água fria quando procuramos e o nome não estava lá. Ué? O motivo é realmente incompreensível. Nada justifica.



Shakira merecia indicações em:
- Melhor Clipe Pop ("Can't Remember to Forget You")
- Melhor Clipe Feminino ("Can't Remember to Forget You")
- Melhor Parceria ("Can't Remember to Forget You")
- Melhor Cinematografia ("Can't Remember to Forget You")
- Melhor Direção de Arte ("Can't Remember to Forget You")

Um dos clipes que mais causaram o ano de 2013, depois do rei "Wrecking Ball" da Miley Cyrus, foi "Hard Out Here" da Lily Allen. Primeiramente porque marcava o retorno da britânica ao mundo da música depois de cinco anos afastada. Depois pelo conteúdo da música, reforçado pelo clipe. Abertamente e violentamente feminista, o vídeo é um grande tapa na cara da indústria que usa a imagem feminina como mero objeto.

Aclamado pelo público, o vídeo foi completamente esquecido entre os indicados. Mas a pior parte de tudo é que "Hard Out Here" é uma resposta ao clipe de "Blurred Lines" do Robin Thicke, que apresenta conteúdo machista pra mais de metro, onde ele, com toda sua superioridade de macho, usa mulheres para pura satisfação - e esse mesmo clipe disseminador de práticas absurdas concorreu em nada mais nada menos que quatro categorias no VMA 2013, incluindo "Clipe do Ano" (!!!). Então quer dizer que um clipe machista e misógino é ovacionado enquanto um feminista é ignorado? Tem algo de muito errado aí, hein.



Lily Allen merecia indicações em:
- Melhor Clipe Pop ("Hard Out Here")
- Melhor Clipe Feminino ("Hard Out Here")
- Melhor Clipe com Mensagem Social ("Hard Out Here")
- Melhor Edição ("Hard Out Here")

Sabemos que é impossível que todos os clipes legais lançados no ano concorram em categorias justas, e que alguns muito bons vão sim ficar de fora, mas alguns erros elementares poderiam ser evitados. É só olhar algumas das principais categorias para vermos o quanto alguns indicados não mereciam estar ali - e só estão graças, principalmente, às vendas e ao sucesso, o que é um erro imperdoável. Se as premiações continuarem indicando artistas baseados em conta bancária em vez de expressão artística, nós perderemos muito. Alô Grammy, isso vale pra você também, tá? #JusticeForGaga #JusticeForBritney #JusticeForShakira #JusticeForLilyAllen #JusticeForMusic
disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo