Slider

10 coisas para se ouvir nos últimos 10 dias de 2013: o pop francês de Stromae no seu "Racine Carrée"!

 

Grande parte das pessoas tem preconceito com músicas cantadas em outra língua que não seja o inglês ou português. Bom, eu era um desses até ir a fundo em um dos nomes pop mais fortes dos últimos tempo na Europa: o belga Stromae. O cara definitivamente não impressiona pela beleza e muito menos tem uma voz impecável. O segredo dele está na facilidade de criar arranjos únicos nas suas faixas, fazendo com que sejam ideais tanto pra ouvir, quanto pra dançar até o mundo acabar.

Aliás, você pode até não lembrar, mas Stromae, em sua curta carreira, já tem um hit internacional que provavelmente todo leitor desse post vai lembrar. A faixa "Alors On Danse", extraída do primeiro álbum intitulado "Cheese", foi a música mais tocada na Europa em 2009, fazendo com que o cara alcançasse #1 em países como França, Itália, Holanda, Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, dentre outros.



Sucedendo o ótimo debut do "Cheese" com o multipremiado single, Stromae tinha a difícil tarefa de arrancar mais um hit no seu novo trabalho. E, evidentemente, a tarefa não seria nada fácil. E não foi! Talvez movido pelo desafio do segundo álbum superar as expectativas do primeiro, o cantor lançou o impressionante "Racine Carrée" em agosto deste ano. A faixa escolhida como carro-chefe do CD foi a ótima "Papaoutai", rendendo um dos melhores vídeos do ano. 


Ao contrário do esperado, a faixa não foi nenhum hit internacional, mas não por falta de qualidade. Simplesmente não "colou" no gosto mundial, mesmo recebendo posteriormente um remix com a rapper americana Angel Haze. Todavia, a unicidade da sonoridade de Stromae voltou a se destacar no segundo single, lançado pouco tempo depois do primeiro. A baladinha "Formidable" cresce ao decorrer de cada segundo, indo do simples toque de um piano até às mais pesadas sonoridades eletrônicas.


Em meados de setembro, foi lançado "Tous Les Mêmes", o terceiro e recente single do álbum, tornando-se mais um sucesso de Stromae nas terras européias, principalmente na Suíça e na França. A faixa teve seu clipe lançado na semana passada e, mais uma vez, o cara conseguiu surpreender (assista ao vídeo abaixo e entenda o que eu tô dizendo). Outros destaques do "Racine Carée" ficam por conta das faixas "Ta Fête", "Ave Cesarina", "Humain à l'eau" e "Merci".

Stromae é de certo um dos mais fortes nomes da música internacional e, devido ao fator principal de não cantar na língua inglesa, não é reconhecido como deveria. Ainda assim, fez de "Racine Carrée" um dos melhores e mais arriscados álbuns do ano, escancarando a vertente de que nem sempre a boa música é prisioneira de uma voz perfeita. Por isso, motivos não faltam para ouvirmos o espetacular álbum pop de Stromae nos últimos dias de 2013.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo