Slider

Video Review: o pop retrô revisitado por Ariana Grande e Iggy Azalea no clipe de "Problem"


É um tanto estranho quando olhamos para trás e vemos Ariana Grande e Iggy Azelea. A primeira pode não ser realmente "grande" em tamanho, mas sua voz é sim. Apesar de conseguir proezas com alguns singles como "The Way", nenhuma música sua ainda tinha entrado na massa mainstream efetivamente. Já Iggy, que acompanhamos há algum tempo, sempre lançou músicas fenomenais (como "Work" e "Bounce"), sem nunca conseguir emplacar um verdadeiro hit. Sim, nós sempre afirmamos que não nos importamos com charts (e consequentemente com o que é hit ou não), mas é sempre muito bom quanto artistas realmente talentosos são reconhecidos pelo grande público, porque os amaríamos estando eles ou não nas Billboard da vida.

E agora ambas estão juntas no topo do mundo da música (Iggy principalmente, por ter duas canções em primeiro e segundo lugar na Billboard, parada mais importante do mundo, com "Fancy" e "Problem", feito conseguido apenas pelos Beatles). E, claro, com uma música fazendo tanto sucesso é muita a expectativa em torno do seu videoclipe, principalmente quando se trata de uma parceria.

O clipe de "Problem" foi dirigido por Nev Todorovic (o mesmo diretor de "Right There" e "Almost Is Never Enough") e resgata de forma fiel aos trabalhos passados de Ariana. Com uma pegada pop retrô, o clipe é uma grande homenagem aos clipes oitentistas que estiveram nas MTVs da década. Todo trabalhado em locações onde foram recriadas um palco, transformando o clipe numa grande performance - algo feito recentemente pela banda HAIM no clipe delicioso de "If I Could Change Your Mind" -, com passagens rápidas e transições vintage (notem que a tela é "esticada" em algumas transições). Até o visual de Iggy foi adaptado para encaixar no vídeo, com perucão anos 60 e uma roupa preta toda justa e gatinha. Para transformar o vídeo em algo mais pop e moderno, paleta de cores com rosa, azul e creme colorem alguns cenários e sobreposições quando Iggy e Ariana interagem.

Muitos comentários negativos sobre o vídeo surgiram na internet, reclamando principalmente do clipe ser  praticamente uma performance filmada e o fato de Ariana agora querer parecer mais sexy. Primeiramente o clipe teve essa finalidade mesmo, parecer um live em estúdio. A videografia de Ariana sempre foi voltada pro retrô e "Problem" não difere em nada do que já foi feito. Claro, se o mesmo clipe tivesse sido feito por nomes como Lady Gaga e Rihanna nós estaríamos estranhando, porque cada cantora tem uma identidade visual própria que grita quando quebrada (imaginem a Gaga fazendo o clipe de "Birthday" da Katy Perry para entenderem). E sobre o lado mais sexy da cantora, mesma discussão sem necessidade que inundou a internet quando Miley Cyrus veio com o clipe de "We Can't Stop". Ninguém pode ditar a "postura correta" de artista algum, então se ela quiser ser sexy ela vai ser sexy. Obviamente o conceito de "sexy" é relativo para cada pessoa, mas isso é uma discussão que aqui não cabe.


Ariana Grande nunca esteve preocupada em fazer um clipe ganhador de VMAs, e essa despretensão é o que faz o clipe ser divertido, e ao remeter e se apoderar da simplicidade videográfica das décadas passadas consegue ser funcional, sem contar com a música, um show à parte.
disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo