Slider

Album Review: "Glorious" coloca em xeque a magnitude de Foxes, estrela em ascensão!


Desde o início de 2012, vimos a ascensão de uma estrela. O mundo pop sempre foi muito receptivo a novos astros e os torna famosos e os destrói também muito rápido. No meio de tantas caras novas e talentosas que nos apareceram nos últimos anos, Foxes, nome artístico da britânica Louisa Allen, foi uma delas, que ficou mais conhecida após o smash hit do DJ Zedd, "Clarity", dominar as rádios com a voz da garota. Ela ainda foi um grande fator na vitória da canção no Grammy 2014 do gramofone de Melhor Gravação Dance. Acabou de chegar e já tem um Grammy no currículo... #shades

A artista tem seu jeito meio Ariana Grande de ser: fofa, porém dona de uma grande voz! Sendo bastante sincero, a cantora vai longe. Ao longo do ano passado, ela foi liberando algumas músicas e até alguns clipes para suas primeiras canções. De maneira independente, Foxes foi ganhando a atenção dos internautas e seus vídeos, publicados sempre pela conta oficial da cantora na VEVO, começaram a ganhar destaque. Algumas dessas interessantes composições (ela é a responsável pelas letras de todo o álbum *gif da bicha destruidora aqui*) acabaram entrando no álbum. Já outras, como a inteligente Warrior, acabaram sendo descartadas do produto final.



E, finalmente, a cantora nos presenteou com um dos mais magníficos álbuns de 2014 até agora. Previsto para fevereiro, o álbum acabou saindo em maio para que o lançamento mundial ocorresse de uma só vez (mas ele não está disponível na loja iTunes dos EUA, vá entender). Com batidas que nos lembram o jeito meio lonely de The Neighbourhood e uma leveza que nos remete a toda a invocação das músicas da Florence Welch, Foxes nos entregou um álbum sólido e que se deixa levar tão naturalmente que até estranhamos quando chega ao fim. "Glorious" é o nome do trabalho, e com ele, a cantora comprova que é muito mais que um rostinho bonito.


O álbum se inicia com "Talking To Ghosts", uma obra tão sensacional que se assemelha a uma das melhores músicas de 2013: "Radioactive", do Imagine Dragons. As batidas de tambor e a ausência de refrão (!!!) conquistam logo de cara e preparam para o que está por vir. A música se encaixaria perfeitamente no repertório da Sia, ainda mais agora que a compositora vem investindo mais nessas batidas mais urban. Porém, a primeira música é apenas uma explosão rítmica que lhe assegura que o que está por vir não é pra qualquer um; o verdadeiro início está na segunda faixa. Com um jeito meio eletrônico, Foxes traz a já conhecida "Youth", uma das melhores composições de todo o álbum. Exclamando os paradoxos da juventude, - "E agora estou caçando tempo com mil sonhos que seguro fortemente" - a cantora prova que veio divertir e se divertir, apesar de tudo ter um lado sério.



Seguindo, temos "Holding Onto Heaven", recente single do álbum. Não seria nossa primeira escolha para representar o álbum, principalmente pelo refrão muito chato simples e o tom mais experimental, mas a ponte da música encanta do início ao fim. Logo depois, vemos mais uma figurinha repetida. "White Coats" foi a primeira música lançada pela britânica, lá em abril de 2012. A letra mostra o lado meio espiritual e até puro de Foxes, falando sobre o amor até a morte: "E se o homem de casaco branco vier me pegar, sei que você ainda estará lá por mim". Os agudos no refrão comprovam que a voz da garota não é assim tão fácil. As batidas midtempo dão uma leveza à música, que ainda apresenta seus tons indie pop.



Logo depois, temos o maior hino do álbum inteiro. O QUE É ESSA MÚSICA GENTE?! "Let Go For Tonight" fala sobre esquecer os problemas, aproveitar o momento e traz o melhor refrão de todo o álbum. Essas batidas meio anos 80 são de enlouquecer qualquer um, e como! E o clipe ainda é lindíssimo e super fofo, assim como a própria cantora. Sensacional!



O álbum segue com a baladinha "Night Glo", uma letra misteriosa e um ritmo que lembra um pouco aqueles momentos dos contos de fada em que tudo parece que vai dar errado, mas você sabe que vai ficar tudo bem. Uma ótima pausa no ritmo frenético que o álbum estava ganhando. Voltando ao batidão festeiro, em "Night Owls Early Birds" temos algo bem parecido com "Deadlines And Commitments" do The Killers, só que aqui o toque vem um pouco mais acelerado. A letra é meio non-sense, mas quem liga pra isso quando ela chega tão animada no refrão?


A música que dá título ao álbum, "Glorious", é um tanto quanto bagunçada e parece se perder no meio do caminho. A escolha para dar à canção a importância de levar o nome do CD inteiro é até inteligente, já que o refrão experimental, o incrível controle vocal e as batidas fortes são os três elementos que melhor resumem o trabalho da artista, mas esses elementos parecem formar um emaranhado muito bagunçado, o que, infelizmente, acaba soando estranho demais. Em "Echo", pelo contrário, ela mostra que esses fatores podem se unir muito bem sim e nos dá uma das melhores confusões musicais já feitas. A música também é das mais antigas e tem uma das letras mais filosóficas e profundas do álbum: "Não se esconda no escuro, jogando o jogo das sombras, querido desligue as luzes", além de uma ponte frenética e sensacional.



"Shaking Heads" tem aquele tom de música de fim de festa. O amor reina, a paz está entre nós, tudo são flores e o mundo é perfeito. Uma canção simples, que pode até passar despercebida, mas dá um ar de leveza ao álbum. Por fim, temos a linda balada "Count The Saints", aquela trilha sonora perfeita pro momento triste do personagem principal em uma animação da Disney. Linda, simplesmente linda. Na versão deluxe do álbum, vale a pena conferir a versão acústica e ao vivo do hit "Clarity" (!!!!!) e a inteligente denúncia à la "Pretty Hurts" - "Mais uma geração brigando por atenção, será que dá pra perceber que me cansei de correr?" - da sagaz "Beauty Queen".



No geral, percebemos que Foxes é capaz de muito. Versátil e inteligente, ela consegue sair muito bem de um hino para as rádios e ir diretamente para uma balada ou uma música mais experimental sem nenhum problemas. Com um álbum descompromissado e dona de uma grande voz, a moça traz suas letras românticas e até um pouco clichês, garantindo seu espaço no meio do pop indie. Estamos torcendo muito por um maior reconhecimento da grande artista que acaba de se lançar no mercado, mas já se mostrou capaz de ficar no mercado por um bom tempo.



disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo