Slider

Grandphone Vancouver, do viral "Miss Me", dá entrevista exclusiva para o It Pop!

No comecinho de julho deste ano, o estudante de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande, Fernando Ventura, lançou como trabalho de conclusão do curso (TCC) o videoclipe "Miss Me", com o projeto Grandphone Vancouver. O clipe, que consiste em pouco mais de quatro minutos com diversas referências à videoclipes que marcaram a história do pop, refaz cerca de 28 conhecidas cenas de artistas como Michael Jackson, Beyoncé, Bob Dylan, White Stripes, Queen, OK GO e vários outros, e foi o grande viral das últimas semanas. O video, que foi produzido em plano sequência (sem cortes), chegou a ser eleito o "Melhor Video do Ano" por diversos blogs e alguns, o citam como o novo "Oração", que foi o viral que tirou A Banda Mais Bonita da Cidade do anônimato.

Nós, fomos um dos primeiros blogs a postar o videoclipe de "Miss Me", e fomos mais além, correndo atrás de uma entrevista com a mente por trás deste incrível projeto, Fernando Ventura. Durante nossa entrevista com o rapaz, conversamos um pouco mais sobre suas referências, o modo com que o projeto Grandphone Vancouver ganhou vida e claro, se ele dará continuidade ao projeto. Quer saber o que ele contou para a gente?! Então confira a entrevista completa logo abaixo!

IT POP: O clipe de "Miss Me" foi uma ideia que surgiu da necessidade de concluir o seu curso da universidade, mas como a ideia começou a ganhar forma?
R: O Grandphone Vancouver era uma banda que quis ter montado em 2008 logo que me mudei da Bahia para Paraíba mas que não saiu do papel. Vim para estudar Arte & Mídia pela UFCG, onde a direção de material áudio-visual é muito forte, portanto, não precisei abandonar uma para dar seguimento a outra. O Grandphone Vancouver ganhou corpo mesmo no final do curso, onde devemos escolher um tema para dirigir o trabalho de conclusão de curso (TCC), no caso um projeto multimídia, o meu, amplamente voltado para direção em artes integradas, na gravação de um EP e de um videoclipe, na tentativa de oferecer a uma banda independente um material relevante para a circulação da mesma.

IT POP: "Miss Me" traz várias referências à clássicos do pop, desde os mais antigos como Queen e Michael Jackson à outros mais atuais, como Beyoncé. Qual foi o que você mais curtiu reproduzir?
R: Há em Miss Me referências importantes para a linguagem do videoclipe no mundo, outras tem um apelo amplamente pessoal, cito Kings Of Convenience e Arcade Fire, mas...eu adoro a referência do A-ha, e a que eu mais gostei de fazer foi Radiohead em Lotus Flowers, aquela dancinha é impagável (risos)

IT POP: O video conta com o incrível fator de ser em plano sequência e em outras entrevistas, você já afirmou que precisou de 25 takes para chegar ao clipe final. Ficou tudo como você esperava?
R: Como sou idealizador do projeto, o clipe se comportava de outra maneira em minha cabeça, tive que desconstruir tudo depois de pronto e passar a construir de novo baseado naquilo que tinha em mãos, muita coisa deu errado, é fato, mas o importante é que as coisas aconteceram, fico mais feliz por muita coisa ter dado certo na hora certa.

IT POP: Além de ser o compositor de "Miss Me", a voz e protagonista do video, você também o dirigiu. Como foi se dividir entre tantas funções e comandar todo aquele pessoal?
R: A maior dificuldade foi perder uma boa parte da manhã para marcar onde cada personagem estaria, só tivemos um dia na rua, para marcar, ensaiar e filmar, fui almoçar as 19h (risos). Dirigir por volta de 70 pessoas e ainda por cima ser protagonista da coisa... não foi fácil, mas estava todo mundo muito solicito, eles foram pacientes, abraçaram o projeto comigo, felizmente é um trabalho coletivo, toda essa repercussão é nossa.

IT POP: Um outro fator que também devemos destacar é que estamos falando de uma produção independente. Gastou muito com o video?
R: Levando em consideração que o produto requiriu a gravação da música e do vídeo, foram R$ 500 reais para a música (gravação) e cerca de R$ 800 para o vídeo, parte bancada pelo apoio do meu pai e uma bolsa de monitoria minha.

IT POP: Fernando, o clipe de "Miss Me" já foi destaque em vários sites nacionais e tem se tornado um verdadeiro viral, sendo divulgado até mesmo pela MTV. Esperava toda essa repercussão?
R:Como qualquer outro projeto que você ingressa, se dedica, aposta, haviam sim algumas metas a serem alcançadas, eu sabia do potencial desta ideia, fiz com que as pessoas acreditassem junto comigo, é acima de tudo um trabalho coletivo, o que contribuiu e muito na força que o projeto obteve para si, mas...é óbvio que a repercussão conseguida é alheia a qualquer previsão minha, mas acredite, não foi da noite para o dia.

IT POP: E após toda essa repercussão, pretende prosseguir com o Grandphone Vancouver? Se sim, já tem em mente qual canção será a próxima a ganhar um video? E já passou em sua cabeça lançar um CD?
R: O Grandphone Vancouver será acima de tudo um espaço pessoal onde extrapolo qualquer Q artistico que possa existir em mim, portanto, independente de qualquer coisa, continuará. A priori a intenção era gravar 3 videoclipes até dezembro, mediante as 3 músicas contidas no EP, contudo, devo adiar um pouco esta previsão, mas em hipótese alguma é uma idéia a ser abortada, até mesmo porque possuo o ponto de partida para cada roteiro. A próxima música a ser lançada chama-se "Lovely Days" é a única que ainda não está disponível, mas está pronta, pretendo sim lançar junto com um videoclipe, não não, antes que me pergunte, ele não será um outro viral. (risos). Sobre um disco, acabamos de assinar com a Deck Disc para distribuição online das músicas, espero que esse contato possa se expandir e que possamos em breve produzir algo maior.

IT POP: Por fim, você ainda possui alguma meta que não tenha alcançado com o clipe de "Miss Me"?

R: Não tenho como não rir com essa pergunta, mas é um riso prazeroso e inocente, existe sim, e ele está inserido numa esfera muito pessoal, por sinal é o grande motivo pelo o qual todo o projeto foi desenvolvido, um dia eu conto, prometo.


É isso aí, espero que tenham curtido a entrevista! Vou aproveitar o espaço para agradecer o Fernando Ventura pela oportunidade e confessar que estou torcendo, mesmo, para que ele possa ganhar muito mais reconhecimento por "Miss Me" e quem sabe até mesmo um VMB! Enquanto não sai o clipe novo do Grandphone, vocês podem conferir abaixo o videoclipe de "Miss Me" e caso ainda não tenham visto, podem conferir também a versão alternativa do video, em plano subjetivo, neste link!
0

Nenhum comentário

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

disqus, portalitpop-1

NÃO SAIA ANTES DE LER

música, notícias, cinema
© all rights reserved
made with by templateszoo